segunda-feira, 13 de abril de 2009

“Série de Estudos - Caminho” - Evangelho Cristocêntrico

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”। (Jo 14:6)

Evangelho Cristocêntrico

A paz de Cristo। A partir de hoje estarei escrevendo uma série de estudos abordando o texto áureo registrado em João, capítulo 14, verso 6. Com a graça de Deus espero extrair desse texto algumas lições preciosas para a nossa bem-aventurança.

Todos que possuem o mínimo de intimidade com as Sagradas Escrituras sabem que “Jesus Cristo, o Nazareno” é O caminho। Ele não é um caminho, Ele é O único caminho para a verdade e para a vida eterna. Jesus é a Palavra. Jesus é o Evangelho genuíno, perfeito, infalível.

Acontece que, apesar de o Evangelho ser cristocêntrico (Jesus é o centro), alguns cristãos estão deturpando a palavra de Deus pregando e ensinando um pseudo-evangelho, o evangelho antropocêntrico ou humanista, caso prefira। No evangelho humanista, o homem é o centro de tudo. Neste evangelho o bem-estar do homem, a sua felicidade e suas necessidades é o que importam verdadeiramente. Neste evangelho o crente em Jesus não pode passar por sofrimentos, enfermidades e privações. Algumas frases explicitam esse princípio como: Vem pra Jesus e seja um vencedor. Vem pra Jesus e diga adeus aos problemas. Chega de miséria. Chega de passar dificuldade... Propagar essas ideias é baratear o Evangelho de Cristo.

No Evangelho onde Cristo é o caminho, e a verdade e a vida, as coisas são bem diferentes:

O cristão não pode passar por sofrimentos e necessidades?

Jesus disse: No mundo tereis aflições... (Jo 16:33)

Tiago vai dizer: Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações... (Tg 1:2)

Paulo disse: Sei o que é passar necessidades... (Fp 4:12); ...vocês fizeram bem em participar das minhas tribulações।(Fp 4:14)

Heróis da fé: Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido। (Hb 11:39)

O que dizer de José, Davi, os profetas e os apóstolos que, com exceção de João, foram todos martirizados.

A Bíblia Sagrada nos diz que Paulo pregava a Cristo crucificado। (I Co 1:23). Pedro pregava a Jesus de Nazaré. (At 2:22) – Todos os homens que foram instrumento nas mãos de Deus passaram por tribulações, privações, foram presos, açoitados, decapitados, pregados na cruz, entre tantos outros tipos de sofrimento. Mas perseveraram na fé e um dia nos encontraremos com eles na glória.

Se esse evangelho humanista fosse genuíno a palavra de Deus seria uma farsa। Mas louvado seja Deus que o Evangelho é Cristocêntrico, passa pelo crivo da cruz do monte caveira, pela ressurreição e terminará um dia com o Noivo vindo buscar nos ares a sua igreja sem mácula para viver na Nova Jerusalém por toda a eternidade.

Jesus, o único caminho para quem busca fazer do evangelho um estilo de vida।

Até o próximo estudo da série “caminho” que abordará: “Jesus, o único caminho de reconciliação entre o homem e Deus”।

No amor de Cristo,
Anderson Vieira