sexta-feira, 22 de novembro de 2013

As atitudes de Deus em relação ao milagre

Referência Atos 12.3-11

INTRODUÇÃO
A paz de Cristo. Andar por fé e não por vista é um dos grandes desafios da vida cristã. Não são poucas as vezes em que situações insolúveis e inenarráveis assolam a nossa história, buscando nos encurralar no labirinto da incredulidade, mas através do exercício da fé há uma única saída, uma ação divina chamada “Milagre”.

E o que é o milagre?  “O milagre é uma ação divina que transcende a razão, a ciência e o natural.  É um fato extraordinário e inexplicável”.

O milagre apresenta-se na vida do crente nos momentos de grande tribulação. Em dificuldades com relação a uma enfermidade, finanças, crise conjugal e tantas outras coisas. Fato é que o nosso Deus, o Senhor Todo-Poderoso, tem poder para mudar o quadro da nossa vida. O nosso Deus é um Deus que opera milagres. O evangelho traz em si a marca das maravilhas e do sobrenatural divino. Todo milagre tem um propósito. Sua finalidade não é apenas mudar uma condição ou circunstância. O propósito de Deus no milagre é ser glorificado por meio de quem o recebe e de quem o contempla, demonstrando assim Sua soberania, poder e autoridade.

Mas quais as manifestações de Deus para operar o milagre na vida dos seus filhos? Quero ressaltar ao menos 4:

DESENVOLVIMENTO

1) Deus usa instrumentos humanos improváveis.
Deus por meio de uma a mulher cananeia e prostituta cujo nome era Raabe, concedeu livramento aos espias em Jericó. A sua casa era construída sobre o muro da cidade. Dizem alguns historiadores que as muralhas de Jericó tinham cerca de 10 metros de altura e 4 metros de largura, uma muralha intransponível. Raabe tornou possível o que seria impossível aos espias fazerem, pois eles haviam entrado secretamente, mas ao serem descobertos seria impossível sair. Uma meretriz os protegeu e forneceu os meios para que escapassem da cidade através da janela com uma corda. (Josué 2. 1-15)

2) Deus usa instrumentos não humanos inimagináveis.
Deus usou corvos para alimentar o profeta Elias. O texto diz que Deus deu ordens aos corvos para que levassem pão e carne de manhã e de tarde para alimentar o seu profeta. Em dias que o profeta profetizou quem nem orvalho e nem chuva cairiam nos anos seguintes senão mediante a sua palavra, Deus criou uma situação inacreditável e sustentou o seu servo. Não importa quão caótica seja a nossa situação, Deus pode providenciar meios para que contemplemos o milagre. (1 Reis 17.1-6)

3) Deus usa instrumentos angelicais.
Herodes havia lançado Pedro no cárcere com 16 soldados vigiando-o. Seria praticamente impossível conseguir escapar de 16 soldados, dos quais 2 dormiam com ele, sem falar nas correntes, contudo um anjo do Senhor foi ao encontro de Pedro livrando-o das correntes e da prisão. Deus usou um ser angelical para realizar o milagre da soltura de Pedro. Isso é profético para a nossa vida, pois ainda que os problemas estejam nos prendendo e nos impedindo de ir além, Deus pode abrir portas ainda que estejam fechadas. (Atos 12.3-11)

4) O próprio Senhor Jesus ou o seu nome operam o milagre.
Deus usa instrumentos humanos, não humanos, seres angelicais, até a própria natureza para operar o milagre, como foi o caso de Naamã. Mas tem momentos que o próprio Senhor Jesus se manifesta ou em seu nome o milagre acontece. Em certa ocasião, o Senhor Jesus curou um cego de nascença usando lodo e saliva. (João 9.1-7)
Pedro ao deparar-se com um coxo de nascença que pedia esmolas junto à porta do templo chamada Formosa, usou a autoridade do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, para operar o milagre na vida do coxo, que foi curado imediatamente. (Atos 3.1-8)

CONCLUSÃO
Deus é um Deus de milagres. Todavia, há ocasiões em que Deus não usa expedientes sobrenaturais nem expedientes humanos, e deixa o dia mal acontecer. Em Atos 12, Deus usa um anjo para dar livramento a Pedro, mas Tiago é morto à espada, o milagre do livramento não aconteceu. Deus usa esses acontecimentos para continuar a manter sua soberania e seus planos. Caso o milagre não aconteça, lembremo-nos das palavras do profeta Habacuque: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação”. (Habacuque 3:17-18)

Em Cristo,
Anderson Vieira.