sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Hemorragia na alma

Mt 9.20-22 / Mc 5.25-34 / Lc 8.43-48

Introdução

A paz de Cristo. Fala-se de hemorragia vaginal, ou metrorragia, em presença de uma perda de sangue anormal que não coincide com o ciclo menstrual. Considera-se que existe uma hemorragia vaginal anormal quando há perdas de sangue por via vaginal que não aparecem na altura esperada ou que surgem em grandes quantidades (durante mais de sete dias). http://saude-publica.blogspot.com/2005/04/hemorragias-vaginais.html http://www.pcd.pt/biblioteca/docs.php?id=514&id_doc=247&id_cat=10

Com mais de sete dias a menstruação é considerada hemorragia vaginal anormal. Imagine uma mulher passar 12 anos, ou seja, 4380 dias perdendo sangue diariamente. A mulher do fluxo de sangue estava com hemorragia insolúvel, não havia quem a curasse, de natureza que todos os seus recursos foram gastos em vão. Esta mulher morria aos poucos, pois sangue é vida. Todavia, não quero dar ênfase a essa hemorragia física, e, sim, à hemorragia gerada na alma desta mulher.

Desenvolvimento

A alma consiste de mente ou intelecto, vontade e emoções. Santo Agostinho disse que as lágrimas são o sangue da alma. Já C. S. Lewis disse que nós não temos uma alma. Somos uma alma e temos um corpo. A alma desta mulher estava sangrando. Vejamos a causa dessa hemorragia em sua alma:

a) Sofrimento demasiado - A Bíblia diz em Provérbios que a esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida. (Pv 13.12) – 12 anos de sofrimento ininterruptos, dia e noite, noite e dia (Mc 5.25). A alma desta mulher estava esfacelada.

b) Crise financeira – A Bíblia diz em Mateus: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?” (Mt 6.31) – Porém, esta mulher já havia despendido tudo que tinha. Os seus recursos haviam terminado, não havia mais o que fazer, pra onde ir, o que comer, o que beber, ou até mesmo o que vestir. Era um estado total de privação financeira. Ela estava fadada à miséria.

c) Privação Conjugal e Rejeição – A Escritura não diz se esta mulher era casada ou solteira, contudo, segundo a lei judaica, a mulher com fluxo de sangue não podia relacionar-se com o marido. Se ela era casada, podemos deduzir que seu casamento possivelmente passava por uma grave crise, visto que durante 12 anos ela e seu esposo não tiveram nenhum contato físico, já que a mulher menstruada era considerada impura (niddah em hebraico) e proibida de ter relações sexuais com o cônjuge. Caso ela fosse solteira, com esse quadro não poderia casar-se. Uma verdadeira prisão invisível. A alma estava sendo torturada, dilacerada. Esta mulher sem sombra de dúvidas estava na extremidade da morte, à beira do precipício. Imagine a possibilidade de ser repudiada pelo próprio marido?

d) Privação Social e Solidão – Jó se sentindo solitário clamou: “Quebrou-me de todos os lados, e eu me vou; e arrancou a minha esperança, como a uma árvore”. (Jó 19.10) – Esta mulher não podia fazer parte do convívio social, antes, devia viver à margem da sociedade em total isolamento. O tratamento que esta mulher recebia era como se estivesse com lepra. 12 anos sem receber um abraço de um familiar, sem desfrutar de comunhão com seus amigos. Sua autoestima estava destruída. Sua alma em frangalhos agonizava.

e) Privação Religiosa – Esta mulher estava impedida de entrar no templo ou na sinagoga para adorar a Deus. Ela não participava de um culto fazia 12 anos devido à sua condição de constante impureza. Ela não podia participar das festas como a Páscoa, Tabernáculos e Pentecostes. E quem a tocasse ficaria cerimonialmente impuro. Era como se ela tivesse uma doença contagiosa. Sua alma não parava de sangrar.

Quantas pessoas estão vivendo uma situação como esta!

Conclusão

“Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei”. (Mc 5.27-28)

Esta mulher estava perdendo sangue. E sangue é vida. Porém, ao ouvir falar de Jesus (Mc 5.27), e vir até Ele, e tocar em suas vestes, ela teve acesso Àquele que é a ressurreição e a vida (Jo 11.25) e instantaneamente a hemorragia cessou.

Jesus veio para salvar não apenas a nossa alma da condenação eterna, mas também de todo sentimento maligno. A palavra “salvar” no grego é SOZO, e é usada tanto para indicar salvação espiritual e eterna como também para indicar libertação de perigo ou doença. Essa salvação é integral e abraça as aflições da alma e doenças do corpo. À medida que o coração se abre e se pode entender o evangelho no coração, tanto a salvação como a cura acontecem. Foi justamente o que essa mulher do fluxo de sangue experimentou: “E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal”. (Mc 5.34)

A hemorragia na alma só pode ser curada por meio de um milagre. Porque apenas Deus tem a capacidade de entrar nas cavernas e porões da nossa alma e vasculhar nossos sentimentos, pois Ele nos sonda e nos conhece. “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento”. (Sl 139.1-2)

Você sente a sua alma sangrar? Sua alma está sofrendo de hemorragia devido à fadiga espiritual, rejeição, stress, depressão, decepções, indiferenças, sofrimento, enfermidades físicas, entre outras coisas? Então é momento de tocar nas vestes de Jesus e experimentar a cura integral.

Paulo disse à Igreja de Tessalônica: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará". (I Ts 5. 23-24)

Em Cristo,
Anderson Vieira

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Aviva, ó SENHOR, a tua obra

Oração do profeta Habacuque sobre Sigionote. Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.
(Hc 3.1-2 ACF)

Autor: Habacuque
Tema: Viver pela Fé
Data Aproximada: 6º a 7º século a.C.

Considerações Preliminares

O autor deste livro identifica-se como “o profeta Habacuque” (1.1; 3.1). Além disso, não oferece nenhum outro dado acerca de sua pessoa nem de sua família. Seu nome, que significa “abraço”, não aparece em nenhum outro lugar das Escrituras.

O profeta Habacuque viveu numa época de grande declínio moral e espiritual em Judá (Reino do Sul). Ele sabia que o juízo de Deus se aproximava e viria por meio da invasão babilônica. Ele não se conformava com a iniquidade do seu povo nem com o avanço de Nabucodonosor. É nesse contexto que aparece o famoso clamor por avivamento do profeta menor Habacuque: “… aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia”.

Introdução

O que significa avivar? No dicionário (Aurélio) de Língua Portuguesa, o termo avivamento vem do verbo “avivar”, que significa: “tornar mais vivo, estimular, tornar mais nítido, ativo e intenso”.

O termo avivamento e seu significado na Escritura

No Antigo Testamento: O verbo hebraico hyh (avivar) tem o significado primário de "preservar" ou "manter vivo". Porém, "avivar" não significa somente preservar ou manter vivo, mas também purificar, corrigir e livrar do mal. Esta é uma consequência natural em toda vez que Deus aviva. Na história de cada avivamento, dentro ou fora da Bíblia, lemos que Deus purifica, livra do mal e do pecado, tira a escória e as coisas que estavam impedindo o progresso da causa.

O verbo "avivar", em suas várias formas é usado mais de 250 vezes no Antigo Testamento.

No Novo Testamento: Encontramos no grego um conjunto de palavras que expressam o conceito básico de avivamento. Outras palavras gregas comparam o avivamento ao reacender de uma chama que se apaga aos poucos ou uma planta que lança novos brotos e floresce novamente.

Billy Grahan referindo-se ao avivamento disse: “Todo avivamento que já aconteceu na história do mundo ou na história da igreja deu grande ênfase à santidade de Deus”.

Desenvolvimento

Um avivamento sempre se faz necessário quando vivenciamos um quadro de apatia espiritual, de mornidão. Devemos manter o fogo ardendo continuamente sobre o altar (Lv. 6.13). O avivamento provocado pelo Espírito Santo resulta em mudança no padrão moral e espiritual das pessoas.

Observe no livro de Atos, a partir do nascimento da igreja, avivamento em Jerusalém, Samaria, Antioquia da Síria e Éfeso. E desde então são muitos os relatos da obra vivificadora do Espírito Santo na história da igreja, como por exemplo, na Alemanha com a Reforma Protestante do século XVI; na Inglaterra no século XVIII; na Rua Azuza em 1906 nos EUA; entre os negros Zulus da África do Sul na década de 60; na Coréia do Sul nestes últimos tempos e até mesmo no Brasil.

Devido aos dias maus que estamos vivendo, a Igreja brasileira precisa mais do nunca experimentar um mover poderoso do Espírito de Deus a fim de prosseguir triunfante. Precisa experimentar um avivamento.

O Apóstolo Paulo disse à igreja de Corinto: “Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder”. (1 Co 4.20)

Precisamos ser revestidos de poder. Carecemos mergulhar no rio de avivamento, não apenas se contentar com águas no tornozelo.

O Pr. Argentino Juan Carlos Ortiz, autor do Livro “O Discípulo” disse: “Temos que entrar no rio até não dar mais pé, até sermos levados por ele. O rio de Deus nos carrega, porque ele vai aonde Deus vai. Hoje, estamos dirigindo o Espírito Santo de muitos modos. Isto acontece porque ainda estamos com os pés no fundo — e, portanto vamos onde queremos ir. Mas quando flutuamos, o rio nos leva aonde ele quer que vamos”.


• Avivamento genuíno é fruto de oração, clamor;
• Avivamento genuíno gera obediência à palavra de Deus;
• Avivamento genuíno traz santidade;
• Avivamento genuíno se desdobra em milagres;
• Avivamento genuíno traz renovo para a igreja;
• Avivamento genuíno traz crescimento espiritual;
• Avivamento genuíno capacita a igreja a alcançar seus objetivos.

Embora não encontremos o termo “avivamento” nas Escrituras, o verbo “avivar” é usado com bastante frequência. Em I Rs 17.22 a palavra hebraica é “shub”, que se refere ao ato de fazer voltar à vida algo que se encontrava morto ou simplesmente, renovar ou restaurar. Deus que trazer vida aos ossos secos, o SENHOR quer gerar um grande avivamento em cada um de nós. O Deus Criador quer gerar vida no que está morrendo; quer reacender a chama da fé que está se apagando; quer soprar bons ventos naquilo que está fracassando.

Que o fogo do Espírito Santo continue nos purificando para que levemos uma vida santa e de obediência ao Senhor nosso Deus.

Conclusão
Aviva, ó SENHOR, a tua obra.

Em Cristo,
Anderson Vieira

Bibliografia:
ORTIZ, Juan Carlos. O Discípulo. Minas Gerais: Editora Betânia, 1980.
Bíblia de Estudo Scofield
Bíblia de Estudo Pentecostal
www.portalebd.org.br

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Seja feita a tua vontade

Venha o teu reino, seja feita a TUA VONTADE, assim na terra como no céu. (Mt 6.10 - ACF Grifo meu)

A paz de Cristo. C. S. Lewis disse com muita propriedade, “se você está à procura de uma religião que o deixe confortável, definitivamente eu não lhe aconselharia o cristianismo”. Concordo em teor, gênero e grau com Lewis, o evangelho tem a capacidade de nos sacar da zona de conforto. O evangelho é como um martelo que tem o poder de esmiuçar a alma do homem pecador. O evangelho é como um espelho que reflete diariamente a cada um de nós a nossa inclinação natural para o mal como um sinal, a fim de que renunciemos a nós mesmos e venhamos a fazer a vontade do Pai celestial.

Jesus, ao verbalizar um modelo de oração, disse enfaticamente, “seja feita a tua vontade”, referindo-se à vontade que deve prevalecer, a vontade do Deus Pai. Em outro momento Jesus declara: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo”. O Apóstolo Paulo disse aos gálatas, “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim”. Em Atos 16, Paulo queria ir para a Ásia, mas a vontade de Deus era outra. Paulo acabou indo para Filipos e ali uma igreja importante foi fundada.

Vontade! Qual é a vontade de Deus para cada um que se diz cristão? O salmista escreveu, “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus”. (Sl 143.10)

Quantos chegam a entrar em desespero em busca de saber quais os propósitos de Deus para a sua vida. Uns descobrem qual a vontade de Deus e obedecem cabalmente, ainda que tal vontade tenha como resultado prisões e cadeias, como aconteceu com Paulo; mesmo que o fruto seja a cruz, como foi com Jesus, ou até mesmo ser decapitado e ter a cabeça servida numa bandeja de prata, como foi com João Batista, importa para quem teme ao Senhor, que a vontade do seu Criador se cumpra.

Que eu e você não nos abstenhamos de fazer a oração do Pai nosso.

Que cada cristão possa verbalizar “seja feita a tua vontade”.

A vontade do Pai será sempre melhor do que a nossa, pois nós sequer sabemos orar como convêm.

“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!” (Ef 3.20-21)

Em Cristo,
Anderson Vieira