quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Tequel: Foste pesado na balança e achado em falta.

Tequel: Foste pesado na balança e achado em falta.
Dn 5:27

A paz de Cristo. Nesta madrugada de quarta-feira o Espírito Santo me acordou. É bem verdade que havia feito um propósito do qual queria mesmo ser acordado caso fosse da vontade de Deus que eu escrevesse acerca de determinado assunto, mas a forma pela qual acordei não foi da maneira mais convencional. Acordei contorcendo-me e com vontades fisiológicas como jamais senti na vida, e Deus falava ao meu coração:
- É assim que estou me sentindo em relação aos servos que me conhecem e já não possuem temor algum a meu respeito.
Recordo-me que no livro do Apocalipse, capítulo 3, Deus declara que estava a ponto de vomitar a Igreja de Laodicéia, mas referente a essa analogia fisiológica, não sei se existe algo dessa natureza nas Escrituras Sagradas.

Nesta segunda e terça aconteceram duas coisas das quais quero compartilhar e creio que isso abrirá seu entendimento acerca do que Deus está sentindo.

Na segunda-feira a noite ao visitar um casal juntamente com a minha esposa, casal esse que disse estar precisando de ajuda, ouvimos acerca do que eles estavam passando para então ver como podíamos ajudá-los. Fiquei pasmo ao saber que um homem entitulado pastor havia lesado os irmãos em três mil reais, desaparecido da praça e tendo sido visto a última vez num boteco tomando cerveja com amigos, mas que os próprios irmãos haviam visto esse pastor pregando num culto pentecostal da cidade de Cuiabá. Oramos pelo casal, demos alguns conselhos e fomos embora.

Na terça-feira, na hora do almoço fui até uma praça próxima ao meu serviço para meditar nas Sagradas Escrituras, quando eu estava lendo sobre Sodoma e Gomorra, em Gênesis, chegou um rapaz e traçou um diálogo comigo:
Rapaz: - Você está lendo a Bíblia? Em qual livro?
Eu: - Sim, Livro de Gênesis.
Rapaz: - Eu fui pregador da igreja tal, hoje estou de férias, longe dos caminhos. Há tempo de plantar e de colher. De falar e ficar calado.
Eu: Então você conhece a palavra.

Ali se encerrou o diálogo. Até que senti um cheiro de maconha e pra minha surpresa, o rapaz é que estava fumando. Fumou num muro próximo a mim, no máximo 3 metros de distância, ele estava atrás de um muro. Aí depois ele veio até mim e disse: Meu pai é pastor, meu tio é presbítero. E eu disse: E você desviado e longe de Deus. Então ele se afastou. Fiquei estarrecido dele ter usado referência bíblica para justificar o seu pecado e estado espiritual. Voltando para o trabalho Deus falou comigo sobre a situação daquele rapaz por meio de um versículo: Tequel: Foste pesado na balança e achado em falta. Deus dizia ao meu coração, assim como esse rapaz, muitos crentes perderam o temor de mim, pesados foram na balança e encontrados em falta. Cheguei em casa a noite após o culto e pedi que Deus me acordasse de madrugada para escrever sobre isso, foi aí que acordei 4 horas da manhã me contorcendo.

Esse versículo está escrito no livro de Daniel, capítulo 5. O rei Belsazar ofereceu um banquete aos nobres do seu reino, tomou objetos santos, consagrados a Deus e os usou para coisas impuras e profanas. Então Deus visitou aquele banquete e escreveu na parede em aramaico: MENE, MENE, TEQUEL, PARSIM, que significa: Deus contou os dias do teu reinado e determinou o seu fim. Pesado foste na balança e achado em falta. Teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas.
Naquela mesma noite Belsazar, rei dos babilônios foi morto. Daniel havia sido chamado para decifrar esses escritos e dito ao rei antes da sua morte: Tu, Belsazar não te humilhaste diante de Deus, embora soubesse o que seu pai Nabucodonosor vivenciou por querer ser maior do que Deus.

Onde está o temor e a reverência que Deus merece. De Deus não se zomba. De Deus não se escarnece. Há muita gente, inclusive líderes cristãos brincando com Deus, abusando da noiva do Cordeiro, sem temor algum. Deus manda dizer por meio dessa palavra: Vocês serão pesados na balança divina. Vocês sabem o que é certo, conhecem a Palavra, e mesmo assim afrontam a Deus por meio de atitudes horrendas. Deus pesa-os na balança celestial neste dia, na balança que é pautada no amor, mas também na justiça do Senhor dos Exércitos.

Se Deus nos pesar agora na balança, como seremos achados? Fica essa pergunta para reflexão, a começar por mim.

Pv 14:27 O temor do Senhor é fonte de vida para evitar laços de morte.

Deus tenha misericórdia de todos nós. Tenhamos temor para com o Deus vivo e soberano. E que ninguém se engane, aquilo que plantarmos, isso colheremos.

Em Cristo,
Anderson Vieira

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Altar da Igreja: Esperança

Altar da Igreja: Esperança

A paz de Cristo। Chegamos ao fim desse estudo sobre Altar, neste artigo abordarei a restauração do Altar da Esperança da Igreja. O Novo Aurélio define esperança como: Ato de esperar o que se deseja; Fé, confiança em conseguir o que se deseja.

A impressão que se tem ao olhar o quadro deste mundo em que vivemos é que se existe algo que chegou ao fim é a esperança das pessoas। Esperança de quê? Esperança de um mundo melhor, mais justo, solidário, comprometido com a vida e com o meio ambiente, entre outras coisas. A esperança caminha mesmo a passos largos para um abismo para quem não conhece o Jeová Shalom, o Deus da Paz.

