segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

“Ah, Senhor” disse Gideão – 2ª Parte

“Ah, Senhor” disse Gideão – 2ª Parte(Jz 6:13)

A paz de Cristo। Segue 2ª parte do estudo de Gideão.

4) Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: Não foi o SENHOR que nos tirou do Egito? – Gideão mais uma vez questiona a Deus perguntado acerca das Suas maravilhas e prodígios। Ora, os nossos pais foram tirados do Egito e agora não podes nos livrar de nossos opressores? Era mais ou menos isso que Gideão estava dizendo a Deus. Outro ponto interessante da frase é “nossos pais nos contam”. É possível entender que a fé de Gideão estava calcada nas experiências dos pais, nos testemunhos dos outros, então quando chegou a hora de colocar a sua própria fé em ação, Gideão se mostrou fraco e incrédulo, digo isso tirando como base as suas próprias palavras. Quantos cristãos assim como Gideão vivem de experiências dos outros, não possuem testemunho pessoal e quando Deus os chama para tal, colocam empecilhos a fim de justificarem sua incredulidade. Não sejamos assim, pois sem fé é impossível agradar a Deus.

5) Mas agora o SENHOR nos abandonou e nos entregou nas mãos de Mídia। – Agora Gideão fala como se o povo fosse um pobre coitado, como se estivesse sofrendo de injustiça e descaso da parte de Deus. Estavam pagando por algo que não haviam praticado. Nos versos 9 e 10, Deus fala por meio de um profeta anônimo o seguinte: Eu os livrei do poder do Egito e das mãos de todos os seus opressores. Expulsei-os e dei a vocês a terra deles. E também disse a vocês: Eu sou o SENHOR, o seu Deus; não adorem os deuses dos amorreus, em cuja terra vivem, mas vocês não me deram ouvidos.Gideão e o povo de Israel se fizeram de surdos fazendo aquilo que era reprovável diante de Deus. Gideão se achou no direito de questionar a Deus, mas esqueceu de citar os seus pecados e do povo. Podemos aprender algumas coisas olhando para a atitude de Gideão:

a) Depois que plantarmos desobediência e colhermos maldição, não adianta dizer: Ah, Senhor। É bem melhor obedecer e colher os frutos da retidão. Quantos estão dizendo nos dias de hoje: Ah, Senhor. E o meu casamento? E os meus filhos rebeldes? E a minha vida espiritual? Ah, Senhor isso. Ah, Senhor aquilo. Quando erramos devemos clamar a Deus, pedir perdão por tudo que fizemos sem consultar a Deus. Se você tomou decisões erradas e está colhendo frutos dessas decisões, volte aonde você caiu. Nunca é tarde para recomeçar. Deus sempre nos dá uma segunda chance quando vê em nós um verdadeiro arrependimento.b) Murmurar não convêm ao homem de Deus. Quando se colocar na presença de Deus não faça como Gideão que começou o diálogo reclamando. Comece o diálogo dando graças a Deus e bendizendo-O por tudo que tem feito por ti e pela sua casa.c) Gideão se dirigiu a Deus como se fosse Senhor, e Deus, servo. Houve uma inversão de valores. O correto é: Deus é Senhor, nós, servos; Deus é oleiro, nós, vasos; Deus é Santo, nós, pecadores; Deus é Rei, nós, súditos; Deus é Pai, nós, filhos. Deus é tudo na nossa vida e deve ser tratado com reverência.d) Gideão acusa Deus por abandono. Gideão verdadeiramente não conhecia a Deus. Pois qual o Pai que abandona o seu filho. Ainda que a mãe se esqueça do seu filho, Deus não se esquece de nós. Deus jamais desampara os seus.

Cuidado meu irmão, Deus pode estar lhe chamado de poderoso guerreiro, mas você pode não estar dando-lhe ouvidos। Conheça a Deus com intimidade, ore, leia a sua palavra, caminhe na sua própria fé, tenha experiências e sua vida não será mais a mesma.

Esse chamamento de Gideão nos revela o tamanho da misericórdia de Deus। Mesmo tendo começado de forma errada, Deus foi bondoso com Gideão, capacitou-lhe a vencer os midianitas com 300 homens e deu-lhe o privilégio de fazer parte da galeria dos heróis da fé.

Façamos parte da galeria dos homens e mulheres de Deus que foram chamados de poderosos guerreiros, combatendo bom combate e alcançando a coroa da vida।

Em Cristo,
Anderson Vieira