quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O seu alvo é DEUS? Só há um caminho: Jesus Cristo


Referência Jo 14.1-6 (ACF)

Introdução

A paz de Cristo. Quem busca alcançar um alvo, um objetivo, uma meta, precisa decidir qual caminho trilhar. Essa é uma verdade pragmática frente à vida. Com relação à vida cristã não é diferente. Precisamos olhar para a bússola chamada Espírito Santo, tomar uma direção e andar no caminho correto para alcançar o alvo celestial.

A Escritura Sagrada tem inúmeras passagens que relatam acerca de “caminhos” que podem ser tomados. Vejamos alguns versículos:

“Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus”. (Pv 4.14 ACF)

“Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá”. (Sl 1.6 ACF)

“E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. (Mt 7.14 ACF)

“E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu”. (At 9.3 ACF)

Mas eu quero falar que para quem busca a DEUS como alvo da sua vida, há somente um caminho a ser trilhado: JESUS CRISTO.

Não há nenhuma outra maneira de chegar a Deus, não existe outra forma de chegar ao Pai, senão por meio do filho.

Aleluia!

Desenvolvimento

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (Jo 14.1-6 ACF)

I) Jesus consola seus discípulos (14.1-4)

A. "Vou preparar-vos lugar" (14.1-2).

Há um lugar reservado para cada um de nós na glória futura. (Ap. 22.14)

B. "Se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" (14.3-4).
O Senhor Jesus vem nos buscar e habitaremos para sempre na presença D’Ele. (I Ts 4.16-17)

II. Jesus responde a Tomé (14. 5-6)

A. A pergunta de Tomé: "Não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?" (14.5).

B. A resposta de Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida" (14.6a).

C. "Ninguém vem ao Pai, senão por mim" (14.6b).

Segundo o Léxico do Novo Testamento em Grego/Português, a palavra grega οδός significa caminho, em João 14.6, Jesus é o caminho (οδός) no sentido figurado.

III – O que representa esse “Caminho” personificado na pessoa de Cristo? (Jo 14.6)

A.  Há um só mediador (I Tm 2.5);

B.  Há um só salvador (Fp 3.20);

C.  Há um só sacrifício (Hb 9.27-28).

Conclusão

O nosso alvo é Deus e sua glória. Segundo o Dr. Strong, “olhando” no grego vem de apo “longe de” e horao “ver”. A palavra “aphorao” significa atenção indivisa, desviar o olhar de todas as distrações a fim de fixar o olhar em um objeto. “Aphorao” é ter os olhos somente em Jesus, que é o único caminho que nos levará para Deus e para o céu. Até porque o céu é onde Deus está.
O Apóstolo Paulo tinha a plena consciência de que seu alvo era Deus, e tal alvo passava pela pessoa de Cristo, por isso disse: “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Fp 3.14)

Em Cristo, 
Sem. Anderson Vieira

Fontes:
Bíblia de Estudo Dr. Scofield (ACF) – Sl 1.6; Pv 4.14; Mt 7.14;  Jo 14.1-6; At 9.3; Fp 3.20; I Ts 4.16-17; I Tm 2.5; Hb 9.27-28; Ap. 22.14.
Bíblias de Estudo Plenitude e Genebra (ARA);
A Bíblia em Esboços - Harold L. Willmington;
Teologia Sistemática/Augustus Hopkins Strong; São Paulo, Hagnos, 2003;
Léxico do Novo Testamento - Grego-Português - F. Wilbur Gingrich.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Redes Sociais: Bênção ou Maldição?


Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Não há o que se discutir, nesse mundo pós-moderno as redes sociais viraram uma febre. Facebook, Twitter, Orkut, entre outros, encurtaram distâncias, fizeram pulular o conhecimento assim como muita porcaria.

Os cristãos são parte integrante da sociedade (não somos extraterrestres), também são adeptos das redes sociais, acessível por meio da internet, uma rede capaz de interligar todos os computadores do planeta.

Essa capacidade que as redes sociais proporcionam de compartilhar conteúdos é uma oportunidade distinta para a Igreja Contemporânea (que somos nós) sinalizar para o mundo que existe apenas um caminho e uma verdade, das quais se encerram na pessoa de Jesus Cristo (Jo 14.6).

Em tempos obscuros dos quais o relativismo filosófico e moral vêm excedendo verdades com caráter de axioma, a cristandade precisa propagar que possui a verdade de Deus e vivê-la através de uma teologia saudável, escriturística e sem variação de princípios.

A vida do cristão exposta nas redes sociais tem que ser uma carta aberta, que passa de pessoa para pessoa, impregnando o Reino de Deus. Como eu já disse outrora, nosso dizer ("eu sou cristão") deve estar de acordo com a nossa conduta ("seguir os passos de Jesus"). O padrão normal da vida cristã deve refletir o caráter de Cristo, por meio de uma busca incessante da estatura completa de Cristo. (Ef 4.13)

As redes sociais podem ser bênção ou maldição. Tudo depende do conteúdo que eu curto, compartilho, tuito. Penso que muitas vezes o cristão é negligente quanto à sua postura em ambientes que estão além dos templos, quando na verdade a fé cristã genuína deve ser revelada com vigor aquém das paredes da religião.

Tiago, coluna da igreja em Jerusalém disse: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, E GUARDAR-SE DA CORRUPÇÃO DO MUNDO.” (Tg 1.27 ênfase minha)

Seja bênção nas redes sociais, afinal de contas, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Co 5.17)

Antes de postar coisas profanas no facebook, twitter etc, pense que você deve primar pela excelência do evangelho e se atentar para aquilo que o apóstolo Paulo disse à igreja localizada em Roma: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10.14)

“A igreja não é um mero termômetro que registra as ideias e princípios da opinião popular; ela é o termostato que transforma os usos e costumes da sociedade.”
Martin Luther King Jr.

Em Cristo,
Anderson Vieira