quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O seu alvo é DEUS? Só há um caminho: Jesus Cristo


Referência Jo 14.1-6 (ACF)

Introdução

A paz de Cristo. Quem busca alcançar um alvo, um objetivo, uma meta, precisa decidir qual caminho trilhar. Essa é uma verdade pragmática frente à vida. Com relação à vida cristã não é diferente. Precisamos olhar para a bússola chamada Espírito Santo, tomar uma direção e andar no caminho correto para alcançar o alvo celestial.

A Escritura Sagrada tem inúmeras passagens que relatam acerca de “caminhos” que podem ser tomados. Vejamos alguns versículos:

“Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus”. (Pv 4.14 ACF)

“Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá”. (Sl 1.6 ACF)

“E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. (Mt 7.14 ACF)

“E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu”. (At 9.3 ACF)

Mas eu quero falar que para quem busca a DEUS como alvo da sua vida, há somente um caminho a ser trilhado: JESUS CRISTO.

Não há nenhuma outra maneira de chegar a Deus, não existe outra forma de chegar ao Pai, senão por meio do filho.

Aleluia!

Desenvolvimento

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (Jo 14.1-6 ACF)

I) Jesus consola seus discípulos (14.1-4)

A. "Vou preparar-vos lugar" (14.1-2).

Há um lugar reservado para cada um de nós na glória futura. (Ap. 22.14)

B. "Se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" (14.3-4).
O Senhor Jesus vem nos buscar e habitaremos para sempre na presença D’Ele. (I Ts 4.16-17)

II. Jesus responde a Tomé (14. 5-6)

A. A pergunta de Tomé: "Não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?" (14.5).

B. A resposta de Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida" (14.6a).

C. "Ninguém vem ao Pai, senão por mim" (14.6b).

Segundo o Léxico do Novo Testamento em Grego/Português, a palavra grega οδός significa caminho, em João 14.6, Jesus é o caminho (οδός) no sentido figurado.

III – O que representa esse “Caminho” personificado na pessoa de Cristo? (Jo 14.6)

A.  Há um só mediador (I Tm 2.5);

B.  Há um só salvador (Fp 3.20);

C.  Há um só sacrifício (Hb 9.27-28).

Conclusão

O nosso alvo é Deus e sua glória. Segundo o Dr. Strong, “olhando” no grego vem de apo “longe de” e horao “ver”. A palavra “aphorao” significa atenção indivisa, desviar o olhar de todas as distrações a fim de fixar o olhar em um objeto. “Aphorao” é ter os olhos somente em Jesus, que é o único caminho que nos levará para Deus e para o céu. Até porque o céu é onde Deus está.
O Apóstolo Paulo tinha a plena consciência de que seu alvo era Deus, e tal alvo passava pela pessoa de Cristo, por isso disse: “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Fp 3.14)

Em Cristo, 
Sem. Anderson Vieira

Fontes:
Bíblia de Estudo Dr. Scofield (ACF) – Sl 1.6; Pv 4.14; Mt 7.14;  Jo 14.1-6; At 9.3; Fp 3.20; I Ts 4.16-17; I Tm 2.5; Hb 9.27-28; Ap. 22.14.
Bíblias de Estudo Plenitude e Genebra (ARA);
A Bíblia em Esboços - Harold L. Willmington;
Teologia Sistemática/Augustus Hopkins Strong; São Paulo, Hagnos, 2003;
Léxico do Novo Testamento - Grego-Português - F. Wilbur Gingrich.