sexta-feira, 26 de março de 2010

O valor do Ensino das Escrituras

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ENSINANDO-OS a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século. (Mt 28.19-20 – Grifo meu)

A paz de Cristo. Ao aparecer ressurreto aos seus discípulos na Galiléia, Jesus transmitiu a eles instruções de extremo valor. É interessante ressaltar que as palavras do Rabi foram no imperativo: Ide e fazei, batizando-os e ensinando-os. Foco o presente texto na palavra “ensinando-os”, em especial, ao ensino das Sagradas Escrituras.

Glorifico a Deus porque tenho visto um enorme número de conversões de almas nos últimos anos em cruzadas evangelísticas, programas de TV evangélicos, shows de cantores gospel e nas igrejas. Mas ao mesmo tempo pergunto a mim mesmo se tais pessoas estão sendo discipuladas e ensinadas acerca da Palavra de Deus.

Quando uma pessoa recebe a Jesus como Único e Suficiente Salvador, ela é como um tronco de madeira, mas conforme essa pessoa vai sendo discipulada por meio do ensino da Bíblia Sagrada, o Carpinteiro Jesus vai moldando o seu caráter e então ela se torna um utensílio de bom uso na Casa de Deus.

Jesus deu essas instruções porque sabia que sem o ensino bíblico as pessoas seriam presas fáceis de homens mal intencionados, aproveitadores, mercadores da fé.

Por que temos tantas pessoas que não se firmam em igrejas, cristãos infrutíferos, apagados e que, já deixaram de ser sal e passaram a ser pisados pelos homens? É simples. A maioria dessas pessoas não foi ensinada. Muitas delas apenas aceitaram Jesus, foram batizadas nas águas, mas não freqüentam Escola Bíblica Dominical, não realizam estudos no aconchego do lar, nem são discipuladas por alguém com mais experiência das Escrituras. E o resultado é uma fé superficial, sem raízes, sujeita a todo vento de doutrina. Todo jovem Timóteo precisa de um Paulo. O próprio Jesus disse que o povo perece porque não conhece as Escrituras e nem o poder de Deus.

Continuemos a anunciar Jesus para que vidas sejam salvas, a batizar em nome da Trindade, mas jamais nos esqueçamos da importância do ensino bíblico. Encerro com as palavras de Paulo ao jovem pastor Timóteo: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. (2 Tm 3.14-17)

Sola Scriptura.

Em Cristo,
Anderson Vieira