segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Esboço Sermão:Unidade da Igreja - Estabeleça antes que seja tarde!

Leitura texto áureo: Atos 2.42-44 (NVI)

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se UNIDOS e tinham TUDO em COMUM”.

Introdução

Um reino dividido contra si mesmo não subsiste, disse o Senhor Jesus (Lucas 11.17).

O apóstolo Paulo, o maior escritor do Novo Testamento dá grande ênfase à questão da unidade da Igreja, dirigindo-se aos efésios disse que eles deveriam se esforçar diligentemente para preservar a unidade do Espírito, pois há um só corpo e um Espírito, uma só esperança, um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. (Efésos 4.3-6)

Em sua carta endereçada aos Filipenses, o apóstolo Paulo declara: “...completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo sentimento”. (Filipenses 2.2)

Em sua carta à Igreja de Corinto, o apóstolo Paulo aborda diversos assuntos de extrema importância, entre eles a falta de unidade por parte dos coríntios, as divisões:

“Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente UNIDOS, na mesma disposição mental e no mesmo parecer”. (1 Coríntios 1.10)

Uns estavam dizendo que eram de Paulo e outros de Apolo, gerando divisões na igreja, contendas e desunião. Tal fato levou Paulo a admoestá-los severamente. (1 Coríntios 3.1-7)

Quando um assunto aparece várias vezes nas Escrituras Sagradas é porque Deus espera que não passe despercebido diante dos nossos olhos, é um sinal de alerta.

Contextualização

Infelizmente temos vivenciado um momento onde as igrejas contemporâneas estão sem unidade, divididas por denominações, interesses, modos de pensar diferentes, conflitos teológicos, entre outras coisas. É cada um por si. Líderes passaram a se ver como concorrentes uns dos outros.

A Igreja Primitiva também tinha muitos problemas, mas a unidade estava estabelecida. Inclusive, igreja que não tem problemas pode ser tudo, menos igreja.

Desenvolvimento

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se UNIDOS e tinham TUDO em COMUM”. Atos 2.42-44 (NVI)

A Igreja Primitiva tinha discernimento acerca da importância, do valor da unidade, e isso fez toda diferença. E essa unidade estava alicerçada em 04 pontos fundamentais:

a)Unidade na fé em Jesus Cristo;

A Igreja Primitiva, liderada pelos apóstolos, estava unida em declarar que Jesus Cristo havia vencido a morte, ressuscitado ao 3° dia, estado com eles durante 40 dias, ascendido ao céu e posteriormente enviado o Espírito Santo, revestindo-os de poder e autoridade no Dia de Pentecostes. A unidade estava depositada na pessoa bendita de Cristo Jesus. Eles tinham consciência de que o testemunho acerca do Mestre dito por todos impactaria Jerusalém, Samaria e os confins da terra. E graças a essa unidade, o evangelho chegou até nós. A unidade não estava em assuntos como prosperidade, isso ou aquilo, mas em Jesus Cristo. Era pregado em unidade um evangelho cristocêntrico e não humanista.

b)Unidade na Comunhão;

O Senhor Jesus instruiu muito bem os apóstolos acerca da importância da comunhão, que tinha o seu ápice na ceia do Senhor. Não é por acaso que o salmista declarou: Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em comunhão (Salmo 133). A igreja deve ser um lugar de comunhão, amor, paz e alegria, onde a família de Deus tem prazer em estar reunida, em unidade, para adorar e bendizer ao SENHOR.

c)Unidade nas Adversidades;

A Igreja Primitiva enfrentou perseguições, os primeiros cristãos foram açoitados, decapitados, cerrados ao meio, aprisionados, oprimidos, crucificados, mas devido ao fato da igreja estar unida em meio às adversidades, conseguiu superar todos os obstáculos. Com unidade nas adversidades, a força, o vigor, o poder de Deus se manifestavam cada vez mais. Parece que quanto maior era a perseguição e a opressão, mais a igreja se fortalecia e mais unida se tornava. “O cordão de três dobras não se rebenta com facilidade”. (Eclesiastes 4.12)

d)Unidade na Oração.

Aqui está um dos grandes segredos da Igreja Primitiva, a prioridade da oração. Igreja que não tem unidade na oração está fadada ao fracasso, à apostasia, à ausência da manifestação do poder de Deus.

Uma igreja que não ora em unidade é como um pescador que vai pescar sem isca, é como um soldado que vai pra guerra sem munição, é algo simplesmente absurdo, não tem chance de dar certo.

Em atos 4.31, quando os cristãos reunidos e unidos em um propósito fazem uma oração a Deus, simplesmente aconteceu um terremoto no lugar e todos ficaram cheios do Espírito Santo.

Unidade na oração significa revestimento de poder e autoridade para a igreja.

E não podemos deixar de olhar a Unidade do Deus único – A doutrina da trindade exige que demos honra igual a cada uma das três pessoas distintas na unidade do Deus único. Os três são um: Pai, Filho e Espírito Santo. Se o próprio Deus atua em unidade por que a igreja insiste em estar dividida?

Conclusão

Priorizar a unidade no Corpo de Cristo é uma questão de sobrevivência no reino espiritual.

Em Cristo,
Anderson Vieira