terça-feira, 6 de maio de 2008

Esperar em Deus só é possível mediante a fé

(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. (Rm 4:17-21 ACF)

A paz de Cristo. Sempre que vou escrever algo sobre a palavra de Deus, sinto antes uma chama arder em meu coração, sinal que devo seguir em frente, pois em primeira instância, tudo que escrevo é direcionado a mim mesmo, ou seja, Deus fala ao meu coração então eu medito, e depois, compartilho com os irmãos aquilo que o Pai por meio do Espírito Santo me impeliu a refletir. Pois bem, quero falar sobre “espera”. E quero perguntar-lhe: Você espera as promessas de Deus se cumprirem na sua vida com o coração em paz? Porque em relação a mim, vira e mexe a inquietude assola a minha alma, a impaciência sorrateiramente tenta se apossar do meu coração e então entro num processo de desaceleração, descanso e entrega a fim de que a minha impaciência não venha a ser uma barreira diante dos planos que o SENHOR tem para a minha vida.

Esperar em Deus na verdade não é apenas uma batalha minha, poderia dizer que é o grande desafio da maioria dos cristãos, visto que a era na qual vivemos tem como estilo de vida o imediatismo. Mas a Bíblia Sagrada, o nosso manual de vida, por meio do testemunho de Abraão nos revela que é possível esperar em Deus sim. É possível vencer a ansiedade, inquietude e impaciência. Vejamos como:

a) (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. – Abraão confiou no poder de Deus. Ele creu, acreditou, confiou. Crer contra a esperança significa acreditar que mesmo que tudo ao redor diga que não, Deus o levará em triunfo. Abraão teve a certeza de que a promessa de Deus se cumpriria independente do tempo. A fé no Deus vivo consubstancia-se na Sua Palavra infalível. Essa fé não se abala por circunstâncias humanas, mas assim como a águia, ela sobrepõe as tempestades da vida e contempla o infinito.

b) E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus...- É interessante esse termo “não enfraquecendo na fé”. Já pensou você esperar 10, 20, 30, 50 anos por uma promessa? Será que a sua fé enfraqueceria? A de Abraão não enfraqueceu. Estou lembrando enquanto escrevo que muitas vezes oramos dias, semanas, meses, e por não ver o cumprimento da promessa deixamos de orar, de acreditar, de crer. Abraão com quase 100 anos continuava crendo. E sabe qual o padrão de excelência desta fé de Abraão após tanto tempo de espera? A Bíblia revela “...mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus...”. Tem pessoas que até esperam anos pela promessa, mas há muito tempo não dão um glória a Deus, há muito tempo não se alegram. Abraão não. Este esperou e com excelência. Aleluia!!!

c) E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.Estando certíssimo. Abraão tinha total convicção de que o que Deus tinha prometido, Ele faria. Sara daria a luz a um filho. Não importava sua idade, tampouco o que diziam ou pensavam. O milagre ia acontecer. - Outro ponto interessante é que Abraão sabia que servia a um Deus poderoso, Ele conhecia o Deus que cria.

Conclusão

Nos falta intimidade com Deus. Nossa fé é passageira e na maioria dos casos baseia-se em circunstâncias. Daí a nossa dificuldade em esperar em Deus. Sem convicção, sem fé, sem confiança de que o que Deus prometeu, Ele fará, nós acabamos sendo presas da ansiedade. Que assim como Abraão nós creiamos contra a esperança, fortaleçamos nossa fé, glorifiquemos a Deus e estejamos certíssimos que no momento certo, o que o PAI tem pra nós, acontecerá. As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR. (Sl 27:14)

Em Cristo,

Anderson Vieira