segunda-feira, 11 de abril de 2011

Após o Juízo Final pra onde você vai: Céu ou Inferno?

“Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo”. (Ap 20.11-15 Genebra)

A paz de Cristo. As pessoas estão muito ocupadas com o hoje, com o agora, e, dificilmente param pra refletir acerca de onde passarão a eternidade. Todavia, a Bíblia Sagrada orienta que independente de pensarmos no assunto ou não, todos nós, ricos e pobres, orientais e ocidentais, negros e brancos, justos e ímpios, todos se apresentarão diante do trono branco de Deus para serem julgados por suas obras. Será o juízo final e depois se segue o destino eterno. Para os justos, o céu, para os ímpios, o inferno. A pergunta central desse sermão é: Após o juízo final onde passaremos a eternidade? No céu ou no inferno?

Comecemos a falar do inferno.
Muitos negam a realidade do inferno, outros acreditam em sua existência, porém pensam enganosamente que conseguirão escapar da condenação eterna mesmo sem entregar a sua vida a Jesus Cristo, o salvador.

A cantora pop Lady Gaga discutiu com um jovem que estava entregando panfletos com mensagens religiosas na porta no estádio onde ela se apresentaria. Gaga estava chegando ao local quando foi abordada pelo rapaz que lhe entregou um cartão com os dizeres: "Passe livre para sair do inferno". A cantora ficou indignada e começou a questionar o que o jovem cristão estava fazendo no local, indagando se para sair do inferno bastava apenas imprimir cartões. O caso foi relatado pela cantora no meio do show, ela disse que depois de questioná-lo ele se irritou e disse que ela iria para o inferno. Nervosa, Lady Gaga respondeu: "Então abram os portões, pois todos os fãs irão comigo!" Em uma coisa Lady Gaga tem toda razão, como disse Millard Erickson: “Deus não manda ninguém para o inferno. Experimentar a agonia do inferno é a escolha do homem”. Segundo a Bíblia, não podemos excluir a responsabilidade do homem na sua própria condenação.

Ocorre que, a doutrina bíblica do inferno tem sido negligenciada até mesmo no meio do povo de Deus. Ora por ignorância, ora por incredulidade, ora pelos dois.
C. S. Lewis disse: “Não há nenhuma doutrina que eu removeria de mais grado do cristianismo do que isto, se eu tivesse o poder. Mas essa doutrina tem o pleno apoio das Escrituras, e, sobretudo, das próprias palavras do nosso Senhor”.

A palavra inferno aparece nas Escrituras por 30 vezes, porém não foi registrada a mesma palavra para inferno em todas as passagens. Nas palavras em hebraico e grego que traduzidas significam inferno temos: hades, sheol, gehenna e tartaroo.

Jhonatam Edwards, em seu sermão “Nas mãos de um Deus irado”, definiu o inferno como: “O inferno é uma ira eterna. Já seria algo terrível sobre o furor e a cólera do Deus Todo-Poderoso por um momento. Mas quem for para o inferno terá de sofrer por toda eternidade. Essa intensa e horrenda miséria não terá fim. Será castigo infinito. A dor irá devorar os pensamentos e assombrar as almas. O abismo está preparado, o fogo está pronto, a fornalha incandescente está ardendo pronta para receber os ímpios”.

03 definições do inferno:

a) Inferno é um lugar de ausência total do favor de Deus, sem amor, esperança e misericórdia. É lugar de “morte eterna”;

b) Inferno é um lugar de completo domínio do pecado, tormento, densas trevas enchidas de um choro angustiante, ranger de dentes, castigo eterno.

c) Inferno é o lugar do castigo divino, manifestação da “ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens” na sua expressão máxima e final (Rm 2.5-7).
Agora, falemos do destino eterno dos justos: O céu.

Céu no seu sentido mais importante é o lugar da habitação de Deus. É o local onde aqueles que tiverem seus nomes inscritos no Livro da Vida passarão a eternidade. É a pátria real dos santos, pois lá deixaremos de ser peregrinos.

Definições do céu:
a) Céu é a “Nova Jerusalém” (Ap 21.2), como cidade é lugar de permanência eterna. É lugar de comunhão, esplendor e glória de Deus (Ap 21);

b) Céu é um lugar de amor, alegria e celebração (Ap 19.9; 21.2; 9-14; Ef 5.27);

c) Céu é lugar de completo livramento do pecado. Teremos santidade completa e seremos semelhantes a Cristo (I Jo 3.2; Rm 8.29). Todas as consequências do pecado serão banidas, e a vida será de gozo abundante.

d) Céu é lugar de comunhão irrestrita com Deus. A comunhão do salvo será plena no céu e veremos a face do SENHOR, a alegria será permanente.

e) Céu é lugar de isenção do mal natural. Não haverá mais choro, doença ou morte (Is 25.8; Ap. 7.17; 21.4). Não haverá mais maldição.

f) Céu é lugar de louvar e adorar a Deus todo o tempo (Ap 5.9; 12.10; 14.3).

g) No céu, todas as promessas serão cumpridas na sua plenitude. Um lugar onde a santidade e a felicidade serão plenas na presença de Deus e de Jesus Cristo. Ali os salvos viverão para todo o sempre.

Conclusão

Duas atitudes devem ser tomadas a partir dessa mensagem da parte de Deus:

a) Tanto o inferno como o céu é uma realidade – e tanto para escapar de um como para entrar no outro é preciso arrepender-se dos pecados e crer em Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador de sua vida, tendo o seu nome inscrito no Livro da Vida sendo livre da condenação eterna. (Jo 1.12; 3.16)

b) Quem já entregou a sua vida para Jesus Cristo deve se manter vigilante e ao conhecer de forma clara acerca do inferno, deve tomar posição e falar de Jesus para familiares, amigos e todos quanto puder a fim de que, essas pessoas aceitando a Jesus não sejam condenadas a ir para o inferno.

Deus guarde a nossa vida e que diligentemente caminhemos com as nossas atitudes rumo ao céu e não ao inferno.

Em Cristo,
Anderson Vieira