sexta-feira, 13 de maio de 2011

Nicodemos e o Novo nascimento: processo de desconstrução

Introdução (Jo 3.1-16)

“Seita dos Fariseus”

Os fariseus eram um grupo religioso que se originou dois séculos antes de Cristo. Eram os partidários da mais importante escola judaica, de caráter religioso. Diferenciavam-se dos demais judeus pelo rigoroso apego ao cumprimento dos rituais, no exercício de uma religiosidade apenas exterior. Nenhum inimigo de Cristo era mais persistente que a seita dos fariseus. Os fariseus eram as autodesignadas autoridades sobre a lei de Moisés. Foram severamente repreendidos por Jesus, que os chamou de "hipócritas", "insensatos", "condutores de cegos", "sepulcros caiados", "serpentes", e "raça de víboras". (Mt 23.1-39)

Jesus disse que os fariseus eram hipócritas, pois por fora aparentavam espiritualidade, mas por dentro estavam cheios de ossos e de todo tipo de imundície e maldade. (Mt 23.27) - Jesus disse: “Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia” (Lucas 12.1)

A palavra “filactério” significa “salvaguarda, conservante”. Os judeus usavam o termo para pequenas caixas de couro em que colocavam certas passagens da Escritura. Eles amarravam essas caixinhas nos braços e na testa e as pregavam na entrada das portas. Essa tradição criada por homens era resultante de uma interpretação literal de Dt 6.8. Os fariseus “alargaram seus filactérios” deixando suas caixas maiores do que as de outras pessoas. Os fariseus faziam suas franjas memoriais mais longas do que as dos demais judeus. Eram legalistas e promoviam a si mesmos.

Características de Nicodemos
A este grupo denominado “fariseus” é que Nicodemos fazia parte. Nicodemos era um homem iminente, um dos principais dos judeus, poderoso, culto, mestre da Lei, integrante do Sinédrio e exercia papel político e religioso, sendo influente entre o povo e Roma. Devido à sua alta posição, avaliava seus passos cuidadosamente. O nome “Nico-odemos significa imagem do povo". Em suma reflete a imagem do povo, uma vida de aparência, da auto-preservação, das fisicalidades, da estética moral, religiosa e comportamental.

O encontro entre Nicodemos e Jesus
Nicodemos com certeza ouviu falar de Jesus, em algum momento provavelmente lhe viu em ação no meio do povo e, motivado por tais fatos, de alguma forma que a Bíblia não conta, ele vai ter com Jesus durante a noite.

Desenvolvimento
Nicodemos como imagem do povo, verdadeiramente representa o estereótipo de vários tipos de pessoas da sociedade, e até mesmo, se trouxermos para os dias atuais e para a igreja contemporânea, detectaremos vários exemplos comportamentais:

Preservadores da auto-imagem: Nicodemos veio ter com Jesus à noite, pois por ser um fariseu, ser visto com Jesus à luz do dia implicaria em descrédito junto à seita da qual era integrante. Nicodemos estava preocupado com o que as pessoas e o grupo religioso do qual fazia parte pensariam a seu respeito. Simbolicamente podemos entender que Nicodemos era uma pessoa que vivia nas trevas e que agora encontrara a luz que é Jesus. (Jo 8.12) - Há muitas pessoas que estão mais preocupadas com o que as pessoas e a sociedade pensam a seu respeito do que com o que Deus pensa a seu respeito.

Religiosos: Nicodemos em suas primeiras palavras no diálogo com Jesus revela que sua fé está pautada na causa e efeito, naquilo que se vê, nos sinais que Jesus fazia. E mesmo tendo visto os sinais e declarando que Jesus era Rabi, veio ter com ele às escuras. A religiosidade não se atenta para a humanidade, mas para os processos, métodos. A religiosidade consiste em palavras, mas não em atitudes. O que Nicodemos diz não está em conformidade com as suas atitudes. Há pessoas que conhecem a Bíblia Sagrada, mas não estão dispostas a conhecer o Deus da Bíblia. São pessoas que até ouvem a pregação da palavra de Deus, mas não colocam aquilo que ouviram em prática. São pessoas que até falam de coisas espirituais, mas não vivem. Dizem façam aquilo que eu falo, mas não façam aquilo que eu faço. Isso se chama “hipocrisia”. Religiosidade mata.

Admiradores do Evangelho: “Ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes”. Nicodemos ficou espantado com os milagres de Jesus. Há muitas pessoas que admiram os milagres que Deus faz, creem inclusive que Deus opera milagres; outros querem experimentar e precisam de um milagre, mas não estão dispostos a ter um relacionamento com o Deus dos milagres. Não estão dispostos a abraçar o evangelho de Cristo.

Uma Fé lógica: “... se alguém não nascer de novo”. Nicodemos estava tão acostumado à causa e efeito que ao ser confrontado com uma questão que envolvia a fé genuína e que quebrava paradigmas, mesmo sendo mestre em Israel, ficou sem resposta. Um Deus que para ser acreditado passa por evidências da razão é de duvidar-se, visto que o reino de Deus implica num processo de desconstrução da lógica, da razão, levando-nos a mergulhar no rio do Espírito e exercício da fé, cuja base está naquilo que se espera e se não vê, no irracional, ilógico. Nascer da água e do Espírito significa ser gerado por Deus, criado, algo de dentro pra fora, contemplar a dimensão de Deus, o mundo espiritual e não um mundo racional, quântico e previsível. Não existe cartilha ou manual para o novo nascimento, o vento sopra onde quer, depende exclusivamente do gerador: DEUS.

Pessoas que abrem mão de sua posição social, abrem mão de tudo por Jesus Cristo: Em João 7.50 e 51, Nicodemos ainda preso à lei age com imparcialidade em relação à Jesus. Porém, em João 19.38 a 40, Nicodemos juntamente com José de Arimatéia, sepultam o corpo de Jesus. Agora, diferentemente daquele encontro sorrateiro, Nicodemos mostra a sua face, expõe-se verdadeiramente, abandona a legalidade e se joga literalmente no Rio da graça de Deus. Agora sim, Nicodemos nasce da água e do Espírito, é gerado nas entranhas do Deus de seus antepassados e contempla o início do acontecimento que abalaria o planeta, a morte de Jesus e posteriormente, a sua vitória sobre a morte.

Conclusão
Passar pelo processo de desconstrução e experimentar o novo nascimento é possível hoje mesmo, agora mesmo. Basta entregar-se, render-se ao Cristo e a gestação começará. Você está disposto a passar por um processo de desconstrução e entrar para as fileiras da causa de Cristo? Deus te chama para nascer da água e do Espírito.

Em Cristo,
Anderson Vieira