quinta-feira, 17 de maio de 2007

A CASA DE DEUS NÃO É CASA DE NEGÓCIOS

A CASA DE DEUS NÃO É CASA DE NEGÓCIOS
(Jo 2:13-16)

“E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda”.

Graça e paz vos sejam multiplicadas. Gostaria de compartilhar com os irmãos a passagem bíblica acima citada. Jesus viera ao templo de Jerusalém para a festa da Páscoa e se deparou com o Pátio dos Gentios, um lugar destinado à reflexão e adoração, mas que havia se tornado uma grande feira. Jesus não gostou nem um pouco do que viu. Bem, toda a situação está descrita no texto acima citado.

Eu gostaria de fazer uma analogia entre aquele “mercado” e algumas “igrejas evangélicas”, abordando alguns pontos bem interessantes.

“Não façais da casa de meu pai casa de negócios”
Amados, algumas denominações que se dizem evangélicas estão se tornando uma grande “casa de negócios” e os pastores das mesmas, “os mercadores”. São comercializados desde uma pequena bênção até o sonho da casa própria, alguns comercializam até um pedacinho do céu. Pessoas conhecedoras das Escrituras Sagradas estão barateando o Evangelho e tirando proveito de pessoas que na maioria das vezes, são humildes e buscam uma forma de vencer na vida. Jesus expulsou aqueles homens (vendedores) do recinto sagrado. Creio que a mesma situação ocorreria hoje, caso Jesus deparasse com as situações que estão ocorrendo por aí.

“Os sacerdotes, guardiões da Casa do Senhor, faziam vista grossa”
Os sacerdotes acompanhavam tudo na maior paz do mundo, um desrespeito a Deus. Nos dias de hoje, parece-me que alguns sacerdotes nem vista grossa fazem, é na cara dura mesmo, vendem o evangelho e garantem mundos e fundos aos irmãos. Não sei se naqueles dias já usavam malas para carregar as ofertas. Bem, isso é com Deus. Assuntos como salvação; calvário; arrependimento e santidade estão em segundo plano. A palavra do momento é “vitória”, nada contra, mas o próprio Jesus nos disse que teríamos aflições. Ser um homem de Deus significa agir como o tal e isto inclui zelar pela Casa do Senhor. Aqueles homens já estavam recebendo dos mercadores o que nos dias de hoje chamamos de “propina”, ou quem sabe, “mensalão”.

“A indignação de Jesus”
A indignação dele o motivou a corrigir uma situação de desrespeito e exploração na Casa de Deus. O zelo de Jesus pela casa de seu Pai, levou-o à ação. Enfim, Jesus se irou por motivos corretos, Deus sempre se ira por razões justas. Com toda certeza Jesus está indignado em ver tantas igrejas vendendo o evangelho e assim como naqueles dias, ele não permitirá que isso continue, e se tiver que derribar mesas para que o zelo pela casa do Senhor seja estabelecido, ele o fará.

Sl 111:10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.

Em Cristo,
Anderson Vieira

Nenhum comentário: