segunda-feira, 20 de agosto de 2007

A IGREJA TEM UM ALTAR

A Igreja tem um Altar

A paz de Cristo. Tomo a liberdade por meio deste artigo de continuar abordando o tema altar. Só que agora pautando a Igreja, partindo para a coletividade. A Igreja existe em Cristo e através de Cristo. E, por isso, é uma realidade distinta do Novo Testamento.
A Igreja é a família de Deus, é o seu rebanho (Jo 10:16), é o seu Israel (Gl 6:16), o corpo e a noiva de Cristo (Ef 1:22-23, 5:23-32), e santuário do Espírito Santo (1 Co 3:16). É uma comunidade que presta culto a Deus, cujas portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16:18).
E quais são as tarefas da Igreja em nossos dias?
Deus confiou a mensagem de Cristo à Igreja a fim de que essa mensagem seja propagada a todos os homens do mundo. A Igreja é o corpo de Cristo na Terra. O pensamento da cabeça que é Jesus Cristo manifesta-se por intermédio do corpo que é a Igreja. Sem um corpo a cabeça não tem como se expressar. Na atual dispensação Deus abençoa os homens por meio da Igreja, que é um agente abençoador. Devemos sempre lembrar que Deus confiou Cristo, o Espírito Santo e Sua Palavra à Igreja. A Igreja é um alto-falante de Deus aqui na Terra. A responsabilidade da Igreja é enorme.
A Igreja (Instituição Eclesiástica) tem um altar, ou se preferir, vários altares. Conforme abordado no estudo anterior, altar é lugar de sacrifício, é o lugar onde Deus requer o nosso melhor. Em Levítico 3:13 a Palavra declara que o fogo arderá continuamente no altar; não se apagará. Em Romanos 12, o Apóstolo Paulo declara que devemos apresentar o nosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus... Será que a Igreja deste século tem sacrificado o melhor a Deus? Como será que está o Altar da Igreja perante o Todo-Poderoso. Se nos pautarmos nas Escrituras Sagradas que são a nossa regra de fé, veremos que alguns altares precisam ser restaurados urgentemente na Igreja. São eles:

Altar da Palavra;
Altar da Unidade;
Altar da Santidade;
Altar do Amor;
Altar da Esperança.

Devido ao tamanho do texto já escrito até aqui, vou limitar-me a abordar o Altar da Palavra e na semana quem vem abordo os demais altares.

Altar da Palavra: Todos sabemos que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus. Também sabemos que Deus vela pela Sua Palavra, mas que o povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento (Os 4:6).
O Altar da Palavra está quebrado em muitas igrejas. Temos contemplado na mídia, em livros, púlpitos, youtube, etc., as coisas mais absurdas em relação à Palavra de Deus. É texto fora de contexto, nenhuma regra de interpretação, distorção e invenções da Palavra, invenções de termos que não constam em lugar algum das Escrituras. Em muitos púlpitos a sequidão já impera, pois o Rio de Águas vivas já não flui devido ao abandono da Palavra. Tudo está sendo relativizado. Estão dizendo coisas que o Meu Mestre Jesus não disse. Estão dizendo “Assim diz o Senhor quando Deus na verdade nada falou”, Jeremias 23 aborda sobre isso. Tudo aquilo que não possui respaldo bíblico deve ser rejeitado e abolido da Igreja. O louvor é importante, assim como os demais ministérios, mas nada, absolutamente nada substitui a Palavra de Deus. O nosso pão diário. A Bíblia Sagrada é o manual de vida do povo de Deus, é o leme dos navegantes, a bússola da fé e o GPS que nos guia sempre pelos melhores caminhos. A Santa Palavra é lâmpada para os nossos pés. Mas muitas igrejas estão caminhando no escuro por terem abandonado a genuína palavra. Os homens estão procurando métodos e Deus está procurando Igrejas que sejam fiéis à Sua Palavra. Essa crise de identidade do meio eclesiástico, esse troca-troca de denominações por parte de seus membros e essa falta de autoridade que a Igreja alcançou é fruto da distorção da Palavra. Jesus pregava uma palavra simples e poderosa. O Autor e Consumador da nossa fé é Jesus Cristo. Assim como também é a Cabeça da Igreja. Voltemos a focar a Palavra de Deus, dessa forma o altar voltará a fumegar. É Deus quem dá o crescimento e que vela pela Sua Palavra. Pregando a Palavra Deus, o Senhor aceitará a nossa oferta, o nosso sacrifício no altar, a chama não se apagará.

Continua na próxima semana...

Em Cristo,
Anderson Vieira