sexta-feira, 20 de julho de 2007

Tragédia TAM - “Melhor Prevenir do que Remediar”

Tragédia TAM - “Melhor Prevenir do que Remediar”

A paz de Cristo. Quem nunca ouviu o ditado popular melhor prevenir do que remediar? Acredito que a maioria já ouviu. Mas nós, brasileiros, dificilmente remediamos, quase nunca nos antecipamos aos problemas, é uma questão cultural. Vou citar alguns exemplos:
Sempre fazemos as compras na véspera do natal e sabemos que fazendo assim enfrentaremos aquele tumulto, sendo que poderíamos ter ido comprar antes;
Esperamos o doente doer para irmos ao dentista;
Esperamos chegar o bilhete da escola, para então fazermos uma visita na instituição que cuida do nosso maior patrimônio: nossos filhos.

Poderia escrever aqui umas 10 páginas sobre atitudes tomadas sem a mínima prevenção. Agora, as atitudes relacionadas acima são de cunho pessoal, cada autor arca com as devidas conseqüências. Mas o que fazer quando atitudes de autoridades, órgãos governamentais e empresas não se previnem e o cidadão comum é penalizado? É assim que vejo essa tragédia com o avião da TAM. Não me interessa saber se a culpa foi do piloto(inclusive ele também foi vítima e sua família chora essa perda, apesar da mídia nem tocar no assunto como se ele e o co-piloto não existissem),, se foi falha no sistema da aeronave, ou se a pista estava sem condições de pouso, importa é que duas centenas de pessoas ou mais, pagaram um alto preço perdendo a própria vida. Primeiro se espera que a tragédia, o desastre ocorra e depois se estuda a decisão para que um outro desastre não aconteça. E nessa atitude débil e nojenta, quantas pessoas inocentes terão que morrer para que as autoridades entendam que é “melhor prevenir do que remediar”. Há, parece que o Sr. Presidente resolveu criar umas medidas preventivas, afinal de contas, o excelentíssimo sempre desembarca em congonhas e com certeza não quer ser a vítima de número duzentos e alguma coisa.
O Brasil está de luto. Que Deus conforte o coração das famílias das vítimas nesse momento intenso de dor. Quanto a nós, oremos para que eles recebam refrigério na alma, e principalmente, para que não ocorra mais nenhuma tragédia.

Em Cristo,
Anderson Vieira