sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Síndrome de Marta

“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”. (Lc 10.38-42)

A paz de Cristo. Estamos vivendo um momento em que 24 horas já não são suficientes para realizar nossos afazeres. A correria se apoderou da nossa vida de tal maneira que já não temos tempo pra família e nem sequer pra nós mesmos. E o tempo para Deus? Pelo andar da carruagem, o SENHOR tem que esperar sobrar um tempo caso queira falar conosco, visto que estamos muito ocupados para conversar com Ele. Certo pensador disse uma frase que é indubitável: “É difícil ver Jesus quando se está com pressa”. E eu vou além, não apenas é difícil ver, como também ouvir etc.

Acredito que nós cristãos, estamos sofrendo o que chamo de “síndrome de Marta”. A Marta da qual me refiro é a irmã de Maria e Lázaro, moradora de Betânia. E esta mulher chamada Marta tem o privilégio de receber Jesus em sua casa, mas como Lucas relata, ela andava muito ocupada e distraída com seus serviços de natureza que, não pôde dar atenção ao Cordeiro de Deus, ao Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Somos muito parecidos com Marta. A síndrome de Marta se apoderou de nosso espírito. Estamos tão ocupados com as coisas mundanas que as coisas do Pai acabam ficando em segundo plano. Empreendemos tempo demais naquilo que é passageiro e fugaz e relativizamos aquilo que é eterno e que realmente deveria ser prioridade.

A fadiga, o cansaço, a ansiedade entre outras coisas são resultantes da síndrome. Penso que tal síndrome tem impedido a muitos de nós de ouvir a voz de Deus, ter comunhão com Ele e a passar mais tempo em sua presença. Eu sei que Ele habita em nós, mas muitas vezes tomados pelas circunstâncias, esquecemo-nos disso e O deixamos sentado na sala esperando a hora em que poderemos dar-Lhe atenção, servir-Lhe um copo de café e comer uma torrada.

Quem sabe Jesus está a dizer a mim e a você hoje: Anderson! Anderson! Andas inquieto e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

Conversar com Jesus, ouvi-Lo, aproveitar ao máximo a sua presença é uma oportunidade extraordinária demais para ser ignorada. Despertemos para tão singular privilégio. Busquemos as coisas do alto em primeiro lugar. Agindo assim, a síndrome de Marta não terá espaço em nossa vida.

No amor de Cristo,
Anderson Vieira