domingo, 1 de junho de 2008

A Videira Verdadeira - (João 15)

A paz de Cristo. O nosso Senhor Jesus declara ser a Videira verdadeira no evangelho segundo escreveu João, capítulo 15. Essa linguagem figurada de Jesus é bem esclarecedora e nos revela algumas verdades. São elas:

1) Sem Jesus nada podemos fazer. Nada produzimos.
“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. (Jo 15:4-5)

2) Se nada produzimos, pra nada servimos.
“Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem”. (Jo 15:6)

3) Se obedecermos aos seus mandamentos seremos pessoas felizes.
“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo”. Gozo é o mesmo que alegria. (Jo 15:10-11)

4) Caminhar de acordo com a Palavra nos torna amigos de Jesus.
“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”. (Jo 15:15)

Será que temos sido árvores frutíferas?

Em Cristo,
Anderson Vieira