terça-feira, 8 de junho de 2010

Plenitude do Tempo

Então perguntou a Jessé: “Estes são todos os filhos que você tem?” - Jessé respondeu: ”Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas”. - Samuel disse: “Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer enquanto ele não chegar”. (I Sm 16.11 NVI)

A paz de Cristo. Se ao homem fosse dado poder ilimitado, creio piamente que uma das coisas que ele manipularia seria o fator tempo. Salomão, no livro de Eclesiastes, capítulo 3, diz que para tudo há uma ocasião certa e um tempo determinado. Há um tempo para tudo. Estamos algemados ao tempo e as chaves dessas algemas foram lançadas num precipício.

A vida humana é limitada pelo tempo, pelo menos essa vida terrestre, já a celestial é infinita, graças a Deus por isso. O tempo é implacável. Mas ao olhar para a carta magna, a Bíblia Sagrada, entre os muitos exemplos de homens de Deus que souberam lidar com o fator tempo, Davi é um deles, ficando atrás, para mim, apenas do pai da fé, Abraão.

Davi não apenas sabia lidar com o tempo como foi agraciado por Deus no tempo oportuno. Quando Samuel vai a Belém, a mando de Deus, ungir um dos filhos de Jessé, para suceder Saul, então Samuel apressadamente pensa que o sucessor seria Eliabe, mas não, nem tampouco Abinadabe, Samá e os demais. Davi está apascentando as ovelhas no campo enquanto o profeta não vê a hora de ungir o futuro rei. Mas Deus tinha um projeto perfeito bem como a hora perfeita e por isso Samuel mandou chamá-lo e o ungiu, e diz a Bíblia que a partir daquele dia (olha o fator tempo), o Espírito do SENHOR apoderou-se de Davi. Se foi a partir “daquele dia”, então podemos entender que o Espírito do SENHOR não havia se apoderado antes, o texto é claro, óbvio.

Mas apesar da promessa de Deus e de ter sido ungido, Davi teve que esperar para sentar no trono de Israel, teve que esperar e passou por momentos de muito sofrimento. Foram muitos anos de espera e quando Davi teve a chance de abreviar o tempo do seu chamado por meio do assassinato de Saul, não o fez, preferiu esperar o tempo Kairos se cumprir.

O grande problema dos cristãos é que a maioria rejeita a história de vida de Davi, de Abraão, de Calebe, e até mesmo do próprio Jesus que diz a Escritura Sagrada: “Quando foi a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher”. (Gl 4.4) – Nem mesmo Jesus, sendo o Deus filho atropelou o tempo.

Quantas são as vezes que queremos tomar o relógio de Deus. Nossas orações muitas vezes dizem termos como: tem que ser hoje Senhor, é pra já Papai, se não fizer agora não precisa mais. E quando o cristão é tomado pela ansiedade e não se sujeita ao tempo de Deus, é só desastre. Casa com a pessoa errada; vai para o ministério despreparado; mete os pés pelas mãos.

Sabe o que eu aprendo com Davi? Quando chega a nossa hora, seja em qual área for, nada impede o agir de Deus. Seja profissional, relacionamento, financeiramente, ministerialmente, Deus jamais se atrasa.

Continue esperando em Deus meu irmão, minha irmã, a sua hora vai chegar:

• Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Is 40.31)
• Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. (Is 64.4)
• Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá. (Mq 7.7)
• Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hb 11.1)

Em Cristo,
Anderson Vieira