sexta-feira, 18 de maio de 2007

CRUZ – A CHAVE DA LIBERTAÇÃO

"...sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus." I Pe 1:18-21

A paz de Cristo seja com todos। Não há como falar sobre libertação, sem passar pelo crivo da cruz do calvário. Falar sobre libertação é abordar a crucificação de Jesus, o Redentor da humanidade; que nos resgatou com o seu próprio sangue inocente, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna(Jo 3:16). Tudo foi consumado na cruz e se encerrou na cruz, as chaves das prisões do cativeiro e suas paredes foram derribadas pelo trator da cruz. Jesus levou consigo os nossos pecados e nos deu o direito de vivermos debaixo da sua graça.

Na cruz os caminhos tortuosos são endireitados, as portas de bronze são quebradas, as trancas de ferro despedaçadas, as prisões demolidas e os cativos postos em liberdade। Na cruz de Cristo encontramos a vida em abundância e a esperança em Deus.
Mas se Jesus Cristo é o verbo que se fez carne (Jo 1), e se a Bíblia nos diz que quando conhecemos a verdade que é o Cristo somos libertos(Jo 8:32), por que então existem tantas pessoas cativas entre nós? Por que tantas pessoas estão no cárcere? Se Deus declara que Ele mesmo lutará por nós (Ex 14:14), por que tantas algemas?

Antes de adentrarmos na questão da libertação, precisamos compreender " contra quem estamos lutando e o que pode nos aprisionar" :

Nossa luta terrena tem basicamente três adversários: satanás, o mundo e a nossa carne. Nosso inimigo declarado é, e sempre será satanás e seus lacaios, que são anjos caídos, fruto da rebelião que houve no céu, liderada pelo então, anjo da luz: Lúcifer. Ele só quer roubar, matar e destruir.
O mundo quer nos contaminar।
A carne que milita contra o espírito que nos enfraquecer.
A arma que satanás mais usa são seus demônios que tentam nos atar, amarrar, impedindo assim nosso desenvolvimento espiritual। Ele coloca laços ao derredor dessa pessoa para limitá-la e estes laços são diferentes tipos de algemas.

A nossa luta é contra principados e potestades e devem ser combatidas com armas espirituais:
Vejamos alguns tipos de algemas:

Pecados: A maldição que vem por cada brecha aberta pelo nosso pecado, permitindo a legalidade de satanás em nossa vida।

Ocultismo: Haver participado de macumba, espiritismo, bruxaria, ocultismo, ioga, levitação, leitura de cartas, consulta aos mortos, horóscopos, etc...
Problemas sexuais: Fornicação, adultério, masturbação, pornografia, relações com animais, sonhos eróticos, prostituição, homossexualismo, lesbianismo, orgias, etc... Essa área é muito usada por satanás, principalmente em relação aos jovens।

Vejamos algumas das inúmeras verdades reveladas na cruz que quebram todas essas algemas:
1। A mensagem da cruz nos liberta do pecado:

O pecado e a morte são integralmente relacionados por meio das Escrituras Sagradas como causa e efeito. Geralmente o que peca e o que morre são a mesma pessoa. Embora os pecados sejam nossos, quem morreu e pagou o preço foi Jesus Cristo. Ele morreu pelos nossos pecados, levou a penalidade em nosso lugar. Ele se fez maldito em nosso lugar (Gl 3:13). Tudo foi consumado e encerrado na cruz. ( I João 1:9) diz: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. E se alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo (I João 2:1). Nenhuma condenação há para quem está em Cristo(Rm 8:1). Quando satanás vier te acusar e tentar colocar um ponto final na sua vida, Jesus escreve uma nova história e defende a sua causa. Seja livre de todo pecado.

2। A mensagem da cruz nos resgatou das mãos de satanás:

A salvação é uma operação de resgate। Era necessário um plano redentivo para resgatar o homem da morte eterna e sem a crucificação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo isso não seria possível. Fomos resgatados das trevas, para a sua mavilhosa luz (I Pe 2:9). Jesus tem as chaves da morte e do inferno e autoridade sobre satanás, pois satanás até tem poder, mas o nosso Deus tem todo o poder para nos resgatar e nos libertar de qualquer prisão.

3. A mensagem da cruz revela o amor "ágape" de Deus, amor esse que vai além da compreensão humana e nos supre de amor:
Só um Deus amoroso, misericordioso e bondoso poderia entregar seu filho à crucificação por um povo infiel, de coração duro e que o rejeitou várias vezes. Deus nos amou primeiro, amou o mundo de tal maneira que deu seu filho na cruz do calvário para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16). É impossível ao ser humano compreender esse amor imensurável que Deus tem por cada um de nós. Esse amor nos supre e nos liberta.
4. A mensagem da cruz é a chave de libertação do cativeiro:

O maior milagre que existe é quando um pecador se converte dos seus maus caminhos e se rende aos pés de Jesus Cristo, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, Princípe da paz, o Nazareno। Todos que se achegam a Cristo podem provar da verdade e de liberdade genuína (Jo 8:32/Jo 14:6). Seja limpo, liberto, curado e restaurado em nome de Jesus. Ele quer te libertar do cativeiro, e não só quer, como tem autoridade no céu e debaixo dele para libertá-lo. A cruz é a chave do processo redentor e pelo sangue do Cordeiro derramado na cruz é que o povo de Deus vence satanás. Neste momento negue-se a si mesmo e tome a sua cruz (Lc 9:23).
Em Cristo,
Anderson Vieira

Nenhum comentário: