terça-feira, 28 de maio de 2013

O Paradoxo da Vida Cristã

Referência João 12.25

INTRODUÇÃO

Em que consiste a vida cristã? Eu gostaria de responder a esta pergunta, não pela ótica dos cristãos, mas sim pela ótica daqueles que ainda não conhecem a Cristo Jesus nem tampouco exercem uma vida de fé e prática pautada na Bíblia Sagrada, o homem natural. 

Entendo que a vida cristã é um grande paradoxo e os cristãos verdadeiros são pessoas estranhas para o mundo em todos os sentidos. Essa estranheza se dá pelos princípios da Palavra que levam todos cristãos a viver uma vida totalmente antagônica àquilo que o mundo tem por verdade. Vejamos por quê. Pontuei 11 pontos que revelam o paradoxo da vida cristã diante de uma sociedade morta em seus delitos e pecados.

DESENVOLVIMENTO

1)           O cristão ama de todo coração, alma e entendimento um ser espiritual (ausência de matéria), criador de tudo, onipotente, onisciente e onipresente, a saber, Deus. “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. (Mt 22.37) – Deus é espírito e não existe a possibilidade de entender nem imaginar a grandiosidade do Senhor e do seu infinito poder.

2)           O cristão conversa intimamente todos os dias com alguém que está em secreto e que só pode ser visto pelos olhos da fé. “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”. (Mt 6.6)

3)           O cristão ama os inimigos e ora pelos que lhe perseguem. “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”. (Mt 5.44)
4)           O cristão é ferido, agredido, mas ao invés de revidar, dá a outra face. “Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra”. (Mt 5.39)

5)           O cristão ajuda ao próximo e não busca ser visto pelas pessoas. “Tu, porém, ao dares esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”. (Mt 6.3-4)

6)           O cristão busca acumular tesouros no céu e não sobre a terra. “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. (Mt 6.19-21)

7)        O cristão quando está com problemas não vai num centro espírita tomar passe, nem leva oferendas a Iemanjá, nem oferece sacrifícios a exus e falanges, a fim de receber ajuda espiritual. O cristão recorre a Jesus sabendo que encontrará alívio para a alma sem ter que dar nada em troca. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. (Mt 11.28)

8)           O cristão quando está fraco aí que ele é forte. “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”. (2 Co 12.10)

9)           O cristão precisa morrer para viver. “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”. (Gl 2.20)

10)       O cristão é alguém que nasceu de novo. “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. (Jo 3.3)

11)       O cristão quando se humilha é exaltado. “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará”. (Tg 4.10)

CONCLUSÃO   
                                          
Que tal viver o paradoxo da vida cristã a partir de hoje e experimentar a vida eterna? Você pode até não ser compreendido pelo mundo, mas a loucura de Deus é mais sábia do que os homens. (1 Co 1.25)

Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua neste mundo preservá-la-á para a vida eterna. (Jo 12.25)

Em Cristo,

Anderson Vieira