segunda-feira, 2 de junho de 2008

Esdras – Dedicação ao estudo, prática e ensino.

Este Esdras veio da Babilônia. Era um escriba que conhecia a Lei de Moisés dada pelo SENHOR, O Deus de Israel. O rei lhe concedera tudo o que ele tinha pedido, pois a mão do SENHOR, o seu Deus, estava sobre ele...Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do SENHOR e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas. (Ed 7: 6;10)

A paz de Cristo. A narrativa do livro Esdras foi escrita com o intuito de encorajar os judeus que haviam retornado do exílio, revelando-lhes que, embora Israel estivesse sob o domínio persa, o seu Deus soberano daria continuidade à sua obra redentora, restabelecendo o culto verdadeiro entre eles. E para cumprir o seu propósito Deus se utiliza de Esdras, sacerdote e escriba. Deus sempre utilizou, utiliza e utilizará homens para que os seus planos se cumpram na terra. Homens estes incapazes por si só, mas capacitados por Deus. No caso de Esdras, inúmeras qualidades são notáveis, mas três delas se sobressaem e me chamam bastante atenção. É sobre elas que quero falar nesse breve texto. Acredito que qualquer cristão que esteja disposto a ser instrumento nas mãos de Deus, inevitavelmente terá tais marcas:

1) Esdras decidiu dedicar-se a estudar a Lei do SENHOR. – À semelhança de Esdras, se queremos ser usados pelo PAI precisamos urgentemente consagrar mais do nosso tempo à preciosa palavra de Deus. No livro do profeta Oséias, Israel sofre algumas acusações, entre elas, o fato de ter rejeitado o conhecimento, o que levou o povo à destruição (Os 4:6). Jesus também enfatiza a importância das Escrituras e declara: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus (Mt 22:29). É interessante que o verso apresenta-nos o verbo decidir. Cabe a nós a DECISÃO de se dedicar mais à Bíblia ou não. Por falar nisso, você já leu a Bíblia hoje?

2) Esdras não apenas decidiu estudar a Lei do Senhor como também praticá-la. – Parece óbvio, mas não é. De nada vale fazermos compromisso de ler a Bíblia toda, se tudo o que lermos não for colocado em prática. É um processo simples, mas que se tornou complicado. Digo isso porque infelizmente muitos não estão dispostos a ler a Bíblia. E sem conhecimento como praticar? Imagine um aparelho hiper sofisticado sem o manual de instrução. A Bíblia é como uma arma poderosa, mas para usá-la é preciso saber como se aperta o gatilho e se coloca a munição, para então mirar e acertar no alvo inimigo. Leiamos e pratiquemos o que a santa palavra diz, pois a fé sem atitudes, sem obras é morta.

3) Esdras além de estudar e praticar, também ensinava. – Você percebe que coisa maravilhosa e digna de júbilo? Pense comigo. Quem sabe você conhece pouco da Escritura, mas com a decisão de estudar e auxílio do Espírito Santo você vai aprendendo, e rápido. Até que, com o aprendizado você começa a praticar. De tão alegre com a mudança de vida que teve, compartilha esse conhecimento com outros e passa a ensinar. E esses que aprenderam com você também ensinarão a outros. É um processo infinito. Mas veja que alguém teve que começar a ensinar. Aleluia. Você, filho de Deus, tem ensinado, discipulado ou compartilhado o seu conhecimento bíblico com alguém? Se a resposta for não se inspire em Esdras e mãos à obra.

Estude, pratique e ensine sabendo que o seu trabalho não é vão no SENHOR.

Em Cristo,
Anderson Vieira