terça-feira, 6 de novembro de 2007

Levítico aponta para Cristo

A paz de Cristo. Escrevo hoje sobre o terceiro livro de Moisés. Levítico é parte da lei da aliança dada no Sinai. Todos os pontos da aliança sinaítica exigem um esforço de compreensão para visualizar as cerimônias, expiação, sacrifícios, entre outras coisas peculiares. E três pontos que permeiam todo o livro me chamaram bastante a atenção:

1) Presença Divina – Embora a presença de Deus seja normalmente invisível, Ele manifestava a Sua glória em ocasiões especiais como, por exemplo, na ordenação dos sacerdotes. Ao olhar o diálogo estabelecido entre Deus e Moisés, fico atônito e tento, sem sucesso, imaginar o que seria ouvir Deus falar diariamente de forma tão intensa e tão minuciosa acerca das leis. A Sua presença é insubstituível.
2) Santidade – O propósito de Levítico está resumido na declaração que Deus fez várias e várias vezes no livro: “Sedes santos, porque eu sou santo”. O homem deve ser como Deus em seu caráter. A santidade de Deus envolve sua existência física, espiritual e moral. Sem essa santidade requerida a nós, ninguém verá a Deus.
3) Expiação através do Sacrifício – Uma vez que o homem falhou em viver de acordo com as exigências justas de Deus, a expiação tornou-se essencial para que tanto as faltas morais como suas imperfeições físicas pudessem ser perdoadas. Levítico oferece descrições extensivas do sistema sacrificial, do papel dos sacerdotes e das grandes festas nacionais.

Sobre a expiação quero prolongar-me um pouco mais. Louvado seja Deus, pois a expiação aponta para Cristo. Jesus é o Cordeiro sacrificial perfeito. O Seu sangue nos purificou de todo pecado. Com o Seu sacrifício no monte em forma de caveira na cruz retorcida, o véu se rompeu e o sangue vertido no madeiro foi muito mais efetivo que o sangue de touros e cordeiros ou qualquer outro sacrifício. Exaltado seja o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que, por meio de um ato imensurável de amor, possibilitou a mim e a você, desfrutar da vida eterna. Este sacrifício mudou a história da humanidade. Aleluia! Glórias ao Cordeiro de Deus.

Deus diz a mim e a você por meio deste artigo neste dia: (medite nisto)
- O sacrifício do meu único filho não foi suficiente?
- O sangue derramado pelos vossos pecados não foi suficiente?
- O ato de amor mais marcante da humanidade não foi suficiente?

Portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo. (Lv 11:45)

Em Cristo,
Anderson Vieira