sexta-feira, 3 de abril de 2009

Assistência Social e a Igreja de Cristo

A paz de Cristo। Escrevo hoje sobre um assunto que, apesar de ser extremamente importante e bíblico, não tem recebido a devida atenção por parte da igreja. A “impressão” que se tem é que “assistência social” está em segundo plano junto às prioridades eclesiásticas.

Paulo em sua carta aos efésios disse: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazer boas obras”। (Ef 2: 10 NTLH) – Praticar boas obras é algo inerente à caminhada cristã. Especialmente as que estão ligadas à assistência social, que o Novo Aurélio define como: Serviço, de natureza diversa, que atende àqueles que não dispõem de recursos suficientes.

Orfanatos, Casas de Apoio, Hospitais, Casas de Recuperação, entre outros têm sido menosprezados pela noiva de Cristo। Faltam voluntários para fazer o trabalho de assistência social. Muitas igrejas sequer possuem departamento de assistência social. Trabalho social é árduo e tem como motivação o amor pelo próximo. Se a Bíblia Sagrada é nossa única regra de fé e prática, temos que rever nossos conceitos imediatamente em relação à assistência social.

Quando Jesus faz menção ao segundo mandamento que é: “Amar o teu próximo como a ti mesmo”, Ele nos mostra uma escala de valores, revela a importância de amar ao meu próximo। E assistência social nada mais é que uma atitude de amor ao próximo. Salomão disse em Provérbios: “Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo”. Tiago disse: “Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores. Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos”. A parábola do Bom Samaritano é conhecida pela maioria dos crentes em Jesus, mas praticá-la parece uma utopia. Muitos estão como o perito da lei a perguntar: “Quem é o meu próximo?” (Lc 10: 29-37)

Jesus em seu ministério terreno foi claro em suas palavras: “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda। Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me”. (Mt 25: 31-36) - Jesus disse também: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”. (Mt 5: 16 NTLH).

Assistência social brota no coração de Deus। Da mesma forma deve brotar em nosso coração. Deve brotar no coração da igreja. Como Tiago disse: “A fé sem obras é morta”. Outro texto interessante é: “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?”. Negligenciar assistência social é desobedecer a Palavra de Deus.

Que o Senhor desperte a sua igreja। Como o profeta Habacuque declarou: “Senhor, aviva a tua obra”.

No amor de Cristo.
Boas obras.
Anderson Vieira