domingo, 19 de julho de 2009

Seria Paulo um herege em nossos dias?

...desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo। Vindo ao nosso encontro, tomou o cinto de Paulo e, amarrando as suas próprias mãos e pés, disse: “Assim diz o Espírito Santo: Desta maneira os judeus amarrarão o dono deste cinto em Jerusalém e o entregarão aos gentios”. Quando ouvimos isso, nós e o povo dali rogamos a Paulo que não subisse para Jerusalém. Então Paulo respondeu: “Por que vocês estão chorando e partindo meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”. (At 21: 10-13 NVI)

A paz de Cristo। Lendo o Livro de Atos dos Apóstolos fui impelido a sentar frente ao computador e escrever sobre Paulo de Tarso. A biografia do Apóstolo Paulo é apaixonante, digna de ser amplamente conhecida por todos que se dizem cristãos.

Paulo se chamava também Saulo, nome hebraico derivado de "Saul", que significa "pedido"। Nasceu em Tarso, na Cilícia, no ano 1 D.C. (At 21:39). Era judeu por descendência e romano devido ao status de sua cidade natal no Império. Paulo era seu nome romano, derivado do latim "Paulus", que significa "pequeno" (At 13:9). Segundo afirma os “Atos de Paulo”, escrito apócrifo do segundo século, Paulo era um homem de pequena estatura, parcialmente calvo, de pernas arqueadas, de compleição robusta, olhos próximos um do outro e nariz um tanto curvo.

Paulo é o apóstolo dos gentios, o maior escritor do Novo Testamento, com 13 cartas। Paulo é um daqueles homens notáveis da história bíblica cuja riqueza de conteúdo extrapola um simples artigo como este. Por isso, quero apenas traçar um paralelo entre a frase citada por Paulo no Livro de Atos e os nossos dias: “Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”.

Em minha curta caminhada cristã já vi homens de Deus proferirem muitas coisas a respeito do evangelho de Cristo, mas confesso que nunca ouvi alguém dizer que estaria disposto a morrer por ele। Pelo contrário, ligando a TV em programas ditos por evangélicos, algumas coisas são repudiadas, uma delas é o fato de um cristão vivenciar algum tipo de sofrimento, quanto mais morrer em prol do evangelho.

Acredito que Paulo em nossos dias seria tido como um herege por alguns cristãos। Veja o que Paulo diz aos coríntios: “Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez”. (2 Co 11:24-27) – Creio que diriam a Paulo – Você é uma vergonha para o evangelho. Por que não determinou? Cadê o positivismo? Passou fome? Onde está a sua prosperidade? Sofre de maldição hereditária no mínimo. Passou dificuldades financeiras? Você não sabe que se orar com fé pode aparecer um dinheiro em sua conta bancária? Sinceramente Paulo, que homem de pouca fé é você.

Os lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos, e estes eram curados de suas doenças e libertos de espíritos malignos। Um jovem chamado Êutico bobeou, caiu da janela e morreu, Paulo foi e ressuscitou o rapaz. Mas já pensou se em determinado dia Paulo orasse e Deus não respondesse, não seria apedrejado, se fosse em minha terra natal, ali no Rio de Janeiro, seria fuzilado.

Em Atos 20 Paulo vai além: - Não cobicei a prata nem o ouro nem as roupas de ninguém। Vocês mesmos sabem que estas minhas mãos supriram minhas necessidades e a dos meus companheiros. Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: “Há maior felicidade em dar do que em receber” (At 20: 33-35). Em vez de pedir, Paulo manda dar, não pede nem ouro e nem prata, ajuda os fracos, trabalha arduamente, mete a mão na massa. É, Paulo, esse evangelho que você prega quase não tem espaço em nossos dias. Os lobos vorazes conforme você disse estão por todo lado. Mais uma coisa Paulo, aquela frase que o senhor escreveu aos filipenses: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fp 1 -21). Parece que o lucro ganhou outro significado. Lamento dizer, mas em nossos dias és praticamente um herege.

Em Cristo,
Anderson Vieira