sexta-feira, 18 de maio de 2007

JESUS OU BARRABÁS?

A paz de Cristo. A Palavra de Deus nos surpreende com seus acontecimentos e revelações. Creio que todo leitor já deva ter se deparado com um texto que lhe chamou mais a atenção.

Quando me deparo com o texto de Mateus (27: 11-26), e vejo o povo mandando soltar a “Barrabás” e crucificar a “Jesus, o Cristo”, mesmo sabendo das profecias, mesmo entendendo que era inevitável que isso acontecesse para que o pecado fosse tirado do mundo, reflito e me espanto com a cegueira de todo aquele povo.

A impressão que se tem é a seguinte, pelo menos da minha percepção: Não importava o fato de Barrabás ser conhecido pelos seus delitos, que mal teria em se soltar alguém que com certeza voltaria a cometer os mesmos crimes. Indagado, o povo não teve dúvidas, estava decidido, em coro responderam a Pilatos: Seja crucificado a Jesus! Acredito que qualquer comentário a mais sobre esse assunto da minha parte é desnecessário visto a contextualização dos fatos.

Infelizmente, muitas das vezes temos soltado as atitudes que condenaram a Barrabás dentro de nós e ignorado a Cristo. Barrabás simboliza por meio de suas ações o pecado, a desobediência e toda obra da carne. Sabemos quais são os frutos do Espírito Santo, mas ao soltar Barrabás damos liberdade à ira, discórdia, inveja e a todo tipo de pecado. Ficamos cegos, sabemos no íntimo o que é o certo, mas fazemos o errado. Diz a Palavra que o povo foi persuadido pelos principais sacerdotes e anciãos a tomarem tal decisão, assim também, a nossa carne em embate diário contra o espírito quer que soltemos Barrabás e que façamos aquilo que desagrada a Deus. Que ao olhar para Barrabás vejamos um exemplo do que não deve ser feito em nossas vidas.

Quero deixar uma pergunta de reflexão não apenas para este dia, mas para a vida toda:

Jesus ou Barrabás?
Que Deus nos dê a graça de carregarmos a nossa cruz.

Em Cristo,
Anderson Vieira

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo artigo.

Orkut: Belrilo

Thiago disse...

Parabens pelo post.

Siga meu blog.

Sou líder o Blessed Choir Black Music.

www.blessedchoir.com.br

Fernando disse...

É uma questão muito interessante, pala razão e pela fé queremos Jesus, mas nossas atitudes e nossa vida muitas vezes optamos por Barrabás, porque Barrabás busca a justiça de seu modo, resolver as coisas na violência enquanto Jesus sofreu calado e perdoando seus inimigos.