segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

“Ah, Senhor” disse Gideão – 1ª Parte

“Ah, Senhor” disse Gideão – 1ª परते
(Jz 6:13)

A paz de Cristo। O primeiro artigo deste ano segue a seqüência bíblica, pela graça cheguei ao livro de “Juízes”. Durante o período dos juízes, a nação de Israel foi oprimida internamente pelos cananeus e, externamente, pelos arameus, moabitas, midianitas, amonitas, amalequitas, amorreus e filisteus. O povo israelita daqueles dias era instável, infiel e facilmente atraído à prática da idolatria. Havia uma apostasia instaurada, marcada pela ignorância, pecados grosseiros e crimes bárbaros. Um contexto tanto quanto horrendo podemos dizer. E, nesta situação de caos, o livro nos apresenta um ciclo de doze juízes levantados para libertar Israel dos seus opressores, mas que não foram capazes de conduzi-lo à fidelidade à aliança, pois diz a Bíblia que nesta época cada um fazia o que era correto aos seus próprios olhos e não havia rei em Israel. Pois bem, dentre os doze juízes, quero tecer alguns comentários acerca de um dos heróis da fé chamado “Gideão”. O seu chamamento chamou a minha atenção e quero fazer também um paralelo com os dias em que vivemos.

v12 “Então o anjo do SENHOR apareceu a Gideão e lhe disse: O SENHOR está com você, poderoso gurerreiro”। v13 “Ah, Senhor”, Gideão respondeu, “se o SENHOR está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: Não foi o SENHOR que nos tirou do Egito?” Mas agora o SENHOR nos abandonou e nos entregou nas mãos de Mídia”. (Jz 6:12-13 – Versão NVI)

Esse diálogo é bem revelador। Vou comentar frase a frase a fim de explicar melhor a minha interpretação:

1) No verso 12, o Anjo do Senhor saúda Gideão declarando que Deus é com ele, além de chamá-lo de “poderoso guerreiro”। Já pensou que bênção ser conhecido por Deus como poderoso guerreiro?2) No verso 13, Gideão responde ao anjo de forma no mínimo estranha: “Ah, Senhor”। Gideão simplesmente começa o diálogo murmurando, demonstrando sua insatisfação। Se a boca fala o que o coração está cheio, podemos entender que Gideão estava no mínimo amargurado. Quantas vezes nós também ao falarmos com Deus, começamos o diálogo de intimidade sem reverência, sem agradecimentos e sem gratidão. São lamentações e mais lamentações. Como está escrito em Lamentações 3:39 “De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados”. Devemos olhar para o Salmo 103:2 e fazer a declaração do salmista: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios”.3) “se o SENHOR está conosco, por que aconteceu tudo isso? Na continuação da resposta de Gideão, mais uma vez temos surpresas. Gideão agora cobra uma satisfação do Altíssimo. Posso ver pelos olhos da fé, Gideão com o dedo apontado para o anjo do Senhor questionando e exigindo as bênçãos. Não é assim que muitos estão fazendo nos dias de hoje? Gideão pergunta por que viver aquela situação? Afinal, Israel não fez nada demais, apenas se entregou aos deuses falsos, ao pecado, às contendas, assassinatos, desobediência, entre outras coisas. E então pergunta para Deus: Por que tudo isso está acontecendo? Assim também somos nós. Desobedecemos a Deus, andamos em desacordo com a sua palavra e depois queremos simplesmente exigir isso e aquilo. “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça a sua palavra? (1 Sm 15:22).

Continua semana que vem...

Em Cristo,
Anderson Vieira