segunda-feira, 25 de maio de 2009

“O que fazer para ser salvo?”


“E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido। Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”. (At 16: 27-31)

A paz de Cristo। Falo hoje sobre salvação। O que devemos fazer para ser salvos?

Antes de responder a pergunta, é relevante dizer que a Soteriologia é quem estuda a salvação humana। A palavra é formada a partir de dois termos gregos Soterios, que significa "salvação" e logos, que significa "palavra", ou "princípio". Cada religião interpreta a salvação do ser humano de uma forma, cada uma possui sua própria soteriologia. Algumas dão ênfase ao relacionamento do homem em unidade com Deus, outras dão ênfase ao aprimoramento do conhecimento humano como forma de se obter a salvação.

O carcereiro da prisão romana na Macedônia ao contemplar um terremoto ficou trêmulo devido ao que seus olhos viram e perguntou a Paulo e Silas o que era necessário fazer para ser salvo। Tudo bem que Paulo e Silas eram servos do Deus vivo, mas se fossem de outras religiões, quais respostas dariam acerca da salvação? Vejamos algumas respostas:

a) Se fossem (católicos) diriam que o carcereiro deveria crer em Jesus, ser batizado e buscar unicamente uma vida de santidade e comunhão, na esperança de ser salvo। E esta vida de santidade seria reforçada por meio dos sacramentos conferidos pela Igreja Católica que são: batismo, crisma ou confirmação, confissão ou penitência, comunhão ou eucaristia, matrimônio, ordem e unção dos enfermos. Além de fazer boas obras.

b) Se fossem (islâmicos) diriam acerca do alcorão e que a salvação é pelas obras। As obras do carcereiro seriam pesadas um dia numa balança e se as boas obras superassem as más, simplesmente o carcereiro iria para o paraíso. Diriam inclusive que todos os mártires do islamismo vão para o paraíso, um lugar cheio de lindas virgens para cada homem.

c) Se fossem (espíritas) diriam que o carcereiro através de sucessivas reencarnações, pelos seus próprios esforços e pela prática das boas obras iria aprimorando-se a si mesmo, sem necessidade do sacrifício vicário de Jesus Cristo। A Bíblia nos diz que a nossa salvação é obra divina; o espiritismo diz que é esforço humano. A Bíblia diz que o sofrimento de Cristo visa a nossa expiação; o espiritismo diz que Jesus foi mero espírito adiantado, que nos serve apenas de exemplo. A Bíblia diz que o sangue de Cristo nos purifica de todo pecado e que o Espírito Santo nos ensina toda a verdade; o espiritismo ignora a Trindade Divina, reduz toda a expiação à obra dos "espíritos" - os espíritos dos mortos, que nos orientam e aconselham, e o espírito de Cristo, que, tendo alcançado um nível superior, não obstante se encarnou para servir como exemplo.

d) Se fossem do movimento (Seicho-no-iê) diriam que ao carcereiro que cada homem é o caminho, a porta da saída de Deus, não tendo Deus outra alternativa para manifestar sua força a não ser pelo homem। Diriam que tal religião é superior ao cristianismo porque opera maiores e mais milagres do que Cristo। Diriam que a salvação ocorre segundo suas próprias convicções.

Quantas respostas complicadas não? Mas vejamos a resposta genuína, infalível, proferida pelos servos do Altíssimo:
Carcereiro: - Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
Paulo e Silas: - Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa।

Paulo em sua carta declarou: "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo।" (Rm 10:9)

A salvação é simples। Todo aquele que deseja ser salvo precisa apenas aceitar Jesus em seu coração como único e suficiente Senhor e Salvador. E a partir daí o Espírito Santo irá dia após dia transformar o seu interior, mudando a sua vida. A salvação é determinada pela fé pessoal somente em Jesus Cristo, não por títulos ou religiões. Nenhuma religião salva o ser humano da condenação eterna, quem salva é Jesus, o Cristo, que é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Muitas pessoas estão procurando salvação em lugares, através de rituais, como se isso fosse salvar a sua alma। Alguns pensam que a caridade ou que seu elevado intelecto irá salvá-lo, que grande tolice. Você que pergunta o que devo fazer para ser salvo, saiba, só Jesus pode salvar-te. Entregue a sua vida hoje mesmo a Jesus e usufrua das suas bênçãos.

Chega de incertezas: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
Em Cristo, meu salvador.
Anderson Vieira

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Um malefício chamado Ansiedade

Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mt 6:34)

A paz de Cristo। Quem poderia dizer que nunca sofreu com a ansiedade? A Ansiedade é uma combinação complexa de sentimentos de medo, apreensão e preocupação. Ela atinge jovens e velhos, ricos e pobres, gênios e medíocres, religiosos e ateus, brancos e negros. Enfim, a ansiedade alcança todas as classes de pessoas em todo o globo terrestre.

A palavra ansiedade tem origem do termo grego anshein, que significa "estrangular, sufocar, oprimir"। E é assim que muitas pessoas ansiosas se sentem: literalmente asfixiadas. A pessoa tomada pela ansiedade sofre por antecipar problemas em sua vida. Muitas vezes ela entra em desespero por algo que nem aconteceu. É como se andássemos desesperados por saber que um dia iremos morrer. A ansiedade tira a paz do coração, rouba noites de sono e geralmente leva as pessoas a agirem sem a orientação adequada.

A ansiedade desvia os nossos olhos do Deus soberano e os coloca nas circunstâncias da vida। A ansiedade é fruto da incredulidade porque quando ficamos ansiosos declaramos com nossas atitudes que Deus não é suficiente para cuidar da nossa vida. Ansiedade é a diferença entre o tempo do querer de Deus e o tempo do nosso próprio querer.

A Bíblia Sagrada diz: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo। Basta a cada dia o seu mal”. (Mt 6:34) – As Sagradas Escrituras nos orientam a esperar no Senhor, a confiar no Pai. O salmista declara: “Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR”. (Sl 27:14) - O apóstolo Paulo diz em sua carta aos filipenses: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças”. (Fp 4:6)

Confiemos plenamente no Senhor e gozemos da Sua paz que excede todo entendimento।

Em Cristo,
Anderson Vieira

quarta-feira, 13 de maio de 2009

3 Verdades sobre o Reino de Deus

Texto áureo: “Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo”। (Rm 14 : 17 NVI)

Introdução
Bem, é verdade que estamos na América do Sul, na República Federativa do Brasil, falamos a Língua Portuguesa, mas a nossa pátria não é esta. Nós que somos o povo separado por Deus, pertencemos à pátria celestial, ao Reino de Deus. Todo aquele que é habitação do espírito de Deus pertence ao Seu reino. Somos todos meros peregrinos nesta terra. Estamos aqui de passagem e já temos uma cobertura reservada no condomínio celestial com ruas de ouro e jaspe. Aguardamos a volta iminente do Noivo, que vem saltando pelos montes pra buscar a sua igreja.
A Bíblia Sagrada, viva e eficaz, nos revela 3 verdades sobre o Reino de Deus, e é sobre isso que quero lhes falar, com o auxílio do Espírito Santo।

1ª Verdade é: O Reino de Deus é JUSTIÇA।

Essa verdade é representada pelo SENHOR que julga com justiça, o Justo Juiz de toda a terra (Gn 18:25b)। O Deus que ama a justiça e odeia a iniqüidade (Sl 45:7). O Todo-Poderoso cujos céus proclamam a Sua justiça. Um Ser supremo que é o Sol da Justiça (Ml 4:2). Um Deus que nos chamou e nos tornou carvalhos de justiça.

A justiça do Reino de Deus age retamente em todas as circunstâncias, já a justiça do homem sem o Espírito Santo não passa de trapo de imundícia, pois ela é guiada por interesses egoístas e visa apenas o ganho, o levar vantagem sobre algo ou alguém (Is 64:6)।

Instrumentos de Justiça - Mas nós, a geração eleita, fomos justificados gratuitamente pela graça de Deus, através da redenção em Cristo Jesus e isso nos possibilitou gozar do Reino de Deus। Nós que antes andávamos em trevas, agora andamos em retidão e justiça porque fazemos parte do seu Reino. Deus quer usar-nos como instrumento de justiça nesta terra. O homem que pertence ao Reino de Deus e é guiado pelo Espírito Santo, tem a justiça do Pai em suas atitudes. Justiça para com o próximo, família, funcionário, irmãos em Cristo e até consigo mesmo. Deus nos convoca para sermos mais justos assim como Ele é justo. Se nós fazemos parte do Reino de Deus devemos andar em conformidade com essa verdade bíblica: JUSTIÇA.

Jesus disse no sermão do Monte: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos। (Mt 5:6)

Injustiçados – E se você pertence ao Reino de Deus e está sendo injustiçado, saiba que o Senhor é o seu justo juiz, Jesus Cristo o seu advogado e o Espírito Santo a sua testemunha, que caminha contigo em todos os momentos. No momento oportuno o Sol da Justiça há de raiar na tua vida.
2ª Verdade é: O Reino de Deus é PAZ।

Essa verdade acerca do Reino de Deus é representada pelo Senhor Jesus। A Bíblia diz em Isaías que um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros e o seu nome será: Maravilhoso conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e PRINCÍPE DA PAZ (Is 9:6). – Jesus disse: Deixo-vos a minha paz. A minha paz vos dou (Jo 14:27). – Jesus disse: Vos disse essas coisas para que em mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo (Jo 16:33).

Jesus ressuscita e quando aparece aos discípulos, a primeira coisa que ele diz é: Paz seja convosco (Jo 20:19)। Quando nos encontramos, saudamos uns aos outros com a Paz do Senhor, porque pertencemos ao mesmo reino, o Reino de Deus.

O Reino de Deus é paz, Jesus é o Príncipe da Paz, o Evangelho é da paz e é a nossa paz (Ef 2:14)। É a paz que excede todo entendimento (Fp 4:7)

O Reino de Deus é paz então devemos viver entre nós em paz, devemos desfrutar dessa paz que o Senhor Jesus nos concede na nossa vida। Digo mais, paz não é um estado de espírito, paz é uma pessoa chamada Messias. Deixemos toda falácia, toda intriga, toda inveja, todo disse me disse e vivamos no Reino de Deus em paz. O mundo pode até estar em guerra, mas o povo santo viverá em paz. E ainda que as circunstâncias sejam desfavoráveis ficaremos em paz, porque Jesus nos dá paz e nos concede vitória.

3ª Verdade é: O Reino de Deus é ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO।

A terceira e última verdade, é a terceira pessoa da trindade, o Espírito Santo। A Sagrada Escritura diz que uma das porções do fruto do espírito é alegria. Neemias declara que a alegria do Senhor é a nossa força. Na 1ª Carta de João, capítulo um, verso 4, o autor diz: “Estas coisas vos escrevi para que a alegria seja completa”. Essa alegria do Reino de Deus não se encontra no mundo, mas no Espírito Santo. Alegria tal que irrompe em meio à tristeza e o desânimo. O Apóstolo Paulo fazia parte do Reino de Deus e mesmo estando preso em filipos, disse: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!”(Fp 4:4) – Só o Espírito Santo é capaz de fazer transbordar a alegria do Reino de Deus em nós. De vez em quando a tristeza vem e dura uma noite, mas a alegria do Espírito Santo vem pela manhã. Alegre-se no Senhor. Não permita que nada roube a sua alegria. Você é integrante do Reino de Deus.

Conclusão
“... aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens”. (Rm 14:18)
Em Cristo,
Anderson Vieira