domingo, 14 de março de 2010

A importância e o poder da oração

Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus. (At 4.31)

A paz de Cristo. O livro de Atos é de uma riqueza de acontecimentos notória e singular. Começa relatando a ascensão de Jesus aos céus, segue com a descida do Espírito Santo, o tão conhecido “Dia de Pentecostes e prossegue apresentando-nos uma igreja primitiva marcada por perseguição, lutas, mártires, mas também por sinais, prodígios, maravilhas, poder, autoridade e oração, muita oração.

Eu mais que ninguém, sempre defendi a tese de que, a Bíblia Sagrada não é um livro de receitas, onde fazendo-se isso ou aquilo se consegue alguma coisa. Mas é inegável que a oração, quando feita com sinceridade e por causas plausíveis, e, principalmente, em conformidade com a Sagrada Escritura, faz com que Deus olhe de forma singular pela nossa súplica.

A Bíblia mostra expressões como: “Orou, Orando, Orava, Orai, Orar, Oraram”, entre outras para destacar a importância da oração. Vários acontecimentos bíblicos tiveram como presságio a oração. Logo, é impossível não fazer uma associação entre a oração e o agir do Senhor. Alguns textos expressam essa verdade: “Muito pode em seus efeitos a oração feita por um justo”. (Tg 5.16b) – “e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis”. (Mt 21.22).

O texto em destaque, Atos 4.31, também sinaliza para essa capacidade que a oração possui de mover o coração de Deus em favor dos santos. O texto diz que “tendo eles orado”, ou seja, a igreja levantou um clamor, e devido a isso ocorreu um abalo sísmico, sim, houve um terremoto, o lugar tremeu, e diz mais o texto, “todos ficaram cheios do Espírito Santo”, aqui eu li e reli várias vezes, a palavra é mesmo “TODOS”, ou seja, ninguém ficou de fora, todos foram cheios do Espírito Santo de Deus e como resultado desse avivamento, passaram a anunciar a palavra de Deus com intrepidez. Aleluia.

Uma oração gerou um terremoto e revestimento de poder. Quando leio um texto como este entendo porque Paulo disse aos Tessalonicenses: “Orai sem cessar”. É óbvio, é simples, se vocês priorizarem a oração, experimentarão o poder de Deus e farão prodígios e maravilhas.

Pedro orava, Paulo orava, Jesus orava, a igreja primitiva orava, por isso, a igreja contemporânea também deve orar. O cenário que a igreja primitiva enfrentou só poderia ser vencido por meio do poder da oração. E em nossos dias não é diferente, caso não venhamos urgentemente priorizar a oração em nossas congregações e, principalmente, nós mesmos orarmos, acabaremos experimentando o que a Europa e Estados Unidos já estão contemplando, uma falência espiritual onde templos estão sendo fechados e transformados em boates e pubs.

Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos estão atentos à sua oração. (1 Pe 3.12) – Creio que o avivamento que esperamos virá quando disserem à nosso respeito essas palavras: “Tendo eles orado”.

Já orou hoje?

Em Cristo,
Anderson Vieira