quinta-feira, 17 de maio de 2007

A TERRA QUE MANA LEITE E MEL

A TERRA QUE MANA LEITE E MEL

Graça e paz amados irmãos em Cristo, trabalhando no decorrer desta semana, o Espírito Santo trouxe à minha memória imagens acerca de um documentário que há muito tempo eu havia assistido no canal de tv a cabo: Discovery, cujo título era “Mundo Selvagem”.

Tais visões mostravam-me a jornada que as gazelas de Thompson e tantos outros herbívoros enfrentam todos os anos no tempo da seca em território africano em busca de uma terra com pastos verdes, segura, com abundância de alimentos e excelente para reprodução da espécie.

É impossível falar de jornada, sem lembrar-se da travessia de Moisés juntamente com o povo escolhido pelo Mar Vermelho e depois pelo deserto até chegar a Canaã.
Querido(a), se você considera a jornada de Moisés pelo deserto com o povo algo difícil e assustador, mesmo Deus estando com eles, farei com que entenda que isso não é nada comparado ao que vou relatar a seguir.

Voltemos aos herbívoros em território africano. Esses animais precisam migrar para terras distantes se quiserem perpetuar sua espécie, pois com a chegada da seca, o alimento e as fontes de água se esgotam, levando-os a migrar para outros territórios. A jornada envolve milhares e milhares de herbívoros, dias e dias, onde o perigo eminente espreita-os dia e noite, sem cessar. Leões, hienas, leopardos e tantos outros predadores escoltam a manada. Para piorar, ao fim da jornada, os animais se deparam com um rio gigantesco. Atravessar um rio não é tarefa fácil, ainda mais, quando o cansaço, a falta de água e a longa distância levaram todas as suas forças. Alcançar a outra margem do rio determinará a vida ou a morte de cada um. Tem mais um detalhe amados(as), não bastasse a força da correnteza do rio, um exército de crocodilos famintos, répteis de até 6 metros de comprimento, aguardam o hora do tão esperado banquete. O instinto dos animais mostra-lhes o perigo que os aguarda na água, mas se quiserem chegar à terra prometida terão que enfrentar os crocodilos. Um a um, os animais vão entrando no rio e então começa o “mundo selvagem”, onde o maior desafio é permanecer vivo. Os crocodilos atacam e se fartam de gazelas, búfalos, entre outros, que dentro do rio são presas fáceis para os imperadores do rio africano. Depois do massacre aquático, é impossível contar as vítimas, centenas de animais são mortos, mas milhares e milhares de animais alcançam a terra de solo abundante.

Gostaria de associar a jornada dos herbívoros à vida cristã, destacando 03 pontos:

1)Rumo à Canaã: Muitos cristãos estão numa terra seca, pobre, sem abundância, onde não há alimento espiritual. Não querem enfrentar o inimigo, nem o pecado, ignorando assim, uma terra com ribeiros d’água, verde e fértil, a terra que Deus nos prometeu. Preferem permanecer no fracasso espiritual a ter que enfrentar os desafios que a vida impõe diariamente.
As gazelas de Thompson vão à luta, enfrentam a batalha e alcançam a vitória. O seu instinto mostra-lhes o perigo, mas elas sabem que a vitória e a terra abundante depende da jornada.
Convido você a sair da terra seca para ter um encontro com Jesus Cristo rumo à terra prometida. Ouça o chamado de Deus assim como Abrão. (Gn 12:1) “ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”.

2)Enfrente os desafios: Encare o seu inimigo, os herbívoros poderiam desistir de atravessar o rio, mas sabiam que a terra fértil estava na outra margem do rio, logo, seguiram seus instintos. Siga as ordens do Espírito Santo de Deus e enfrente os desafios, o pecado e as tribulações de cabeça erguida. Daniel na cova dos leões não sofreu um arranhão, pois Deus estava com ele. (Dn 6:22a) “O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele”.

3) A vitória: Não importa o seu passado, tampouco o tamanho do problema que você está vivendo. Só existe um caminho para vitória e ele se chama Jesus Cristo. Pare de olhar para a outra extremidade do rio e para os crocodilos. Olhe para cima, pois é de lá que vem o nosso socorro e a nossa força. 1 Jo 5:4 “Todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Desfrutemos da salvação irmãos, (Rm 6:23) ”Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.

Em Cristo,
Anderson Vieira

Nenhum comentário: