segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A minha testemunha está nos céus

Saibam que agora mesmo a minha testemunha está nos céus; nas alturas está o meu advogado. O meu intercessor é meu amigo, quando diante de Deus correm lágrimas dos meus olhos; ele defende a causa do homem perante Deus, como quem defende a causa de um amigo. (Jó 16:19-21)

A paz de Cristo। Sempre que enfrento um momento tempestuoso lembro-me de Jó. Após o sofrimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na cruz do calvário, poucos personagens bíblicos sofreram tanto quanto este homem e num espaço tão curto de tempo.

Jó é umas das maiores expressões bíblicas no que tange a provação, dificuldade e sofrimento। Esse homem íntegro, justo, temente a Deus, mais rico do oriente e contemporâneo de Moisés vivenciou experiências que acarretaram em sofrimento sem fim, feridas na alma.

E este homem no ápice da sua luta interior faz uma declaração surpreendente। Ele começa dizendo que a sua testemunha está nos céus; nas alturas está o seu advogado... Essa declaração João inspirado por Deus viria a dizer muito tempo depois: “...temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.” (1 Jo 2:1) Depois ele declara que este intercessor é seu amigo, o que João também relataria acerca de Jesus no seu outro livro: “...eu os tenho chamado amigos, porque tudo que ouvi do meu Pai eu lhes tornei conhecido.” (Jo 15:15) E termina dizendo que quando dos seus olhos correm lágrimas, o intercessor defende a sua causa perante Deus, e desta vez Paulo endereçando sua carta a Timóteo viria a dizer mais tarde: “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus...” (I Tm 2:5).

Em meio ao sofrimento, no olho da tormenta, Jó faz declarações que não por acaso estão registradas na Bíblia Sagrada। Ele vai declarar no fim do seu livro que realmente falou de coisas que não entendia, coisas tão maravilhosas que ele não poderia saber. Ao ler o livro e o seu fim, fica fácil entender os adjetivos a Jó atribuídos já no primeiro versículo.

Não sei se você já estabeleceu um diálogo com um cristão que está enfrentando lutas। Parece que há uma facilidade incrível em murmurar, reclamar, maldizer, e infinitos por quês. Mas ao olhar para as declarações de Jó podemos entender a atitude que Deus espera de nós em meio ao sofrimento.

Como Tiago disse: “Irmãos, tomais por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor। Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu...” (Tg 5:10)

Que assim como Jó possamos declarar: “Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora meus olhos te vêem”। Por mais caótica que seja a situação que você esteja enfrentando, saiba que isso para Deus é nada. Como Jó também declarou: “Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra.” (Jó 19:25)

A nossa testemunha está nos céus e tudo vê.
Em Cristo,
Anderson Vieira