quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Era necessário Jesus passar por Samaria

“Era-lhe necessário passar por Samaria” (Jo 4.4)

A paz de Cristo. O capítulo 4 do Evangelho de João é uma verdadeira quebra de paradigmas. Jesus sai da Judéia e vai uma vez mais para a Galiléia, até aí tudo bem, a questão é que o Rabi resolve passar por Samaria, visto que, a maioria dos judeus quando fazia esse percurso em viagem, optava por atravessar o Jordão a passar por Samaria. E a razão é simples: Os samaritanos, povo judeu-pagão mesclado, eram inimigos para os judeus de linhagem pura, eram considerados como cães, eram odiados por terem desobedecido a Lei de Moisés. Não havia nenhuma possibilidade de diálogo entre judeus e samaritanos. Para os judeus, os samaritanos eram uma pedra no sapato em seu próprio território, era uma relação hostil, sempre marcada pela tensão. Sabendo de tal relação entendemos com maior clareza a parábola do bom samaritano e a surpresa da samaritana ao ser abordada por Jesus, e mais, o fato de Jesus beber água de um recipiente samaritano, já que os samaritanos eram relaxados na sua maneira de entender o ritual da purificação.

Você deve estar se perguntando, se a relação entre judeus e samaritanos era tão hostil, por que era necessário Jesus passar por Samaria?

1º) Jesus passou por Samaria porque amava os samaritanos e possuía uma obra de redenção para as suas vidas que estava acima do conflito. Para Jesus mais vale uma alma do que o mundo inteiro. Muitos samaritanos creram em Jesus. Se olharmos para nós, brasileiros, também não somos judeus, mas Jesus passou pelo Brasil, anunciou as boas novas, houve arrependimento e então Ele perdoou os nossos pecados e deu-nos o direito, nós que cremos em seu nome, de sermos feitos filhos de Deus, geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, ramos enxertados na oliveira verdadeira.

2º) Jesus passou por Samaria porque os samaritanos careciam conhecer o caminho, a verdade e a vida. Jesus sempre irá passar e parar em lugares onde houver pessoas que não o conhecem verdadeiramente, pois os samaritanos adoravam aquilo que não conheciam. Jesus sempre está disposto a parar em lugares que a sociedade julga serem insignificantes, em lugares onde as pessoas são desprezadas pela massa. O próprio Jesus cresceu em Nazaré, uma cidade inexpressiva em Israel, a ponto de Natanael questionar se poderia sair alguma coisa boa de lá.

3º) Jesus passou por Samaria para sinalizar que mais cedo, mais tarde, também passará pela nossa vida. Jesus quer entrar em nossa vida de forma plena, quer destruir as inimizades, os conflitos, a incredulidade, a religiosidade e salvar a nossa alma da condenação eterna. Mais que passar, Ele quer fazer morada em nós. Era-lhe necessário passar por Samaria.

No amor do Cristo que passou um dia por mim, deixei-o entrar e até hoje comigo está.
Anderson Vieira
Que 2010 seja 10