sexta-feira, 18 de maio de 2007

O FILHO PRÓDIGO

(Lc 15: 11-32)

A paz de Cristo. Jesus nos apresenta a parábola do filho pródigo a fim de que reflitamos acerca do amor paternal de Deus, da sua imensurável capacidade de perdoar-nos e nos receber de braços abertos independente dos nossos erros. Essa passagem também pode representar o tempo em que cada um de nós estava como ovelhas desgarradas, sem pastor e vulneráveis às investidas de feras selvagens. Três personagens constituem essa parábola:

1)Pai, que representa Deus;
2) Filho pródigo que representa cada um de nós;
3) Filho mais velho que representa o espírito legalista dos fariseus ou até mesmo, o nosso coração.

Toda parábola tem como intuito por meio de uma linguagem figurativa, facilitar o nosso entendimento para que tiremos lições de grande valia para a nossa vida. E tem algumas lições importantes que devemos aprender:

1º) Verso 13 – O filho pródigo abriu mão do aconchego da casa do pai em prol de uma vida de libertinagem e pecado, dois pontos estão claros nesse versículo:

a) "... partiu para uma terra distante..." – O filho pródigo foi para uma terra distante porque não queria ser disciplinado e obedecer às ordens impostas pelo pai. Muitos de nós agimos assim perante Deus, nos afastamos da igreja, nos afastamos de quem nos ama e nos quer bem, nos afastamos do grupo familiar, das vigílias a fim de dar liberdade aos nossos pecados para que ninguém os veja, mas nos esquecemos que Deus está em todo lugar, nos sonda e nos conhece. Salmo 23:4 diz: Ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
b) "...vivendo dissolutamente." – O filho pródigo foi viver uma vida sem regras, sem leis, sem disciplina, uma vida dissoluta, não bastasse estar longe do pai, do seu lar e do seu aconchego, ainda estava levando um vida carnal, regrada por tudo que não presta, contaminada pelo mundo e pelos abismos que nele há.

2º) Verso 14 – Quando plantamos mal, colhemos maldição:
O jovem tinha tudo em casa e agora estando distante e tendo torrado os seus bens, começou então a passar necessidade: Atitudes impensadas na maioria das vezes resultarão em complicações futuras. Sempre que desobedecemos, que pecamos, que agimos sem a direção de Deus, mais cedo ou mais tarde pagaremos um preço alto por tal atitude ou decisão. Ele desperdiçou sua juventude, saúde, tempo em uma vida libertina. O pecado sempre trará conseqüências. Rm 6:23.

3º) Versos 16 e 17 – O remorso e depressão vieram em seguida:
O filho pródigo estava vivendo o que dizemos popularmente de "fundo do poço", estava alimentando porcos, trabalho rejeitado abertamente pelos judeus, um trabalho humilhante. O remorso o fez lembrar da fartura da casa de seu pai, dos empregados, enfim, ele estava desolado. Nos versos 16 e 17 ele sente apenas remorso.

4º) Versos 18 a 21 – O arrependimento genuíno:
Do remorso para o arrependimento genuíno que é a mudança de atitude há uma disparidade muito grande. Após tudo o que vivenciou ele então se arrependeu de forma genuína, confessou os seus pecados ao pai, se quebrantou, se humilhou e então foi perdoado.

5º) Versos 23 e 24 – Regozijemo-nos.
Após o arrependimento há festa no céu e debaixo dele também. Houve então festa naquela propriedade, pois aquele jovem que estava morto espiritualmente reviveu e assim Deus também pode fazer conosco neste momento. Ele é poderoso para gerar vida em nós.

A partir de hoje o Pai há de tomar algumas atitudes a teu respeito como fez com o filho pródigo:

a) Trocará suas vestes: Veste remete a santidade, proteção revestimento de poder. Deus quer revestir-nos de poder e é agora;
b) Colocará um anel: Anel representa autoridade, senhorio, aliança, intimidade com Deus. Deus quer que tenhamos mais intimidade com Ele;
c) Calçará sandálias novas: Restauração, restituição, dignidade, honra, liberdade, propósito. Deus quer nos restituir e restaurar a nossa vida.

Quantos querem se arrepender com um coração sincero para depois festejar com o Senhor?

Eu vivenciei atitude parecida, mas me arrependi na presença de Deus e ganhei a oportunidade de recomeçar.
Seja tu uma bênção!

Em Cristo,
Anderson Vieira

Nenhum comentário: