segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Jesus - O Bom Pastor

“O SENHOR é o meu pastor; de nada terei falta। Em verdes pastos me faz repousar e me conduz às águas tranqüilas...” (Sl 23:1-2 NVI)
A paz de Cristo। Entre as muitas declarações de Jesus, Ele declara ser o “Bom Pastor” e nos compara às ovelhas. No meu caso, como cristão, ser comparado a uma ovelha não me dizia muita coisa, pois fui criado numa selva de pedra e essa linguagem acerca de ovelha, aprisco, lobo, soava meio esquisito devido a minha ignorância acerca do assunto. Já para os judeus essa linguagem tinha um significado importantíssimo, dado o papel das ovelhas na economia e no seu estilo de vida. Mas, a fim de compreender melhor o que Jesus estava dizendo quando nos comparou a ovelhas, busquei conhecer o comportamento, hábitos e algumas características das ovelhas pesquisando na internet, e encontrei relatos de um pastor evangélico que em sua vida exerceu também a atividade de pastor de ovelhas.

Segundo ele, as ovelhas por dificuldade de faro, são susceptíveis a ingerir tudo o que encontram pela frente, não distinguindo as ervas daninhas - que podem lhes fazer mal ou mesmo levá-las a morte - da relva boa e saudável que lhes alimenta e lhes faz bem। Se no pasto existirem flores ou sementes coloridas de ervas venenosas que atraiam sua atenção, as ovelhas vão comendo e se envenenando. Por isso a necessidade permanente do pastor ir à frente, observando as pastagens para evitar que elas comam e morram.

“Sem a direção pastoral de Jesus nós também podemos acabar digerindo ideologias, novidades, teorias, seitas, misticismos, modismos que, podem nos levar à morte espiritual e física”।

O pastor também relata que as ovelhas são atormentadas por pequeninas moscas que, atraídas pelo cheiro do suor, tentam pousar em suas caras। As ovelhas ficam tão desesperadas que começam a bater com a cabeça nas árvores ou em pedras, na vã tentativa de espantar estes insetos, chegando, em alguns casos, a sofrer fraturas na cabeça e morrer. Por isso o pastor tem o costume de ungir a cabeça delas com óleo misturado com essências para repelir estes irritantes insetos.

“Se Jesus, o Bom Pastor, não vier em nosso auxílio e derramar o óleo do Espírito Santo sobre nós, não conseguiremos, sozinhos, nos livrar dos tormentos da vida”।

Uma outra informação que este pastor nos dá, é sobre a tosquia das ovelhas। A lã vai crescendo ao redor do corpo e com o acúmulo de sujeira (já que as ovelhas não se limpam como os felinos) agregada aos pêlos, elas ficam cada vez mais pesadas. Se a lã se molhar elas ficam sujas e encharcadas, daí o peso é tanto que elas caem no chão e não conseguem mais se levantar com suas próprias forças. Se o pastor não acudi-las, ajudando-as a ficarem em pé novamente, as ovelhas podem morrer ali sozinhas. Por isso a necessidade da tosquia constante de sua lã, para a sua segurança e sua proteção.

“Nós, durante nossa caminhada nesta vida, vamos acumulando “sujeiras” (pecados) que se agregam a nós। Só Jesus pode nos perdoar e impedir que morramos prostrados e solitários, sob o peso de nossas culpas”.

E por último, o pastor não relata, mas ouvi fazendeiros dizerem que as ovelhas conhecem a voz do seu pastor। E o próprio Jesus também declara tal feito: - As minhas ovelhas conhecem a minha voz. (Jo 10:14)

“Que tipo de ovelha temos sido e quem tem sido o nosso pastor? Qual tem sido a nossa pastagem e o nosso aprisco?”

Em Cristo,
Anderson Vieira