quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sermão “3 Fases na vida de um líder cristão”

Introdução

Texto áureo

“E, CONVOCANDO os seus doze discípulos, DEU-LHES VIRTUDE E PODER sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E ENVIOU-OS a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos”. (Lc 9.1-2 ACF – Grifo meu)

Desenvolvimento

1ª Fase – Chamada ao Ministério. Ele se torna um Ministro/Huperétes.

“E, CONVOCANDO os seus doze discípulos...”

"Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus". (1 Co 4.1 ACF)

“Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda”. (At 26.16 ACF)

Servo é oriundo do grego DOULOS, que também significa ESCRAVO, que é sinônimo de HUPERÉTES.

Huperétes designava nas embarcações comerciais da época, o remador escravo, da terceira fileira de remadores (a última, de cima para baixo) nos navios trirremes (Embarcação grega da Antiguidade, impelida por remos, armados em três pavimentos (três ordens), e eventualmente por uma vela redonda).

O huperétes era um tipo de escravo “remeiro” que remava no terceiro compartimento, o mais inferior do navio. No primeiro ficavam os oficiais. No segundo compartimento, os comuns, no terceiro, os escravos que remavam e não apareciam. O termo traduzido por “ministro” traz a conotação de um servo neste sentido.

A galé pode designar qualquer tipo de navio movido a remos.

Ministro que é huperétes faz assim, rema no fundo da embarcação e deixa os louros para o capitão Jesus Cristo.

Os escravos eram amarrados na embarcação assim que entravam nelas. Quando um escravo entrava na galé ele dava adeus à sua vida, pois agora era huperétes até a morte. As correntes eram para garantir que nunca fugiriam, que não abandonariam a embarcação e que morreriam no caso de naufrágio.

Suas vidas pertenciam ao capitão da embarcação e o tal fazia deles o que melhor lhe parecesse. Isso é ser ministro e Paulo sabia bem. Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim (Gl 2.20). Não temos vida própria, pois a vida que vivemos na carne a vivemos no Filho de Deus. Ele morreu a nossa morte para que pudéssemos viver a sua vida, então agora para o ministro o viver é Cristo e o morrer é lucro.

Abraão e Sara foram chamados para formar um povo;
Moisés foi chamado para ser o libertador do povo de Deus;
Josué foi chamado para liderar o povo e conquistar a terra prometida, substituindo Moisés que tinha morrido;
Samuel foi chamado para ser mediador entre Deus e o povo;
João Batista foi chamado para anunciar a chegada do Messias;
Maria foi chamada para ser mãe do Filho de Deus;
Apóstolos foram chamados para propagar os ensinamentos de Jesus;
Você é um líder cristão. Qual é o seu chamado?

2ª Fase – Capacitação/Revestimento de Virtude e Poder

“DEU-LHES VIRTUDE E PODER sobre todos os demônios, para curarem enfermidades”.

“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. (At 2. 1-4 ACF)

Um líder capacitado e revestido de poder:

É Dependente do Senhor Jesus Cristo e dá frutos
“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. (Jo 15.5 ACF)

Anda com Deus
“Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus”. (Gn 6.9 ACF)

Tem visão espiritual
“Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa”. (Jo 4.35 ACF)


Prega a palavra em tempo e fora de tempo
“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina”. (2 Tm 4.2 ACF)

Tem coragem e ousadia
“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares”. (Js 1.7 ACF)

É exemplo na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé e na santidade
“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”. (1 Tm 4.12 ACF)


3ª Fase – Enviado para fazer a Obra

E ENVIOU-OS a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos”.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém”.
(Mc 16.15-20 ACF)

A 3ª e última fase refere-se ao envio a campo missionário dos apóstolos.

De um modo mais geral, o termo “apóstolo” se refere a qualquer pessoa que seja um enviado ou emissário de Deus através da Igreja para uma obra especial, seja de liderança ou não. Pode-se denominar também “Missionário”.

Qualquer pessoa pode ser enviada, por exemplo, por uma igreja para o trabalho missionário, e, nesse sentido amplo, ela é um apóstolo de Deus. É um enviado. A incumbência do Senhor Jesus Cristo aos apóstolos também é endereçada a nós. Todos nós, cristãos, devemos cumprir o ide e pregar o evangelho a toda criatura. É inevitável que essa 3ª fase se cumpra na vida de um líder e até mesmo de um não-líder. Seja no trabalho, faculdade, bairro, ou até mesmo em casa, todos somos enviados do Senhor para apregoar as boas novas da salvação. Quantas almas você ganhou para o Senhor Jesus neste ano?

Conclusão

Deus nos chama, capacita-nos e envia-nos. Atendamos ao chamado de Deus.

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E COMO PREGARÃO, SE NÃO FOREM ENVIADOS? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.
(Rm 10.14-17 ACF)


Em Cristo,
Seminarista Anderson Vieira

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Deus é capaz de restaurar a sua família

Introdução
A paz de Cristo. Forças hostis e tenebrosas conspiram contra a família e a encurralam de todos os lados, com o firme propósito de aniquilá-la. A família tem se transformado, muitas vezes, em campo de guerra, em arena de brigas e mágoas e em cenário de decepção, desencanto e traição.

