segunda-feira, 27 de julho de 2009

Jesus, líder incomparável

A paz de Yeshua Ha Machia.
Falar de um líder das Sagradas Escrituras não é uma tarefa das mais fáceis, pelo menos pra mim, pois admiro tantos, cada um com sua peculiaridade têm algo a ensinar। Queria escrever sobre Paulo, mas é impossível ignorar a capacidade de liderança que o Senhor Jesus exerceu e exerce até os dias atuais, através do Espírito Santo.

Jesus dividiu a história humana em antes e depois dele। A força dessa delimitação, mesmo para parte da humanidade que não vê nela a mão divina, é aceita por todos. Jesus revolucionou o planeta e fez tudo isso sem ter deixado uma única linha escrita, sem montar exércitos nem acumular riquezas e sem ter afastado mais que algumas centenas de quilômetros da cidade de Nazaré, onde foi criado. Para os historiadores, é quase inexplicável o fato de a mensagem de Jesus ter sobrevivido a seu tempo e avançado mais de dois milênios.

Mas é fato consumado que ninguém liderou como ele, Jesus é um líder incomparável।

Vejamos algumas características da liderança de Jesus:

1) Capacidade de influenciar através de suas atitudes e palavras: Hoje um terço do planeta se denomina cristão, o que representa aproximadamente mais de dois bilhões de pessoas। Bom líder deve ser capaz de influenciar as pessoas a alcançarem seus objetivos e Jesus desenvolveu sua missão com grande expressão utilizando-se de um princípio muito simples, mas fundamental: “Se você quer ser líder, seja servo”. Jesus manifestou sua autoridade com grande habilidade e fez com que as pessoas executassem a sua vontade de bom grado, por causa de sua influência pessoal e da sua causa. Jesus não era um ditador. A sua autoridade e testemunho atraiam as pessoas, de forma que, todos que o ouviam eram impactados.

2) Capacidade de se relacionar com seus liderados: O bom líder deve conhecer bem os seus liderados, estabelecer um relacionamento profundo। Jesus chamou 12 homens para exercer o apostolado e os conhecia muito bem. Sabia de suas limitações, mas também enxergava em cada um potencial. Aqueles homens foram tão bem liderados por seu tutor que revolucionaram a história do cristianismo (exceto Judas Iscariotes). Após a ascensão de Cristo, os discípulos de Jesus tornaram-se um batalhão decidido, unificado e arrojado, retratado no livro de Atos.

3) Capacidade de ensinar: Jesus disseminou os princípios da liderança servidora e também comunicou a idéia de que liderança pode ser aprendida e desenvolvida, se tivermos a vontade de amar, crescer e expandir। Ele deixou muito claro que Liderança não é gerenciamento. Você não gerencia pessoas, você lidera pessoas. Jesus era mais que um líder, era um mestre por excelência. Um bom líder sempre formará outros bons líderes. Líderes medíocres sempre formarão líderes medíocres.

4) Capacidade de morrer pelos seus liderados: Jesus foi um líder tão exemplar que morreu pela causa que ensinava। De que adiantaria pregar e testemunhar, e no confronto da cruz retroceder? Não. Jesus mostrou a todos que liderava, cria no que ensinava e tudo que foi dito por meio de seus lábios se cumpriu. Líder dá a vida pelos liderados se preciso for. Defende-os de lobos vorazes, ajuda-os, não os entrega a própria sorte.

Que Deus conceda-nos graça para liderar como Jesus liderou। Para amar como ele amou. Para se entregar pela causa do evangelho como ele se entregou. E até mesmo morrer se preciso for.

Em Cristo, o líder supremo,
Anderson Vieira