quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O fermento de Herodes

“Quando Herodes viu Jesus, ficou muito alegre, porque havia muito tempo queria vê-lo। Pelo que ouvira falar dele, esperava vê-lo realizar algum milagre”. (Lc 23.8 NVI)

A você, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, a quem seja a glória para todo o sempre।

Escrever acerca dos heróis da fé é magnífico। Abordar a vida de Jesus envolve grande privilégio. Agora, dissertar sobre um déspota como Herodes Antipas, filho de Herodes, o grande, é bem desafiador, visto que sua biografia é desprezível.

Herodes Antipas foi quem mandou decapitar João Batista e trazer sua cabeça numa bandeja de prata, influenciado por Herodias। Ele foi tetrarca da Galiléia durante todo o período da vida do nosso Senhor Jesus. Era um príncipe frívolo e foi acusado de imensos crimes infames. Era conhecido por sua megalomania e crueldade.

Pois bem, após essa breve introdução, vamos ao texto। Jesus é preso e Pilatos ao interrogá-lo e saber que ele era da jurisdição de Herodes, enviou-o a Herodes, que na ocasião encontrava-se em Jerusalém (Lc 23.7). Na sequência o texto diz que Herodes viu Jesus e ficou muito alegre, que queria vê-lo havia muito tempo, que ouvira falar dele e esperava ser testemunha ocular de um milagre. Ora, será que esse indecoroso se arrependeu de suas maldades e expressou toda essa alegria de forma autêntica ao encontrar Jesus? A resposta é não. Aquilo que parece um pedido inocente e legítimo de um sinal por parte de Herodes, é, na verdade, uma rejeição ao seu ministério e a todos os seus sinais anteriores. Jesus disse aos seus discípulos: “Vede, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes” (Mc 8.15).

Jesus sabia do intento do coração de Herodes e sequer falou com ele। Herodes foi a única pessoa das Sagradas Escrituras com quem Jesus se recusou a falar. Esse fermento de Herodes do qual Jesus se refere representa a falta de escrúpulos, o pecado, a ausência de arrependimento, a presença do mal e a incredulidade.

O fermento tem a capacidade de alterar, corromper e na vida do cristão gera crescimento sem substância, sem conteúdo e deturpa os princípios indubitáveis contidos na palavra de Deus।

A advertência de Jesus aos discípulos se estende a nós। Vigiemos para que o fermento de Herodes não venha levedar a nossa vida. Até porquê, a casa de pão(Belém) já nos forneceu o Pão da Vida.

Na paz de Yeshua Hamashia,
Anderson Vieira