terça-feira, 17 de julho de 2007

EVANGELISMO – A CHAMA QUE ARDE NO CORAÇÃO DE DEUS

Evangelismo – A chama que arde no coração de DEUS

A paz de Cristo. Nesses últimos dias o Espírito Santo tem me inspirado a escrever sobre missões, salvação, evangelismo, proclamação do evangelho. Tenho refletido e buscado entender a razão pela qual nos dias em que estamos vivendo, muito pouco se fala acerca da importância do evangelismo, quer seja nos púlpitos, quer seja em campo, ou até mesmo pela internet. No sábado que passou não consegui pregar os olhos enquanto não escrevi esse devocional, Deus por alguma razão me fez escrever sobre este assunto e espero que edifique o Corpo de Cristo, ou seja, a todos nós. E o que é Evangelismo?

Evangelismo é a ação cujo objetivo é levar os homens a conhecerem sua condição de pecadores perdidos e a conhecerem o plano de Deus para sua salvação; induzi-los à aceitação de Jesus Cristo como Filho de Deus, Salvador e Senhor, e integrá-los na vida cristã.

Nesta definição vamos encontrar três pontos básicos de apoio que devem ser verificados, são eles:

1 - Informação: Evangelismo é uma ação que tem por fim informar. Se faz necessário que o ser humano seja informado de sua condição de pecador e de sua vida distanciada da presença de Deus, da necessidade de arrepender-se de seus pecados e ser informado que Deus o ama (Jo 3.16), que entregou seu filho para salvá-lo.

2 - Convencer: Evangelizar também é convencer o homem de seu estado pecaminoso, é convencer o pecador de que ele precisa de salvação.

3 - Integração: Consiste no discipulado, durante o qual o novo crente aprende as doutrinas bíblicas, cresce em poder e fé e se desenvolve, aplicando-se cada vez mais ao serviço de Deus. Desta forma a evangelização de uma pessoa não termina quando ele aceita a Jesus, mas começa.

Mas quero transmitir aquilo que brotou em meu coração enquanto eu meditava nas Sagradas Escrituras acerca de Evangelismo. Acredito que, alguns fatores podem ser os responsáveis pela falta de proclamação das boas novas no mundo:

1º) A maioria das pessoas não exerce o evangelismo pela falta de esclarecimento e ferramentas acerca do assunto:
Os crentes de nossa época em sua maioria ainda não entenderam que missão é o apostolado transferido para a igreja, que somos nós. O “ide” está direcionado a todos que foram alcançados pela graça de Deus e que desfrutam do novo nascimento. Missão não é primariamente uma atitude da igreja, mas um atributo de Deus. Concordo que para se falar do amor de Jesus e dar testemunhos não é necessário ser Doutor em Divindade em Teologia, mas para se fazer evangelismo é necessário estratégias, preparo e muita, mas muita intercessão, pois evangelismo é uma batalha. Ao olharmos para Jesus vemos claramente que o Messias possuía estratégias. E sempre que Jesus abria a boca alguém era alcançado por sua graça. Hoje, a maioria das igrejas(não estou generalizando, apenas partindo dos programas evangélicos que são expostos nos grandes veículos de comunicação de massa), quase não falam de evangelismo e de como ganhar almas, já que o que ocupa quase todo o tempo das mensagens são os temas: prosperidade e bênçãos. Não tenho nada contra isso, pois são temas bíblicos e estão dentro da vontade de Deus, mas temo que supervalorizamos o que é material e passageiro, e nos esquecemos do que é eterno. É bem provável que a liderança eclesiástica tem falhado em não dar a devida atenção ao tema evangelismo e à sua prática.

2º) O egoísmo tem sido uma barreira para que não propaguemos o evangelho:
No salmo 103, a Palavra de Deus nos alerta a não nos esquecermos de nenhum dos benefícios de Deus. Mas vivemos dias de falta de sensibilidade para com o nosso próximo, para com as pessoas, para com a natureza e o mundo. Tem pessoas que são capazes de tropeçar num mendigo e sequer estendem a mão para ajudá-lo ou até para orar por ele. Se nós somos gratos a Deus por tudo o que Ele tem feito, qual a melhor forma de agradecê-lo senão compartilhando pelos quatro cantos da terra acerca do seu infinito amor Ágape. A verdade é que a nossa relação vertical com Deus se reflete na nossa relação horizontal com as pessoas no meio onde estamos inseridos.

3º) As pessoas não fazem evangelismo porque não se sentem preparadas:
Por que digo isso, com que base, que petulância você pode estar dizendo! Mas temos visto e buscado as bênçãos de Deus e não o Deus das bênçãos. O direcionamento ao que é passageiro e a falta de foco no que é eterno tem separado as pessoas do Deus verdadeiro, o que tem gerado inevitavelmente, falta de intimidade com o Senhor, que gera um despreparo. E como que se faz evangelismo, como se fala de Deus sem possuir intimidade? Sem possuir o mínimo de preparo? Só podemos falar daquilo que conhecemos.

Alguns fatores têm ajudado em nosso despreparo:

Falta de Leitura da Bíblia – O profeta Oséias disse - o povo tem padecido pela falta de conhecimento das Escrituras. A cultura brasileira não é adepta à leitura e quando nos deparamos com a Bíblia contendo 66 livros, nem preciso dizer o que ocorre, prova disso é que muitos sequer conhecem os evangelhos. Sem leitura bíblica fica difícil ter intimidade com Deus, pois sem leitura não há conhecimento das promessas feitas a nós.

Falta de Oração, Intercessão e Vigília - Sem leitura bíblica, sem conhecimento das promessas, sem oração, intercessão e vigílias, acontece muitas vezes de termos que fazer orações relâmpagos por nos faltar palavras. E aí acabamos orando com vãs repetições. A oração é um momento íntimo com Deus. Se muitas vezes não oramos nem por nossas vidas, quanto mais interceder por alguém. Sem oração e sem intercessão, coitada da igreja.

Falta Escola Bíblica Dominical – Contemplamos no passar dos anos a extinção da EBD em inúmeras denominações. Essa prática tem se tornado comum por incrível que pareça. O culto não abre espaço para sanar dúvidas, lugar de aprender é na EBD. Agora sem a EBD, sem estudos, como fica a intimidade com Deus? Que Deus tenha misericórdia de nós. Pois muitos estão perguntando o que é evangelismo, o que é o evangelho, o que são as boas novas?

Fica no ar a pergunta: A igreja de hoje tem datashow, internet, liberdade para proclamar o evangelho em solo brasileiro sem perseguição e sabe que Jesus Cristo transpirava evangelismo. O que falta para a igreja se posicionar e resgatar tantas almas que carecem de salvação?

Efatah

Em Cristo,
Anderson Vieira