segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Mortos para o pecado, vivos em Cristo

Introdução (Rm 6.1-11)

O mundo encontra-se morto em seus delitos e pecados. Acredito que vivemos um momento de falência espiritual generalizado. A podridão do pecado tem impregnado o mundo com seu aroma fétido. A ausência de comunhão com Deus por parte deste mundo que jaz no maligno, leva a sociedade a um estado de putrefação espiritual, onde o ser humano tem sido carcomido por vermes em túmulos a céu aberto. Há cheiro de morte espiritual por todos os lados devido à incredulidade da criatura em relação ao seu Criador.

Agora, aqueles que têm o Senhor Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, e nasceram de novo da água e do Espírito, também estão mortos, porém não mortos espiritualmente, mas mortos para o pecado, mortos para o seu “eu” e mortos para esse sistema mundano capitaneado por Satanás. Certo teólogo disse: “Santo é aquele que exagera aquilo que o mundo negligencia."

A grande questão é que deveríamos estar mortos para o pecado, mas insistimos em permanecer vivos. Permitimos que a natureza terrena exerça domínio sobre nós.

O apóstolo Paulo aos Colossenses escreveu: “Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria”. (Cl 3. 3; 5)

Aos Filipenses, Paulo escreveu: ”...porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”. (Fp 1.21)

Aos Efésios, Paulo escreveu: “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo...”. (Ef 2.1-2)

E aos Gálatas, Paulo escreveu: “Fui crucificado com Cristo. Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”. (Gl 2.20)

Desenvolvimento

A Bíblia Sagrada é clara com relação ao morrermos para o pecado já que Cristo vive em nós. Mas o que implica “esse” viver em Cristo? Em um universo infinito, quero dar 05 exemplos do que significa viver em Cristo:

a) Viver em Cristo implica em repudiar o pecado e parecer-me com o meu salvador. Ser santo.

“Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador”.
(Cl 3.8-10)

b) Viver em Cristo implica em suportar, perdoar e amar como Cristo amou.

“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito”.
(Cl 3.13-14)

c) Viver em Cristo implica em ter paz no coração, viver em comunhão e com gratidão.

“Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos”.
(Cl 3.15)

d) Viver em Cristo implica em ter uma vida alicerçada na Bíblia Sagrada e com muitos louvores a Deus.

“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração”.
(Cl 3.16)

e) Viver em Cristo implica em dar bom testemunho.

“Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai”.
(Cl 3.17)

Conclusão

Não podemos permitir que o pecado domine os nossos corpos, fazendo com que obedeçamos aos seus desejos. Devemos morrer para o pecado e viver uma vida santificada. Ofereçamo-nos a Deus como quem voltou da morte para a vida, consagrando o nosso viver a ELE. Temos que morrer para o pecado a fim de que possamos nascer para Cristo.

Anderson Vieira,
Morto para o pecado, vivo em Cristo.