quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fé para Conquistar


Referência Mc 2.1-12

INTRODUÇÃO

A paz de Cristo.
“Pistis” é a palavra empregada para “fé” no original grego e segundo Strong significa primariamente: convicção, confiança, crédito, fidelidade. O substantivo pistis e o verbo pisteuo ocorrem ambos mais de 240 vezes no Novo Testamento. No cenário do NT, pistis é o princípio divinamente implantado para convicção e confiança em Deus e em tudo que Ele fala.
Fé é o ato de crer... A fé é um substantivo que precisa transformar-se em verbo na nossa vida. Por isso Tiago vai dizer que a fé sem obras é morta. (Tg 2.26) - A fé em Deus significa, para Jesus, o estar aberto às possibilidades que Deus apresenta. (Mc 11:22)
Há uma tensão entre o invisível, que não pode ser visto e o visível. Isto indica o fato de que não temos o futuro à nossa disposição. Há um contraste entre aquilo que é acessível aos homens e aquilo que é acessível a Deus somente. O invisível não é o mundo platônico imaterial; mas sim, o alvo da experiência cristã que se percebe na fé e na confiança.
Hebreus 11.1 apresenta de forma bem clara e definida o que é a fé: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” .
É por meio do exercício desta fé que somos habilitados a conquistar proezas em Deus. O texto supracitado de Marcos cap. 2 é um grande exemplo disso.

DESENVOLVIMENTO

I. Jesus, um homem num leito e alguns amigos solidários (2.1-12)

1. A fé dos amigos do paralítico (2.1-5)

a. A incapacidade do paralítico (2.1-4): Ele está totalmente imóvel, confinado a uma maca.

b) A intervenção de seus amigos (2.1-3): Quatro homens com uma atitude de fé e solidariedade levam-no até Jesus.

c) A engenhosidade, fé e perseverança de seus amigos (2.4): Incapazes de entrar por causa da multidão, eles abrem um buraco no telhado e baixam seu amigo.

II. Jesus, vendo-lhes a fé, recompensa-lhes o esforço (2.5-12)

2. A cura do paralítico (2.5,11-12)

a) A cura espiritual (2.5): Jesus diz: "Filho, perdoados são os teus pecados".

b) A cura física (2.11-12): Jesus diz: "Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa".

III. Alguns inimigos hostis (2.6-10)

3. Alguns argumentam o poder e autoridade de Jesus (2.8)

a. A crítica dos escribas (2.6-7): Eles o acusam de blasfêmia por perdoar pecados.

b. A defesa do Salvador (2.8-10): Ele diz que sua autoridade para perdoar pecados se comprova no seu poder de curar.

CONCLUSÃO

a) Fé significa o abandono de toda confiança nos próprios recursos em detrimento à total confiança em Deus.

b) Fé significa lançar-se sem reservas nas mãos misericordiosas de Deus, crendo que o milagre e as necessidades, sejam elas quais forem serão supridas.

c) Fé significa apegar-se às promessas de Deus em Cristo, dependendo inteiramente do poder do Santo Espírito que no crente habita.

d) Fé para conquistar implica em completa dependência de Deus e plena obediência ao Senhor.

Em Cristo,
Anderson Vieira