segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

O verdadeiro significado do Natal!

A paz de Cristo। Por força desse sistema capitalista que se baseia na ideologia consumista, a maioria das pessoas acaba por resumir o Natal a bonitas decorações e presentes, esquecendo-se do real significado dessa data tão importante para a humanidade।Natal é o tempo em que, na pessoa do menino Jesus, Deus se fez humano, para possibilitar à humanidade tornar-se divina। Registra o Evangelho do apóstolo João 1:1;14 “no princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus....O Verbo se fez carne, e habitou entre nós। Vimos a sua glória como a do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade"।Não podemos esquecer que o Natal prende-se ao nascimento de Cristo, que veio ao Mundo com um único propósito: o de justificar nossos pecados através da sua própria morte। Deus enviou Jesus Cristo que, como um cordeiro sem pecados, veio ao mundo para limpar os pecados de toda a Humanidade através da sua morte, para que um dia pudéssemos alcançar a vida eterna।O Natal é dedicado por nós cristãos a Cristo, que é o verdadeiro Sol de Justiça segundo está relatado nas Escrituras Sagradas:
(Mt 17:2) E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz।

(Ap 1:16) E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece।

A essência do Natal deve ser o festejo do nascimento Daquele que deu a sua vida na cruz do calvário por nós, Jesus Cristo।

Que nesta noite natalina, Jesus, o Cristo, possa ter a ti como um presente, como alguém transformado e regenerado, sem pecados e rico em amor।Feliz Natal e um 2008 cheio da glória de Deus.

Em Cristo,
Anderson Vieira e Família

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Josué e a Conquista da Terra Prometida

A paz de Cristo। Você que recebe meus estudos já deve ter percebido que estou escrevendo acerca dos livros do Velho Testamento. Ao término do Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), abordo hoje “Josué”. Falo sobre a conquista da terra de Canaã. A maioria dos teólogos concorda em alguns pontos acerca desse fato:

a) A ocupação da terra aconteceu de forma paulatina, durou cerca de 50 anos até se concretizar। Porém, a cidade de Jerusalém só foi conquistada cerca de 250 anos mais tarde por Davi (2 Sm 5: 6-10).

b) A forma da ocupação foi diversa। Em alguns lugares houve uma ocupação pacífica. Em outros casos, houve a expulsão dos habitantes (reis das cidades-estado). Em outros lugares a posse da terra foi feita mesmo através de guerra de conquista.

c) A divisão da terra também foi muito interessante (Js 18:1-10), bem diferente da concentração agrária do Egito।

À medida que a terra ia sendo conquistada o autor nos informa que “A terra descansou da guerra” (Js 11:23/14:15)। A conquista confirma a presença do Senhor junto ao povo e a realização do que havia prometido: “De todas as promessas que o Senhor fizera à casa de Israel nenhuma falhou, tudo se cumpriu!” (Js 21:45/23:14).

Algumas lições podem ser tiradas do livro de Josué, na verdade, muitas, mas quero citar apenas algumas:

1। O Livro de Josué revela a necessidade de lideres no meio do povo। As nossas comunidades e a Igreja precisam sempre de novos “Josués” que sejam “firmes e corajosos”, que não tenham medo diante dos problemas e desafios। Cabe até umas perguntas: Como são as nossas lideranças? Estamos formando líderes hoje? Quando temos que assumir uma missão nova, sabemos ser firmes e corajosos?2। Quando o povo acabou de conquistar a terra teve que fazer a sua assembléia para formar o povo de Deus. Hoje também ninguém decide sozinho, é preciso reunir, partilhar, decidir juntos. É isso que fazemos? 3. Josué recorda ao povo tudo o Senhor fez. Só então pede o que o povo vai fazer por seu Deus. Jamais podemos esquecer os favores divinos do Pai em nosso favor. Lembramos o que o Senhor já fez por nós?4. A missão do povo de Deus é servir ao Senhor. Uma comunidade sem serviço não cresce. Jesus mesmo disse que veio para servir e não para ser servido (Mc 10:45). O serviço é uma oferta a Deus por tudo que Ele fez por nós. Mas nem todos servem. Então fica o convite da parte de Deus. Sirva ao Senhor, e sirva com amor.5. Todas as promessas que o Senhor fez ao povo de Israel se cumpriram. E hoje, quem é o Israel de Deus? Pode dar um glória a Deus aí meu irmão? Por falar em promessa de Deus, na minha vida está se cumprindo mais uma, vou ser papai.
Em Cristo,
Anderson Vieira

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Profetas de Deus?

Profetas de Deus?

A paz de Cristo। Escrevo hoje sobre um assunto no mínimo delicado no meio eclesiástico: profetas e profecias. A Bíblia Sagrada declara que os profetas são homens chamados por Deus para serem canais de revelação. São homens de Deus que começam a proclamar suas profecias dizendo: ”Assim diz o Senhor”, atribuindo a Deus aquilo que dizem. Os profetas são reformadores que aplicam a lei de Deus e chamam o povo separado de volta à fidelidade da qual por alguma razão se afastaram. Os profetas são homens que possuem o privilégio de anunciar revelações que brotaram direito do coração do Pai, homens que se manifestam por inspiração divina e em nome de Deus. Mas a Sagrada Escritura nos alerta acerca de falsos profetas, e com grande freqüência, tanto no Velho quanto no Novo Testamento. Uma questão muito argumentada nas igrejas é acerca do profeta ou da profecia ser ou não de Deus. E nada melhor do que a Palavra de Deus para nos instruir com a verdade. O livro de Deuteronômio apresenta-nos “dois” meios eficazes de discernir profetas autênticos de profetas falsos, ou se preferir, profecias de Deus e profecias inventadas:

“Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá”। (Dt 18:20)

1) A primeira forma de discernir uma profecia é pela sua integridade teológica। Um profeta de Deus jamais ensinará o erro ao povo. Qualquer profecia que contrarie a Palavra de Deus não possui inspiração divina. Os falsos profetas foram uma perdição para Israel e são um câncer nos dias de hoje, pois assim como no passado, eles declaram aquilo que o povo quer ouvir e falam com base nos seus próprios interesses, ao invés de manifestarem a Palavra de Deus. Parece que os profetas contemporâneos não estão dispostos a serem bofeteados como foi Micaías e nem a perder a sua cabeça como ocorreu com João Batista. Parece que é mais confortável sentar-se à mesa com Jezabel.

“E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele”। (Dt 18:21-22)

2) A segunda forma de discernir a profecia é infalível। As predições proféticas sobre o futuro se cumprirão. Caso não se cumpram, pode ter sido qualquer um que tenha falado, menos o soberano Deus de Israel. As profecias genuínas são anunciadas nos mínimos detalhes e todos os pontos verbalizados se cumprem. Interessante que nos dias da Lei, caso o profeta falasse algo que Deus não havia dito, a pena era simplesmente a morte.

Os falsos profetas darão conta dos seus atos diante do trono de Deus। Cabe a todos nós sermos mais atentos quanto à Santa Palavra a fim de não engolirmos profetadas, revelamentos e visagens, como diz um famoso pregador brasileiro.

Em Cristo,
Anderson Vieira