terça-feira, 8 de novembro de 2011

A importância da Santificação

Nas Sagradas Escrituras, o termo santificar significa: “ser consagrado”, “santo”, “separado”. A santificação é a ação do Espírito Santo na vida do crente, separando-o e purificando-o para adorar e servir ao Senhor. Por meio dela, o Espírito Santo aplica à vida do crente a justiça e a santidade de Cristo, com vistas ao seu aperfeiçoamento.

As Escrituras ensinam que o homem que serve a Deus deve viver uma vida de santidade. "Santo" vem do grego "Hágios" e do hebraico “Kadosh”, significa nas duas línguas originais "separado, puro, sagrado". Santo é aquele que foi separado por Deus e para Deus; por isso mesmo o sentido moral e ético da palavra não pode ser esquecido. Santificar é tornar santo.

1. A santificação. A vontade de Deus para a vida do crente é que este seja santo. (Lv 19.2/ 1 Pe 1.16/ Hb 12.14)

2. A nova vida. Segundo as Escrituras, o crente não apenas foi ressuscitado com Cristo, como também participa da natureza divina. Ele possui uma nova vida proveniente de Cristo e em Cristo. Portanto, ser cristão implica uma mudança radical de vida (2 Co 5.17), que inclui o repúdio ao “velho eu” e ao pecado.

3. Santidade e novidade de vida. A santidade não isola o crente do convívio social; pelo contrário; é demonstrada em nossos relacionamentos cotidianos (1 Pe 1.15). Entretanto, não basta deixarmos a conduta da vida passada; é necessário passar a viver a nova vida em Cristo (Rm 6.4). Isto significa que não é suficiente deixar de mentir; é necessário dizer a verdade (Ef 4.25-32). Não basta despojar-se do “velho homem”; é essencial vestir-se do novo (Ef 4.22-24). A santificação é viver de acordo com a nova vida que recebemos.

Conclusão

A Palavra de Deus é enfática em afirmar que o homem que depende unicamente dos seus esforços para se santificar está fatalmente condenado ao fracasso. Se o homem não estiver em Cristo e não contar com a presença do Espírito Santo para suplantar suas tendências carnais, continuará resistindo a Deus; continuará distante do caminho da santificação e fora da dimensão do Espírito Santo.
Você já vive a nova vida em Cristo? Ele é o Senhor de todo o seu viver? Pense nisso.

“O mesmo Deus da paz vos SANTIFIQUE em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. (1 Ts 5.23)

Em Cristo,
Anderson Vieira