quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Se Deus falou, obedeça!

A paz de Cristo। A Bíblia Sagrada nos revela de Gênesis a Apocalipse situações em que Deus simplesmente ordena que se cumpram ordens que vão muito além do crivo da razão e compreensão humana. Ordenanças essas que provam a fé e exigem obediência fruto de uma confiança extrema em Deus. Uma fé inabalável.

Muitas vezes Deus nos fala através da palavra, do pastor, profecia, sonho, entre outras formas algo que parece absurdo, sem lógica। Aos olhos humanos pode ser incompreensível, mas pelos olhos da fé, entendemos. Quando (Deus) fala, ainda que pareça loucura, devemos obedecer. E as ordens de Deus ainda que estranhas, jamais ferem os princípios da Sagrada Escritura. Vejamos alguns exemplos bíblicos de ordenanças loucas para o contexto e nos coloquemos no lugar do personagem. Será que teríamos obedecido? Vamos lá:

a) Noé recebeu do SENHOR ordem para construir um arca com 133,20m de comprimento, 22,20m de largura e 13,32m de altura, pois Deus mandaria um dilúvio sobre a terra para desfazer toda carne e toda terra viria a expirar, exceto ele, sua mulher, os filhos e noras, além de dois animais de cada espécie, macho e fêmea. Naqueles dias o orvalho regava a terra. Uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo (Gn. 2:6). Imagine as pessoas vendo Noé e os da sua casa construindo uma arca quase do tamanho do Titanic e aguardando um dilúvio já que nunca havia chovido. Imagine as ferramentas naqueles dias, a logística. Mas Noé obedeceu, o dilúvio aconteceu e sua família foi poupada, bem como os animais que entraram na arca. Outra coisa digna de nota. Como será que os animais se dirigiram para a Arca? É loucura ou não é? (Gn 7:6-7)

b) Abraão recebeu do SENHOR ordem para sair de Ur dos Caldeus – sua terra, deixar a casa do seu pai e a sua parentela para dirigir-se a uma terra que ainda lhe seria mostrada (Gn 12:1). E Abraão obedeceu. Imagine a família de Abraão lhe perguntando: Para onde você vai Abraão? Para onde vamos? E ele respondendo: Deus falou comigo que serei pai de uma grande nação e que devo sair desta terra e ir para um lugar que eu não sei onde fica. Devem ter chamado Abraão de doido ao acatar uma ordem como essa. Mas Abraão obedeceu, foi bem sucedido e dele descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. (Hb 11:12) – Aleluia!


c) O apóstolo Pedro recebeu do Senhor Jesus ordem para lançar as redes ao mar novamente mesmo havendo trabalhado toda a noite sem apanhar nada। E sobre a palavra proferida pelo Mestre, obedeceu, lançou novamente as redes e apanhou grande quantidade de peixes. (Lc 5:4-6) Pedro era pescador e entendia bem do assunto, poderia questionar algo, mas se submeteu às ordens de Jesus e foi bem-sucedido.

A obediência destes homens foi integral। Assim deve ser também a nossa obediência. Devemos ouvir as ordens do Pai, olhar com olhos espirituais e colocar a fé em ação. Não importa as circunstâncias desfavoráveis, críticas e zombarias por estarmos fazendo algo que, aos olhos humanos pareça, quem sabe, ridículo. Importa é obedecer e ter fé no Senhor, cujos planos são sempre perfeitos e além do nosso entendimento.

Assim como as muralhas de Jericó ruíram, se como Josué obedecermos, ainda que a ordem de Deus seja infundada, as muralhas da nossa vida também poderão ruir। É melhor obedecer, do que sacrificar.

Em Cristo,
Anderson Vieira