Em muitos lares a alegria da comunhão já morreu, o diálogo acabou, o fogo da devoção a Deus se apagou e o altar do culto doméstico está em ruínas, coberto de cinzas. A família está sendo invadida por valores relativos e mundanos e envelopada pela mídia hedonista que despeja sobre os lares um veneno devastador e mortal. Muitos casamentos estão naufragando, vitimados pelo acidente trágico do divórcio, causado pela infidelidade, pela decepção e pela falência dos sonhos de uma vida feliz, deixando feridas profundas na vida dos filhos, que vivem o drama de serem filhos órfãos de pais vivos, afastados de seus pais, quando mais precisam deles.

Nesse contexto de convulsão social é necessário buscar a Deus e clamar por um avivamento na família, pois cremos que só em Deus está a cura e a restauração para ela. Deus pode curar feridas, restaurar casamentos, converter o coração dos filhos aos pais, derramar amor no coração dos conjugues, capacitá-los para perdoar e dar-lhes uma nova disposição para investir tudo na restauração da família.
Desenvolvimento

Deus pode restaurar a sua família. Vejamos a família de Jó.

Quem era Jó?
Jó era um homem bem-sucedido, temente a Deus. Realizado financeiramente. Tinha uma vida moral ilibada. Era elogiado por Deus. Era um pai extraordinário que tinha boa comunicação com os filhos e orava por eles constantemente às madrugadas. Era um homem integro.

Satanás, porém, questionou a integridade de Jó e Deus permitiu que ele fosse provado. Satanás atingiu cinco áreas vitais da família:

1. Finanças;
2. Filhos;
3. Saúde;
4. Casamento;
5. Amizades.

Finanças
Jó perdeu todos os seus bens. Ele foi à falência. Ele ficou arruinado financeiramente.

Filhos
Jó perdeu seus dez filhos, esmagados e soterrados por um terremoto, num dia de festa e celebração da família. Esse pai, com o coração apertado vai para o cemitério sepultar todos os seus filhos num único dia.

Saúde
Se isso não bastasse, seu corpo foi ferido dos pés a cabeça por uma enfermidade devastadora. Tumores malignos cobriram a sua pele. Seu corpo apodrecia. Ele raspava suas feridas com cacos de telha. Da sua pele enegrecida e do seu corpo encarquilhado exalava-se um mau cheiro repugnante. As pessoas o praguejavam e cuspiam nele. Sua dor era atroz. Seu choro era constante. Desejou morrer antes de ter nascido. Amaldiçoou o dia do seu nascimento e suspirou ter encontrado os seios da sua mãe secos de leite, para morrer de fome na sua infância. Mas, a fúria de Satanás ainda ardia contra Jó.

Casamento
A esposa de Jó, desestruturada, revolta-se contra Deus. Ergue seus punhos contra os céus. Deixa de ser aliviadora de tensões para ser uma algoz do seu marido. E pede que Jó amaldiçoe a Deus e morra.

Amizades
A Jó, só lhe restavam os amigos. Eles vêm de longe, solidarizam-se com ele na sua dor, mas ao tentarem encontrar respostas para o seu sofrimento, impelem contra ele acusações pesadas e levianas. Acusam-no de adúltero, de ladrão, de opressor, de insolente, de hipócrita, de louco. Em vez de consoladores, tornaram-se carrascos.

Conclusão
A família de Jó estava destruída. Estava no fundo do poço. Das profundezas da sua angústia, Jó ergueu ao céu dezesseis vezes a pergunta: Por que? Por que estou sofrendo? Por que perdi os meus filhos? Por que minha dor não cessa? Por que o Senhor não me mata? Por que o Senhor não responde as minhas orações? Jó lança para Deus mais de 30 vezes sua queixa amarga.

A família de Jó estava num nevoeiro denso. Estava precisando de um avivamento. Então, do meio das trevas da dor, surge a luz da esperança. Do caos brotou a restauração. Do deserto, uma fonte de esperança começou a jorrar. Deus se revelou a Jó. Mostrou-lhe sua soberania e seu controle sobre todas as coisas. Jó compreendeu que os desígnios de Deus não podem ser frustrados (42.2). Deus converteu em benção toda maldição que o diabo lançou sobre Jó e sua família. Tudo o que o diabo tomou de Jó, Deus lhe restituiu:

1. Deus restaurou os bens de Jó (42.10). Ele ficou o dobro mais rico. Seus negócios prosperaram. Seus empreendimentos deram certo. A benção de Deus o enriqueceu.

2. Deus restaurou a saúde de Jó (42.14,17). Deus o curou de todas as suas enfermidades. Ele viveu mais cento e quarenta anos e viu sua descendência se prolongar na terra.

3. Deus restaurou o seu casamento (42.12,13). Aquela mulher amarga e revoltada foi curada por Deus e eles tiveram uma linda história de amor.

4. Deus restaurou os filhos de Jó (42.13-14). Deus lhe deu outros dez filhos. Agora, Jó tem dez filhos no céu e dez filhos na terra.

5. Também Deus restaurou os amigos de Jó (42.7-9). Deus os fez ver a loucura e a injustiça que haviam cometido contra Jó.

Hoje Deus pode fazer também um milagre na sua vida e na sua família. Deus quer restaurar as finanças do seu lar. Ele quer salvar os seus filhos. Ele pode curar as suas enfermidades. Ele quer abençoar o seu casamento. Hoje e dia de restauração para o seu lar. Agora é o tempo de buscar um avivamento para a sua família!

Em Cristo,
Anderson Vieira