segunda-feira, 27 de abril de 2009

*Serie de Estudos - Caminho – “Jesus, o único caminho de reconciliação entre o homem e Deus”.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”। (Jo 14:6)
A paz de Cristo। Abordando a Serie de Estudos – Caminho, explorando o texto registrado em João, capítulo 14, verso 6, hoje falo acerca de “Jesus, o único caminho de reconciliação entre o homem e Deus”, o segundo estudo da serie.

Uma das coisas lindas que vejo em Jesus é a clareza de suas palavras। “Ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Será que é possível ser mais claro do que isso? O mundo apregoa que todos os caminhos levam a Deus, mas o próprio Jesus disse ser Ele o caminho que leva a Deus.

Após a queda de Adão e Eva no Jardim do Éden, todos pecaram e foram destituídos da glória do Pai (Rm 3:23)। Estávamos mortos em ofensas e pecados. Andávamos segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus (Efésios 2).

A misericórdia de Deus expressa no plano de redenção para nós pecadores, na pessoa de Cristo Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida, é que nos livra da condenação eterna। Pela graça somos salvos. E Jesus Cristo é o resgatador. O Filho do homem veio dar a sua vida em resgate de muitos (Mt 20:28). Louvado seja Deus. “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado". (I Pe 1: 18-19)

Glória a Deus que amou o mundo de tal maneira, que, preparou um plano de salvação para nos resgatar do pecado e nos libertar। A crucificação de Jesus e o Seu sangue derramado naquele madeiro nos permitiram alcançar a liberdade e a graça. Bendito seja o Autor e Consumador da nossa fé, o meigo nazareno, o Leão de Judá.

Ele se entregou por amor a nós (I Pe 1:20), Ele nos resgatou da maldição, fazendo-se a si próprio maldição em nosso lugar (Gl 3:13)। Sem nunca ter pecado, Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades. Foi oprimido e humilhado, mas não abriu a sua boca (Is 53:7).

Com a crucificação, a obra de redenção se concretizou। Jesus tornou possível que todo homem se salve (Cl 1:14/ Ef 2:13). E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At 4:12).

Por tudo isso, Jesus é o único caminho de reconciliação entre o homem e Deus। Fora de Jesus não existe salvação. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus (Jo 3:18). Invoque o nome do Senhor e serás salvo (Rm 10:13).

Até o próximo estudo da Serie “caminho”।

No amor de Cristo – O único caminho para o céu,
Anderson Vieira
*Texto escrito seguindo a Nova Regra Ortográfica da Língua Portuguesa.