segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Gênesis – Um livro marcado pela inveja

Gênesis – Um livro marcado pela inveja

A paz de Cristo. Gênesis é um livro fascinante, nele está inserido: A criação de Deus; a Arca de Noé; a Torre de Babel; a destruição de Sodoma e Gomorra, entre outras coisas formidáveis. Mas eu quero abordar algo que está explícito e implícito de forma tão acentuada, que eu não poderia ignorar. Este livro que é o cartão de visitas de toda a Escritura Sagrada é marcado pela “inveja”. Isso mesmo. Do começo ao fim a inveja se desnuda em quase todos os 50 capítulos.

(Gn 3) Adão e Eva tinham comunhão plena com Deus no Éden. Mas Satanás utiliza-se da serpente para enganar Eva. Satanás após ser expulso do Éden conforme relata (Ez 28:13-16), havia perdido todo privilégio diante do Altíssimo. Por várias razões e também por inveja, Satanás armou essa cilada maligna contra Adão e Eva.

(Gn 4:3- 8) O primeiro homicídio bíblico foi entre família e motivado pela inveja. Caim assassinou Abel porque Deus se agradou das primícias ofertadas por Abel.

(Gn 16:6) Sarai era estéril e ao ver Hagar grávida de Abrão a maltratou de tal maneira que a fez fugir para o deserto. Motivação: inveja.

(Gn 26:14) Isaque prosperou tanto na terra dos filisteus que a Bíblia diz que o invejavam. O rei Abimeleque o expulsou da terra. Os poços de Isaque estavam sendo entulhados também por inveja.

(Gn 25: 29- 34) Jacó com um prato de lentilha comprou a primogenitura de Esaú seu irmão. Em (Gn 27:36) Esaú desabafa, pois Jacó se disfarça dele para ser abençoado pelo pai em seu lugar. Como todos sabem, Jacó significa: enganador. E porque não dizer “invejoso”.

(Gn 37) Em Gênesis 37 novamente vemos assassinato entre família, assassinato dos sonhos de um jovem chamado José. A partir do momento que José compartilha com seus irmãos os sonhos dados por Deus a ele, a inveja arde no coração deles e motivados por ela, vendem-no como escravo.

Por que será que Deus permitiu que todas essas situações relacionadas à inveja fossem tão destacadas logo no primeiro livro da Bíblia? Creio que para nos alertar sobre o perigo desse sentimento maligno. Que a inveja seja lançada para bem longe dos nossos corações.

Olhemos a atitude de José para com os seus irmãos invejosos: “Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” (Gn 50: 19-20)

José não pagou o mal que lhe fizeram com a mesma moeda. Os invejosos darão contas dos seus atos diante do tribunal celestial.
Que a inveja não crie raízes em nossos corações. Que a inveja não crie raízes no coração da Noiva de Cristo.
O Deus de Abraão, Isaque, Jacó e José é conosco.

Em Cristo e sem inveja alguma,
Anderson Vieira