quinta-feira, 17 de maio de 2007

JESUS QUER RESSUSCITAR OS SEUS SONHOS

JESUS QUER RESSUSCITAR OS SEUS SONHOS
Lc 7:11-17 (Viúva de Naim)

“E aconteceu, pouco depois, ir ele à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão. E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam) e disse: Jovem, eu te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se e começou a falar. E entregou-o à sua mãe. E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. E correu dele esta fama por toda a Judéia e por toda a terra circunvizinha.”

A paz de Cristo. Este milagre da Viúva de Naim é anotado somente pelo médico Lucas, além de ser o primeiro dos outros dois que viriam a ocorrer nesse âmbito: filha de Jairo e Lázaro. A cidade de “Naim” era uma aldeia e ficava a uns 10 quilômetros de Nazaré. Era uma cidade sem muita expressão no contexto de Israel. E nas proximidades dessa pequena cidade, é que, um cortejo fúnebre, onde uma pobre viúva chorava a morte de seu único filho que algo miraculoso acontece.
De um lado seguia o cortejo da morte, mas, do outro, chegava a caravana da vida. A maior tragédia que podia acontecer a uma viúva naqueles dias era perder o seu único filho. Jesus então vai ao encontro da morte, do sofrimento, para restaurar a vida que estava perdida.


1º Ponto – Verso 12 – O sofrimento daquela mulher era imensurável!
Aquela mulher estava desconsolada, chorava, e a perda do filho resultaria numa vida de pedinte, pois quem agora haveria de sustentá-la? Não bastasse ter perdido o marido, agora estava vendo fugir de suas mãos o seu único filho. Esse filho representava amor, carinho, sonhos, paz no lar, proteção, descendência, havia várias questões em jogo.
Quantos não estão vendo sonhos e projetos serem enterrados? Quantos estão contemplando as portas se fecharem? Quantos estão chorando por acreditar que a última esperança se foi?
Saiba que a esperança se chama Jesus Cristo de Nazaré, Ele é a ressurreição e a vida. Onde Ele chega as coisas mudam de figura. Nosso Deus é o Deus da plenitude da vida, o Deus do impossível! Saiba que ainda hoje, em meio ao sofrimento Deus quer operar um milagre em sua vida. Jesus vem hoje ao teu encontro! Saiba que o nosso socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra. (Sl 121)

2º Ponto – Verso 13- No momento de maior dificuldade, Deus entra em ação! Ele manda lhe dizer: Não chore, eu estou aqui!

O texto diz que o Senhor Jesus se compadeceu da viúva. Diante daquele cenário o Senhor se moveu de compaixão! Primeiro Jesus disse à viúva, não chores! Nós podemos entender que Jesus está preocupado com a nossa vida, Ele quer nos confortar, nos consolar, nos encher de alegria. E no momento de maior dificuldade em sua vida, aquela mulher não foi desamparada. Jesus sempre nos surpreende e nosso problema não passa despercebido. Você tem chorado, mas pode parar de chorar, pois Jesus manifesta o seu poder onde quer que você esteja, e vai entrar com providência. Ele te conhece pelo teu nome, você e eu, nós somos propriedade exclusiva de Deus, geração eleita, e por nós, ele opera o impossível. Ele move os alicerces da prisão, nos tira da fornalha, acalma a tempestade, abre o mar vermelho, manda coluna de fogo, nuvens, chuva, codornizes, maná, e nos dá força sobre-humana e vem pessoalmente ao nosso encontro na adversidade. Jesus nunca se atrasa, sempre chega na hora certa.

3º Ponto – Verso 14 – Onde Jesus toca o milagre acontece! Onde Deus toca há mudanças e transformação! Jesus quer ressuscitar os seus sonhos!

Jesus chegou e tocou o esquife. A lei levítica proibia o sacerdote de tocar em coisas impuras, mas Jesus opera na ótica divina. Ele pode tudo. E quando Ele toca no jovem, a vida entra por suas narinas, o que estava morto, volta a viver, o que era impossível, se torna possível, e a tristeza e a dor se convertem em alegria. Deus transforma até o mal em bem. A viúva de Naim não imaginou em hipótese alguma voltar a abraçar, beijar e acarinhar ao filho que tinha ido sepultar, assim como você não imagina o que Deus irá fazer na sua vida neste dia. Não importa a situação, o tamanho do problema, ou até mesmo o tamanho do milagre que você necessita, Deus quer te tocar e gerar vida em você, Ele quer operar o milagre, quer converter suas lágrimas em alegrias e suas derrotas em vitórias! A última palavra sempre virá da boca de Deus! Creia e ainda hoje verás a Glória de Deus!
Jesus acaba de tocar no teu esquife!

Gn 18: 14 – Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil?

Em Cristo,
Anderson Vieira

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom texto so lembrando que esquife Caixão de madeira para levar os mortos, ou aquilo sobre que se leva alguma coisa. No A.T. a palavra é a mesma que se usa para cama. Coisa curiosa é que, embora sejam freqüentes na Bíblia as referências aos funerais, é somente mencionado duas vezes o esquife, ou féretro (2 Sm 3.31 – Lc 7.14). (*veja Enterro.) Em 2 Cr 16.14 a palavra empregada é ‘leito’.