A igreja instaurada nesse mundo caótico tem sofrido com escândalos e as coisas mais bizarras, mas a sua esperança está em Deus, ou ao menos, deveria estar। O profeta Jeremias disse: Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Paulo vai dizer aos Colossenses: Cristo em vós, a esperança da glória.

A igreja de Cristo na terra precisa depositar a esperança em Deus। Muitas igrejas e ministérios têm sucumbido devido a estarem depositando a sua confiança em pessoas. Quando depositamos a nossa esperança em Deus entendemos o que o Apóstolo Paulo queria dizer, Cristo em nós, a esperança da glória. Aleluia. A Nova Jerusalém nos espera. Segundo historiadores, no sepulcro de Jesus em Jerusalém está escrito: Jesus não está aqui. Ele ressuscitou! Aleluia. Jesus vive e por isso podemos crer no amanhã. A igreja continua esperançosa aguardando o tão sublime dia em que o Noivo virá saltando pelos montes. Restauremos o Altar da Esperança.

Maranata. Vem Senhor Jesus, em quem a igreja deposita a sua confiança.

Em Cristo,
Anderson Vieira

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

ALTAR DA IGREJA: AMOR

Altar da Igreja: Amor

A paz de Cristo. Esse é o penúltimo texto acerca do Altar da Igreja, já foi abordado nessa sequência de devocionais: Altar da Palavra, Unidade e Santidade. Hoje vos escrevo sobre o Altar do Amor e termino esse estudo semana que vem com Altar da Esperança. Tenho escrito devocionais enormes e dificultado a leitura, peço perdão aos irmãos.

Toda a lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente. (Gl 5:14-15)

Pois bem, o Apóstolo Paulo em sua epístola às igrejas da Galácia vem nos dizer acerca do amor ao nosso próximo, e no contexto citado, amor de cristão para com cristão, pessoas conhecedoras do Evangelho. A linguagem usada por Paulo no verso 15 nos dá a impressão de que ele está falando para qualquer pessoa, menos para a igreja, mas não, é realmente para a comunidade eclesiástica que ele declara tais palavras para alertá-los: morder, devorar e destruir. Nas entrelinhas seria como se estivesse dizendo: “Amem uns aos outros e parem de se atacar”.

No capítulo 6 de Gálatas Paulo declara: “Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão”.

Amemos uns aos outros, oremos pela liderança eclesiástica desse país. Sejamos misericordiosos, tardios em julgar e sempre aptos a amar. Toda a lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Amando dessa forma, o Altar do Amor da Igreja será restaurado e a chama não se apagará.


Em Cristo,
Anderson Vieira

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

IGREJA: ALTAR DA UNIDADE E SANTIDADE

IGREJA: ALTAR DA UNIDADE E SANTIDADE

A paz de Cristo. Semana passada não consegui transcrever para o computador a continuação do artigo em que declaro que a igreja tem um altar e que alguns altares precisam de restauração. Apenas escrevi sobre a restauração do “Altar da Palavra” e hoje quero abordar mais dois: Altar da Unidade e Altar da Santidade. Vou procurar ser sucinto.

Altar da Unidade: A igreja que está na terra é uma em Cristo, apesar do grande número de denominações. Paulo em sua carta aos Efésios declara no capítulo 4 que devemos suportar uns aos outros em amor. Sim, em amor. Suportar no sentido de apoiar, dar sustentação. Paulo continua... Esforçando-vos diligentemente para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um espírito...Todos quantos pregam a Palavra de Deus, a Palavra viva, são membros do mesmo corpo, independente de placa, modos e costumes. Servimos ao mesmo Senhor. Somos soldados lutando em prol da mesma causa, fazemos parte do mesmo time, levantamos a mesma bandeira (Ex 17:15), a do Deus vivo de Israel, do meigo Nazareno: Cristo Jesus e do Espírito Santo: Consolador e Ajudador.
Gamaliel ao se referir a Pedro e à obra que se iniciava foi sábio ao declarar que se aquela obra fosse de Deus prosperaria, mas se não fosse, sucumbiria. Acredito piamente que não devemos nos preocupar com aqueles que se dizem de Deus ministerialmente falando, mas estão fora da Palavra. Mais cedo, mais tarde, sucumbirão. Nesses últimos dias da igreja na terra, carecemos mesmo é de unidade para ganhar almas e resgatar os perdidos. Sejamos uma igreja visionária, pois enquanto brigamos entre si, satanás está agindo deliberadamente em nossa sociedade ceifando vidas.

Altar da Santidade: A Igreja deve ser santa porque serve a um Deus santo. E sem santidade ninguém verá a Deus. Nunca se contemplou tantos escândalos eclesiásticos como em nossos dias. Recentes pesquisas apontam que a membresia das Igrejas Evangélicas já não poria a mão no fogo pelos seus líderes. A igreja que mais cresce no Brasil é a igreja dos desviados, pessoas feridas, machucadas, humilhadas que testemunharam fatos horrendos no meio da liderança do povo de Deus. Acredito e a Bíblia é clara ao dizer que as atitudes exteriores nos mostram quem somos interiormente, ou seja, se temos contemplado tantas atitudes da carne, consubstanciados em Gálatas 5, é porque temos exteriorizado pouco o fruto do Espírito. Voltemos para onde caímos. Oremos, jejuemos, supliquemos, intercedamos, nos consagremos ao Senhor a fim de alcançar o padrão de santificação que o Senhor espera de nós. É hora de restaurar o Altar da Santidade.

Tais textos que tenho escrito têm sido a mim entregues nas madrugadas e momentos de busca a Deus. Não tenho escrito nada além do que o Espírito Santo tem colocado em meu coração. E espero que tais palavras produzam fruto do Espírito na sua vida e na minha também.

Em Cristo,
Anderson Vieira