segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Estará limitado o poder do Senhor?

Estará limitado o poder do Senhor?
(Nm 11:23)

A paz de Cristo. Ninguém conheceria a verdade a respeito de Deus, nem seria capaz de relacionar-se com Ele de um modo pessoal, se Deus não tivesse primeiro agido para fazer-se conhecido. A auto-revelação do Eterno de Israel é algo que impressiona. Nas Escrituras Sagradas, todo diálogo estabelecido entre homem e Deus, sempre impressiona, seja pelo teor da conversa; por quem está exercendo o diálogo com Jeová ou pelas palavras ditas sabiamente pelo Altíssimo. É num desses diálogos, entre Moisés e Deus que, a resposta de Deus sobressai das entrelinhas e encontra guarita em meu coração, tamanha a beleza e poder de tais palavras. O contexto é o seguinte: O povo de Israel com sua ingratidão aparente, mais uma vez pressiona Moisés, reclama acerca da comida, quer comer carne. Deus então declara a Moisés que não apenas mandará carne para um dia, mas para um mês, Deus promete a provisão. E Moisés(Eu disse Moisés) ao ouvir da boca de Deus tal promessa, simplesmente dúvida de tal feito, faz uso da razão e acredito eu, (do sarcasmo) para limitar o poder de Deus. Moisés diz a Deus o número de homens que estão com ele(mais de seiscentos mil), depois fala dos rebanhos da terra e dos peixes do mar. Moisés está dizendo: Senhor, tu estás prometendo algo que não poderá cumprir...(Nm 11:21-22) e a resposta de Deus é uma pérola(Nm11:23): O Senhor respondeu a Moisés:”Estará limitado o poder do Senhor? Agora você verá se a minha palavra se cumprirá ou não”.
A riqueza da resposta de Deus é confrontadora. Deus chama a responsabilidade para si e declara de forma imponente acerca do seu infinito poder. Muitas vezes agimos como Moisés, queremos limitar o poder de Deus quando na verdade sabemos que Deus possui poder ilimitado, imensurável, inesgotável e infalível. Moisés deu uma de Thomé do Velho Testamento, tenho que ver para crer.
A segunda parte da resposta de Deus também é sublime: Agora você vai ver se a minha palavra vai se cumprir ou não. Oh Glória. Deus não é homem para mentir e nem filho de homem para se arrepender. Deus não é como o homem que diariamente não honra a palavra que profere. Deus quando promete algo, Ele cumpre. Não há impossíveis para Deus. Nenhuma promessa de Deus deixa de se cumprir e Ele vela pela Sua palavra. Quando Deus disse que Moisés veria se a palavra se cumpriria ou não, é como se Ele estivesse dizendo: Por acaso Moisés algo que prometi até então não se cumpriu? O mar vermelho não se abriu? O povo de Israel não foi liberto das mãos de faraó? O maná e codornizes não alimentaram o meu povo? A água não saiu da rocha? A nuvem e a coluna de fogo não deram abrigo a vocês? Jamais duvide da minha palavra, pois o que Eu prometo, Eu faço cumprir, isso é o que diz o Senhor.

Quero dizer neste artigo que não importa o que você esteja vivendo ou enfrentando; não importa se é algo impossível; não importa se ninguém acredita, importa que você tenha fé e confie em Deus. Ele nos diz: Estará limitado o poder do Senhor?

Fica firme nas promessas, Deus é contigo.

Em Cristo,
Anderson Vieira