quinta-feira, 12 de julho de 2012


Esboço Sermão
“Fé à Prova de Fogo”

Referência: Daniel 3

Considerações Preliminares
É importante começar ressaltando que o chefe dos eunucos pôs outros nomes nos judeus Hananias, Misael e Azarias que estavam exilados na Babilônia (Dn 1.7):

·        “Hananias que significa O Senhor é gracioso” recebeu o nome de “Sadraque que significa O mandamento de Acu”. Acu era o deus-lua dos simérios.

·        “Misael que significa Quem é que o Senhor é?” recebeu o nome de “Mesaque que significa Quem é que o Acu é?”.

·        “Azarias que significa O Senhor ajuda” recebeu o nome de “Abede-Nego que significa Servo de Nebo”. Nebo era uma divindade babilônica.

I – Introdução

1. O projeto (3.1): Nabucodonosor constrói uma estátua de ouro com quase 27m de altura e mais de 2,5m de largura.

2. Os políticos (3.2-3): O rei intima todos os líderes políticos a participar da dedicação da estátua.

3. A proclamação (3.4-5): Quando a banda toca, quem está presente deve curvar-se e adorar a estátua de ouro.

4. A penalidade (3.6-7): Todos os que recusarem curvar-se serão lançados numa fornalha de fogo.

4.1. As fornalhas tinham como principal função na Babilônia cozer tijolos. Contudo, lançar pessoas na fornalha ardente era um método de execução sui generis do governo de Nabucodonosor (Jr 29.22).

5. A pressão da multidão (3.7)
A pressão dos iguais é uma das maiores tentações. Se todos estão fazendo alguma coisa, poucas pessoas têm força para serem diferentes. A tendência da sociedade tem o poder de influenciar. Ao som da música as multidões se prostraram para adorar, mas Misael, Hananias e Azarias não se deixaram influenciar e permaneceram firmes. Fazendo uma analogia com os dias atuais, será que estamos sendo influenciados pela multidão que relativiza os princípios da palavra de Deus? Será que estamos nos fazendo amigos do mundo e inimigos de Deus? (Tg 4.4)

II - Desenvolvimento
Três Homens e uma prova de fé

1. Fé Declarada (3.8-12).

1.1. Certos caldeus levantaram acusação contra eles. Os caldeus mantinham uma posição proeminente na sociedade babilônia; assim, quando acusaram os judeus, sem dúvida, para parecer um serviço patriótico, quando na verdade era instigado pelo ciúme e pela inveja.

1.2. A argumentação do rei (3.13-15): O rei oferece aos três homens uma segunda chance. O rei mostra sua imparcialidade dando-lhes outra oportunidade para provarem sua lealdade. Além do mais, qual deus poderia livrá-los das mãos de Nabucodonosor? Da perspectiva politeísta de Nabucodonosor, não havia deus capaz de tal livramento. Nabucodonosor provavelmente não sabia a surpresa que teria por parte da manifestação de poder do Deus de Israel.

2. A convicção da fé lança fora todo medo (3.16-18)

2.1. A resposta dos três homens desperta a ira do rei (3.19-23) e ele ordena que os jovens sejam lançados na fornalha, aquecida sete vezes mais do que o normal.

III – Conclusão

1. A descoberta (3.24-25): Olhando para dentro da fornalha à distância, Nabucodonosor, surpreso, vê duas coisas incríveis:

a. Fé Triunfante. Os três homens ainda estão vivos (3.24-25a).

b. Outro homem juntou-se a eles, e parece um ser divino (3.25b).

c. Fé Inabalável. O próprio Jesus deixou a glória do céu e desceu a terra por causa da fé inabalável de três homens.

2. O livramento (3.26-28): Ao comando do rei, os três homens são tirados da fornalha, nem sequer cheirando à fumaça.

3. Fé Contagiante. Nabucodonosor reconhece o poder de Deus (3.29).

4. O decreto (3.29-30): Nabucodonosor impõe sentença de morte a qualquer um que falar contra Deus, e os três homens são promovidos a posições mais elevadas e prosperam.

5. Mesmo que não nominalmente, a atitude de fé de Hananias, Misael e Azarias se faz presente no livro de Hebreus 11.34 “Apagaram a força do fogo”.

6. Por fim, Deus não nos livra da fornalha, mas na fornalha. Pois a nossa fé é à prova de fogo. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hb 11.1).

Em Cristo,
Sem. Anderson Vieira

Fontes:
Bíblia de Estudo Dr. Scofield (ACF)
Bíblia de Estudo Genebra (RA)
Quem é Quem na Bíblia Sagrada, Paul Gardner, Editora Vida, 2005.
A Bíblia em Esboços, Harold Willmington, Editora Hagnos, 2001.