terça-feira, 20 de setembro de 2011

Deus é capaz de restaurar a sua família

Introdução
A paz de Cristo. Forças hostis e tenebrosas conspiram contra a família e a encurralam de todos os lados, com o firme propósito de aniquilá-la. A família tem se transformado, muitas vezes, em campo de guerra, em arena de brigas e mágoas e em cenário de decepção, desencanto e traição.

Em muitos lares a alegria da comunhão já morreu, o diálogo acabou, o fogo da devoção a Deus se apagou e o altar do culto doméstico está em ruínas, coberto de cinzas. A família está sendo invadida por valores relativos e mundanos e envelopada pela mídia hedonista que despeja sobre os lares um veneno devastador e mortal. Muitos casamentos estão naufragando, vitimados pelo acidente trágico do divórcio, causado pela infidelidade, pela decepção e pela falência dos sonhos de uma vida feliz, deixando feridas profundas na vida dos filhos, que vivem o drama de serem filhos órfãos de pais vivos, afastados de seus pais, quando mais precisam deles.

Nesse contexto de convulsão social é necessário buscar a Deus e clamar por um avivamento na família, pois cremos que só em Deus está a cura e a restauração para ela. Deus pode curar feridas, restaurar casamentos, converter o coração dos filhos aos pais, derramar amor no coração dos conjugues, capacitá-los para perdoar e dar-lhes uma nova disposição para investir tudo na restauração da família.
Desenvolvimento

Deus pode restaurar a sua família. Vejamos a família de Jó.

Quem era Jó?
Jó era um homem bem-sucedido, temente a Deus. Realizado financeiramente. Tinha uma vida moral ilibada. Era elogiado por Deus. Era um pai extraordinário que tinha boa comunicação com os filhos e orava por eles constantemente às madrugadas. Era um homem integro.

Satanás, porém, questionou a integridade de Jó e Deus permitiu que ele fosse provado. Satanás atingiu cinco áreas vitais da família:

1. Finanças;
2. Filhos;
3. Saúde;
4. Casamento;
5. Amizades.

Finanças
Jó perdeu todos os seus bens. Ele foi à falência. Ele ficou arruinado financeiramente.

Filhos
Jó perdeu seus dez filhos, esmagados e soterrados por um terremoto, num dia de festa e celebração da família. Esse pai, com o coração apertado vai para o cemitério sepultar todos os seus filhos num único dia.

Saúde
Se isso não bastasse, seu corpo foi ferido dos pés a cabeça por uma enfermidade devastadora. Tumores malignos cobriram a sua pele. Seu corpo apodrecia. Ele raspava suas feridas com cacos de telha. Da sua pele enegrecida e do seu corpo encarquilhado exalava-se um mau cheiro repugnante. As pessoas o praguejavam e cuspiam nele. Sua dor era atroz. Seu choro era constante. Desejou morrer antes de ter nascido. Amaldiçoou o dia do seu nascimento e suspirou ter encontrado os seios da sua mãe secos de leite, para morrer de fome na sua infância. Mas, a fúria de Satanás ainda ardia contra Jó.

Casamento
A esposa de Jó, desestruturada, revolta-se contra Deus. Ergue seus punhos contra os céus. Deixa de ser aliviadora de tensões para ser uma algoz do seu marido. E pede que Jó amaldiçoe a Deus e morra.

Amizades
A Jó, só lhe restavam os amigos. Eles vêm de longe, solidarizam-se com ele na sua dor, mas ao tentarem encontrar respostas para o seu sofrimento, impelem contra ele acusações pesadas e levianas. Acusam-no de adúltero, de ladrão, de opressor, de insolente, de hipócrita, de louco. Em vez de consoladores, tornaram-se carrascos.

Conclusão
A família de Jó estava destruída. Estava no fundo do poço. Das profundezas da sua angústia, Jó ergueu ao céu dezesseis vezes a pergunta: Por que? Por que estou sofrendo? Por que perdi os meus filhos? Por que minha dor não cessa? Por que o Senhor não me mata? Por que o Senhor não responde as minhas orações? Jó lança para Deus mais de 30 vezes sua queixa amarga.

A família de Jó estava num nevoeiro denso. Estava precisando de um avivamento. Então, do meio das trevas da dor, surge a luz da esperança. Do caos brotou a restauração. Do deserto, uma fonte de esperança começou a jorrar. Deus se revelou a Jó. Mostrou-lhe sua soberania e seu controle sobre todas as coisas. Jó compreendeu que os desígnios de Deus não podem ser frustrados (42.2). Deus converteu em benção toda maldição que o diabo lançou sobre Jó e sua família. Tudo o que o diabo tomou de Jó, Deus lhe restituiu:

1. Deus restaurou os bens de Jó (42.10). Ele ficou o dobro mais rico. Seus negócios prosperaram. Seus empreendimentos deram certo. A benção de Deus o enriqueceu.

2. Deus restaurou a saúde de Jó (42.14,17). Deus o curou de todas as suas enfermidades. Ele viveu mais cento e quarenta anos e viu sua descendência se prolongar na terra.

3. Deus restaurou o seu casamento (42.12,13). Aquela mulher amarga e revoltada foi curada por Deus e eles tiveram uma linda história de amor.

4. Deus restaurou os filhos de Jó (42.13-14). Deus lhe deu outros dez filhos. Agora, Jó tem dez filhos no céu e dez filhos na terra.

5. Também Deus restaurou os amigos de Jó (42.7-9). Deus os fez ver a loucura e a injustiça que haviam cometido contra Jó.

Hoje Deus pode fazer também um milagre na sua vida e na sua família. Deus quer restaurar as finanças do seu lar. Ele quer salvar os seus filhos. Ele pode curar as suas enfermidades. Ele quer abençoar o seu casamento. Hoje e dia de restauração para o seu lar. Agora é o tempo de buscar um avivamento para a sua família!

Em Cristo,
Anderson Vieira