quarta-feira, 23 de maio de 2007

HONRE AO SENHOR E SERÁS HONRADO

Meus queridos amados(as), nós somos o povo escolhido por Deus, temos o privilégio de poder desfrutar da sua graça e devemos honrar os nossos compromissos para com Ele, pois ninguém é santo como Ele e não há rocha alguma como o nosso Deus. Ele é digno de toda a honra, glória e adoração.

O Sumo Sacerdote de Israel “Eli”, escolhido dentre todas as tribos de Israel foi conivente quanto às atitudes de seus filhos, que segundo as escrituras sagradas, eram ímpios e cometiam abominações à porta da tenda da congregação. O sacerdote Eli desagradou a Deus com sua falta de atitude, pois, ele deveria ter repreendido aos seus filhos. Essa atitude de repreensão seria um sinal da sua obediência e compromisso com o Todo-Poderoso.

No livro de I Samuel 2:30 vemos a indignação do Todo-Poderoso:
“Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados”.

Com isso a casa do Sacerdote Eli foi destituída, I Samuel 2:35 “E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel que fará segundo o que está no meu coração e na minha mente. Edificar-lhe-ei uma casa duradoura, e ele andará sempre diante de meu ungido”.

Meus amados, esse texto falou muito ao meu coração e entendo que falará também ao seu coração. Gostaria de fazer algumas observações sobre duas atitudes que poderiam ter livrado o Sacerdote de tal situação e que também podem nos ser benéficas para um bom relacionamento com Deus:

1ª Compromisso: O sacerdote não assumiu um compromisso verdadeiro com Deus, pois foi conivente quanto aos atos abomináveis de seus filhos. Ele deveria tê-los repreendido e não ter feito vista grossa. Primeiro por obediência a Deus e segundo, por ele saber que o preço do pecado é a morte. No versículo 34 podemos notar acerca dessas últimas considerações: “E te será por sinal o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia”.

Tenhamos um compromisso sério com Deus.

2ª Honra: Em I Samuel 2:30, Deus diz que honra aos que o honram. Havia sido feita uma aliança de honra, entre Deus e a casa de Eli, mas o sacerdote honrou mais aos seus filhos do que a Deus. Isso acontece também nos dias de hoje, um amigo, um filho, ou até mesmo nosso cônjuge, comete atitudes erradas e ao invés de repreendermos, acabamos sendo coniventes, desonrando assim a nossa aliança com Deus.

Honremos ao Senhor eternamente.

Crônicas 29:11
Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.

Pedro 2:17 [2]
Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.

Filipenses 2:29
Recebei-o, pois, no SENHOR com todo o gozo, e tende-o em honra;

Em Cristo,
Anderson Vieira

Nenhum comentário: