terça-feira, 27 de novembro de 2012

De repente a promessa de Deus se cumpre


Referência Atos 1.1-14; 2.1-4 (ACF)

Introdução

A paz de Cristo. Segundo o Dicionário Aurélio, promessa é o “Ato ou efeito de prometer”. A grande questão não é a promessa em si mesma, mas sim, quem nos fez a promessa. O homem, por exemplo, pode prometer algo e não cumprir devido às circunstâncias mais diversas. O salmista, no Salmo 146, nos adverte quanto à falibilidade humana. Mas no caso de Deus, Suas promessas estão em conformidade, em harmonia com a sua natureza e atributos do Seu caráter, dos quais destaco:

- A infalibilidade de Deus (1 Rs 8.56 – “...nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo”.);
- A fidelidade de Deus, (Sl 119.90a – A tua fidelidade dura de geração em geração...”);
- A imutabilidade de Deus (Tg 1.17 – Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”.);
- A benignidade de Deus (Ef 2.6-7 – E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus”.);
- A justiça de Deus (Sl 116.5a – “Piedoso é o SENHOR e justo...”).
- O amor de Deus (1 Jo 4.8b“...porque Deus é amor”.)
Logo, podemos entender que, se foi Deus que prometeu, a promessa vai se cumprir. Aleluia. Fontes confiáveis de pesquisas bíblicas afirmam que a Bíblia Sagrada possui mais de 8.000 promessas. E destas mais de 8.000 promessas, Deus fez ao homem 7.487 promessas, cerca de 85% do total.

Desenvolvimento
É uma verdade bíblica incontestável que Deus tem muitas promessas para cumprir em nossas vidas. Mas a grande pergunta é: Como recebê-las? A Bíblia Sagrada tem a resposta.

1)  Leitura - A ordem e a promessa (Atos 1.1-8)
“1. Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, 2. Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; 3. Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. 4. E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. 5. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. 6. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? 7. E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. 8. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.

2) Leitura – O cumprimento da promessa (Atos 2.1-4)
“1. E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 2. E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.

3) De repente a promessa de Deus se cumpre

Quais foram as atitudes das cerca de 120 pessoas que estavam no cenáculo e receberam a promessa feita por Jesus. 

a. Os discípulos creram na promessa. (At 1.12)

Os discípulos voltaram para Jerusalém ao invés de se dispersarem cada um para uma região.

b. Os discípulos obedeceram a orientação de Jesus para receber a promessa. (At 1.12-14)

Os discípulos não apenas foram para Jerusalém, mas também permaneceram no cenáculo perseverando unânimes em oração. Se eles não tivessem crido e obedecido, sequer estariam orando. Ninguém ora por aquilo que não crê. É preciso crer e obedecer para tomar posse das promessas. Creiamos, obedeçamos e oremos pelas promessas que Deus prometeu e que vão se cumprir em nossas vidas.

Com base na atitude dos discípulos, três perguntas devem ser feitas a nós mesmos:
Estou no lugar que Deus quer que eu esteja?
Estou fazendo o que Deus quer que eu faça?
Estou fazendo do jeito que Deus quer que eu faça?

c. Os discípulos esperaram a promessa se cumprir (At 2.1)

Da promessa feita por Jesus até o seu cumprimento na Festa de Pentecostes foram exatos 10 dias segundo o Pr. Abram de Graaf. Trazendo para os nossos dias, o grande problema é que muitos cristãos não querem esperar a promessa se cumprir no tempo de Deus.

O relógio da promessa de Deus nunca se atrasa.

·        Abraão esperou 25 anos até o nascimento de Isaac. Em Gênesis 12 é feita a promessa tendo ele 75 anos e só se cumpre em Gênesis 21, Abraão já tendo 100 anos. (Gn 12.4; 21.5)
·        Calebe recebeu a promessa da parte de Deus, por meio de Moisés com 40 anos, mas recebeu Hebrom por herança com 85 anos, ou seja, esperou 45 anos para a promessa se cumprir. (Js 14.7,13)
·        A vara de Arão floresceu de um dia para o outro. (Nm 17.8)


Deus pode abreviar o tempo como pode tardá-lo para fazer cumprir a promessa que nos prometeu, o importante é permanecermos firmes em fé, prontos para recebê-la. Aleluia.

d. Todas as promessas estão ligadas diretamente na pessoa bendita de Jesus.

Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu”. (Hb 10.23)

Somente por meio de Jesus é possível receber as promessas divinas.

Conclusão

“E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados”. (At 2.2)
Não esmoreça. Não desanime. De repente, num piscar de olhos, de forma inesperada a promessa de Deus se realiza na sua vida. Creia. Obedeça. Espere. Deus tem promessas para todos nós.
Em Cristo,
Sem. Anderson Vieira

Fontes:
Bíblia de Estudo Dr. Scofield (ACF);
Bíblias de Estudo Plenitude (ARA);
Bíblia de Estudo Genebra (ARA);
A Bíblia em Esboços - Harold L. Willmington;
A Bíblia Responde – Edições CPAD;